Dia do Concelho com lançamento de mais uma obra literária

Por Município de Oleiros em 12 de Agosto de 2010

Integrado nas comemorações do Dia do Concelho, no dia 9 de Agosto, pelas 16 horas, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, foi lançada a obra "Vilar dos Condes - A terra e a sua gente", da autoria de Alda Barata Salgueiro. A apresentação desta monografia esteve a cargo do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para quem, "mais do que sobre a terra, esta obra trata de pessoas, em famílias que se espraiam por várias gerações, levando também a apreender e a compreender o homem como angariador de meios de subsistência e como domesticador da terra e dos animais".

Segundo palavras do presidente da Câmara, José Santos Marques, “realizações desta natureza são sempre movidas por um forte sentimento comum a pessoas de boa vontade que, com entusiasmo, empenho e dedicação, contribuem não só para o desenvolvimento sociocultural da região, mas também para a valorização de todo um património sustentado num passado que em muito nos honra”. No final, o autarca referiu ainda que “povo que não se conhece, não cultive o orgulho do seu passado e não o transmita aos seus filhos, perde identidade e futuro”.