Biblioteca Municipal / Casa da Cultura

Objectivos, Recursos, Espaços e Funcionalidades

Objectivos Gerais e Recursos

A Biblioteca Municipal de Oleiros é uma BM1, e possui um acervo bibliográfico com cerca de 6.000 documentos.

Está sediada na Casa da Cultura de Oleiros com uma localização central na vila.
Tendo em conta a realidade sócio-cultural local, a biblioteca definiu um conjunto de princípios orientadores do seu funcionamento, que pretendem contribuir para a promoção de seis dimensões sócio-culturais, a saber:

a) facilitar o acesso da população, através da consulta local, a livros, periódicos, documentos audiovisuais e outro tipo de documentação, independentemente do seu suporte, dando resposta às necessidades de informação, lazer e educação permanente no pleno respeito pela diversidade de gostos e de escolhas, segundo os princípios definidos pelo Manifesto da Unesco para as bibliotecas públicas;

b) facilitar o acesso à informação através do empréstimo domiciliário de livros;

c) fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da população;

d) proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a critica, nomeadamente através da criação de actividades de intervenção cultural da biblioteca;

e) valorizar e divulgar o património cultural do concelho, nomeadamente através da organização de fundos locais.

Para a prossecução destes objectivos, a Biblioteca Municipal de Oleiros dispõe de um quadro permanente de 3 pessoas: um técnico superior, um técnico profissional, e um assistente de serviços gerais.

Espaços, Serviços e Funcionalidades

A Biblioteca Municipal de Oleiros está localizada no centro da vila e beneficia de uma localização conveniente relativamente aos vários núcleos educativos: escola primária, escola secundária e jardins infantis.

O interior do edifício é composto por dois pisos e encontra-se estruturado em diferentes espaços, cada um deles com finalidades específicas e diferenciadas em função dos públicos-alvo que servem. São diferentes espaços, com finalidades próprias e funcionalidades específicas, orientadas para uma determinada prestação de serviços.

Não se pretende afirmar que casa secção da biblioteca é dedicada por excelência a um tipo de público etariamente definido, mas antes que a tipologia dos documentos e o modo como o espaço se organiza (mobiliário, decoração, disposição dos livros) influem decisivamente nos públicos-alvo.

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO

Disposto de forma quadrangular, este serviço encontra-se no hall de entrada da biblioteca, onde se realiza o denominado “ atendimento ao público”. É aqui que os utilizadores podem obter informações diversas sobre a biblioteca, requisitar ou devolver obras, inscrever-se como leitor da biblioteca.

SECTOR DE LEITURA

Localizado no segundo piso, é um dos sectores mais amplo da biblioteca. È aqui que se encontra exposto em estantes e em regime de livre acesso o fundo bibliográfico da biblioteca, destinado à consulta e ao empréstimo.

Dispõe de 23 lugares distribuídos por 5 mesas de trabalho e também alguns sofás dedicados à leitura mais descontraída.

O fundo bibliográfico da biblioteca encontra-se ordenado segundo os grandes temas da classificação decimal universal (CDU). Para facilitar a pesquisa bibliográfica, em cada estante estão devidamente assinaladas as áreas de especificidade respectiva.

SECTOR DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Este sector destina-se à exposição de títulos de publicações periódicas (jornais e revistas), que podem ser consultadas pelos utilizadores em regime de livre acesso.

Neste sector podem encontrar-se informações de cariz desportivo, musical, decorativo, cientifico, fotográfico, informativo etc. O serviço contempla todo o tipo de publicações de âmbito local e regional, que aliás são sujeitos a conservação em depósito por tempo indeterminado.

SECTOR DE AUDIOVISUAIS

Este espaço está consagrado às novas tecnologias da informação. Está equipado com um televisor e um vídeo. Possui ainda quatro computadores destinados ao acesso à Internet e à realização de trabalhos e pesquisas em CDROM.

SECTOR INFANTO-JUVENIL

Este é um sector que foi especialmente concebido para os utilizadores de mais tenra idade. Em regime de livre acesso, dispõe de fundo bibliográfico infantil e juvenil.

Disponibiliza também alguns jogos didácticos.
Este espaço tem agregado a si o “ cantinho da hora do conto “, um espaço multifuncional que acolhe iniciativas tanto lúdicas como pedagógicas.

AUDITÓRIO

Com capacidade para 100 lugares sentados, o auditório situa-se no piso térreo do edifício. È um espaço multifuncional e polivalente que acolhe a realização de colóquios, reuniões de interesse comunitário, palestras, acções de formação, visualização de DVD’s, etc.

Para além destes serviços, a biblioteca dispõe ainda de um depósito, um serviço de fotocópias, um gabinete e um bar.

Horário de Funcionamento
A Biblioteca Municipal de Oleiros está aberta ao público com o seguinte horário:

- De Segunda-feira a Sábado das 10h00 às 18h30 horas.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados