Quintais invadem as praças do Pinhal

Por Município de Oleiros em 09 de Março de 2012

Quintais invadem as praças do Pinhal

Tem produtos da sua horta ou pomar que não consome e que acabam por se desperdiçar? A Pinhal Maior, em colaboração com os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, está a desenvolver um projeto que visa evitar desperdícios e valorizar os produtos locais. Designado “Os quintais nas praças do pinhal”, o projeto está em fase de preparação e os interessados em saber mais ou inscrever-se devem procurar e informação na junta de freguesia da sua área de residência.

O objetivo é que os pequenos produtores possam vender os seus produtos em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação de rua e uma divulgação alargada. As praças serão realizadas mensalmente, em sistema de rotatividade, pelo que cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio socioeconómicos. Até ao dia 15 de março, as juntas de freguesia vão receber inscrições de produtores, que terão de indicar os produtos agroalimentares que oferecem e respetivas características, assim como previsões de quantidade – informações que serão depois confirmadas nas semanas anteriores a cada feira. Caberá à organização assegurar as condições logísticas, em respeito pela legislação do sector, assim como a promoção e dinamização destas atividades, contribuindo para a criação de uma marca global única de prestígio e qualidade natural.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.