Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13805842

Visitantes

Notícias

Rota das Montanhas foi lançada oficialmente no passado Sábado

Por Município de Oleiros em 14 de Dezembro de 2010

Realizou-se no passado dia 11 de Dezembro, em Oleiros, a celebração do Dia Internacional das Montanhas, uma efeméride que foi celebrada pela primeira vez pela Naturtejo, em parceria com o Município de Oleiros. Aproveitando a comemoração, foi lançada a “Rota das Montanhas”, a qual resultou de um trabalho conjunto entre os técnicos do Município e da Naturtejo. Esta consiste numa rota viária de cerca de 100 Km, com um percurso circular, o qual abrangerá uma grande parte da área concelhia e assinalará todos os pontos de interesse existentes. 

Para o efeito, está a ser elaborado um mapa que se pretende publicar, para orientação de todos quantos pretendam visitar Oleiros. O roteiro sugerido passará a integrar as Rotas Naturtejo 2011, o que vai potenciar a colocação de Oleiros no mapa das montanhas mais fantásticas do mundo. Quando o Museu da Montanha for uma realidade em Oleiros, este será também um produto a integrar a Rede de Museus de Montanha. Com a criação desta Rota, pretende-se “constituir uma útil ferramenta turística, aumentar a atractividade da região, promover a oferta turística e dinamizar a economia local”. Tudo segundo a máxima que “a montanha é a evasão da rotina”, apostando nesta vertente de turismo de natureza que privilegia não só os ecossistemas de montanha, mas também as paisagens geológicas e as especificidades culturais existentes.

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, iniciou a apresentação que teve lugar naquele dia, no Posto de Turismo de Oleiros, congratulando-se por tão positiva iniciativa. O objectivo passa por “valorizar a cultura de montanha da região, afirmando Oleiros como local de excelência para a divulgação de todo este conceito, ou não fosse esta a terra natal do Padre António de Andrade, figura inspiradora enquanto “escalador dos Himalaias e descobridor do Tibete””.



Depois da apresentação do projecto, por parte do Dr. Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo, na qual estiveram presentes alguns empresários locais e Presidentes de Junta; seguiu-se uma visita aos geomonumentos de Oleiros e outros pontos de interesse deste território de Montanha, tais como: o Miradouro do Mosqueiro, a Aldeia de Xisto de Álvaro, o atelier de tecelagem artesanal do Estreito, a oficina onde se fazem os tradicionais bancos de cortiça ou uma destilaria de aguardente de medronho, tendo havido ainda lugar, no meio do percurso, para saborear um almoço onde foi servida uma sugestiva ementa regional. No final, os participantes puderam degustar os famosos GeoDoces de Oleiros e alguns produtos tradicionais que foram servidos numa Degustação dos Sabores da Montanha.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt