Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13807687

Visitantes

Notícias

Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro no concelho

Por Município de Oleiros em 23 de Agosto de 2011

Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro no concelho

Com o objectivo de controlar o Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) em Portugal, no âmbito do Programa de Acção Nacional para Controlo do NMP, estão a decorrer trabalhos de marcação e corte de árvores que apresentem sintomas de declínio. Recorde-se que esta doença é causada por um verme microscópico da família das lombrigas que se transmite às árvores através de um insecto-vector, pelo que a dispersão do nemátodo está limitada ao período de voo do insecto (de Abril a Outubro). Visualmente, esta doença detecta-se devido ao amarelecimento e murchidão das agulhas (primeiro as mais antigas, estendendo-se gradualmente a toda a copa), diminuição da produção de resina, manutenção das agulhas mortas por período prolongado e existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa.

No concelho de Oleiros, a APFAM (Associação dos produtores Florestais de Alvelos e Muradal), em parceria com a Forestis, estão a promover, em cada uma das freguesias, a identificação das árvores em declínio, as quais serão então sujeitas a abate, assim como a colocação de armadilhas para verificar a ocorrência de NMP. Após o corte das árvores, o proprietário terá então um período para retirar a madeira cortada, findo o qual, esta ficará a cargo da APFAM. Informe-se que para combater esta doença é essencial detectar e remover pinheiros mortos ou com sintomas de declínio (preferencialmente de Novembro a Março); eliminar todos os sobrantes da exploração florestal e controlar a população do insecto-vector durante o seu período de voo (de Abril a Outubro) por meio de armadilhas. Lembra-se ainda que no caso da remoção de árvores e eliminação de sobrantes, estas acções requerem alguns preceitos e constituem uma obrigação legal da responsabilidade dos proprietários.

Se é proprietário florestal esteja atento e informe-se na APFAM sobre: se deve ou não intervir no seu pinhal; se está ou não numa área afectada; como deve ser efectuado o corte e o tratamento do material; como deve ser efectuado o transporte e quais os locais autorizados; quais os trabalhos em curso no âmbito do Plano de Acção Nacional em curso contra o NMP; a legislação em vigor.

APFAM - Associação dos Produtores Florestais de Alvelos e Muradal
Rua Campo de Futebol, Apt. 9
6160 - 300 Oleiros
T: 272 682 380 I T: 969 846 867 I Fax: 272 682 383
e: apfam@sapo.pt I w: www.apfam.home.sapo.pt




Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt