Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13801139

Visitantes

Notícias

Recolha de Sangue para angariar futuros dadores Medula Óssea

Por Município de Oleiros em 06 de Julho de 2010

Recolha de Sangue para angariar futuros dadores Medula Óssea

O Município de Oleiros associou-se a uma acção de solidariedade que consiste numa recolha de sangue para angariar eventuais dadores de Medula Óssea, na esperança que entre estes se encontre um dador compatível com Pedro Pereira, um jovem de 15 anos, cuja família é natural de Milrico. O pedido de ajuda chegou ao Município por parte da mãe do jovem e a resposta foi imediata.

Pedro sofre de uma doença muito grave (o cancro linfoma de holsking) desde os 12 anos e já teve duas recaídas, cada vez mais graves. Fez várias sessões de quimioterapia e radioterapia e em Novembro de 2008, fez um auto-transplante da medula óssea que parecia ter corrido bem, até Março de 2010, altura em que voltou a ter nova recaída. Neste momento, encontra-se a fazer quimioterapia e a aguardar por um dador compatível para que possa realizar o transplante. Como não tem dador compatível, terá de encontrar um.

A recolha de sangue para averiguação de compatibilidade vai realizar-se em articulação com o Centro de Histocompatibilidade da Região Centro, no dia 7 de Agosto, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, das 10H às 13H e das 14H às 17H e quem comparecer não necessita de estar em jejum. Para se registar como dador, basta ter entre 18 e 45 anos, um peso mínimo de 50 Kg, ser saudável e nunca ter recebido transfusões de sangue.

Recorde-se que esta é uma recolha de sangue para averiguação de compatibilidade, de modo a encontrar um futuro dador de Medula Óssea. Os inscritos passam a integrar um banco de dadores a nível nacional, podendo assim contribuir para salvar uma vida. O processo de doação de Medula Óssea hoje em dia é bastante simples e consiste apenas numa recolha de sangue. Lembre-se que uma pequena colheita pode salvar uma vida!

O Pedro precisa da ajuda de Todos. Os interessados em participar, deverão contactar a Câmara Municipal de Oleiros, através do seu Gabinete de Acção Social, pelo número 272 680 130.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt