Exposição “Cria um Espantalho” , em Oleiros, em Abril

Por Município de Oleiros em 04 de Abril de 2011

Exposição “Cria um Espantalho” , em Oleiros, em Abril

A Casa da Cultura de Oleiros está a promover uma Exposição de Espantalhos, a partir de um desafio lançado aos alunos do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas e aos utentes dos lares e centros de dia do concelho. A confecção do Espantalho fica ao critério de cada grupo e resultado da criatividade dos participantes vai ser exibido no próximo dia 29 de Abril, ao ar livre, através da fixação dos espantalhos na relva do Jardim Municipal.

O objectivo passa pelo reviver da memória dos espantalhos, os quais eram utilizados para proteger as sementeiras. Estas eram figuras representativas da Beira que se associavam à agricultura e aos ambientes rurais, assumindo um papel de defesa e ao mesmo tempo, de fantasia e fascínio para os mais novos.