Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13789108

Visitantes

Notícias

Esta Páscoa, todos os caminhos vão dar a Oleiros

Por Município de Oleiros em 22 de Março de 2012

Esta Páscoa, todos os caminhos vão dar a Oleiros

Torne a sua Páscoa ainda mais saborosa e vá até Oleiros deliciar-se com a mais genuína gastronomia regional, através da 4.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Nos dois fins-de-semana de 31 de março e 1 de abril e de 7 e 8 abril, oito restaurantes do concelho de Oleiros abrem as suas portas e revelam os mais inspirados sabores do Pinhal. Nestes dias, o genuíno Cabrito Estonado e o Maranho são reis e os restaurantes: Casa Peixoto, Encosta do Sol, Ideal, Maria Pinha, O Carteiro, Prontinho, Regional e Slide estão à sua espera, sugerindo que efetue marcação prévia de forma a confecionarem um cabrito a sair do forno, suculento e com a pele bastante estaladiça*.

Nos dias 1, 4, 5, 6, 7 e 8 de abril, durante a Semana Santa, a vila de Oleiros veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e de fé. Indescritíveis tradições pascais seculares que não deixam ninguém indiferente com procissões de rara beleza, ao anoitecer, na Quarta, Quinta e Sexta-feira Santa. No Domingo de Páscoa, perto do meio-dia, tem lugar a Procissão e Missa da Ressurreição do Senhor. Tome parte na mais pura tradição oleirense e assista a momentos apaixonantes e arrebatadores.

A associação Pinhal Total propõe para o próximo dia 1 de abril a realização do seu 5.º passeio pedestre, este ano com o nome “Rota do Cabrito”. O convite é para “descobrir toda a beleza da vila de Oleiros, usufruindo ainda da arte de bem receber e das tradições da aldeia que iremos visitar. Para variar, realizar um programa em família ou simplesmente porque gosta de percursos pedestres” é uma sugestão a considerar. Mais informações em
www.pinhaltotal.com.

Também no dia 1 de abril, na mui nobre villa de Álvaro, têm lugar as celebrações do Domingo de Passos, as quais estão a motivar a ida de muitos visitantes àquela "aldeia branca ", estatuto próprio dentro da Rota das Aldeias do Xisto, herdado pelo facto de ter sido outrora sede de concelho e por possuir uma riqueza histórica incontornável. Marcada para as 17 horas, a Procissão dos Passos será o ponto alto de um dia marcado por seculares tradições enraizadas na mais pura alma beirã, comprovando a grande devoção dos populares por esta vivência quaresmal.

De 2 a 5 de abril, o Município de Oleiros promove ainda as “Férias desportivas Páscoa 2012”. A iniciativa destina-se a um público infanto juvenil, dos 6 aos 15 anos e decorrerá diariamente, das 9H às 12H30 e das 14H às 17H30. Os participantes poderão assim desfrutar de uma oferta diversificada de atividades que irão ter lugar nas várias infraestruturas municipais, tais como: jogos tradicionais, atividades aquáticas, mini peddy paper, jogos coletivos, ginástica, ténis, etc. Os interessados deverão dirigir-se àquela infraestrutura para recolher mais informações ou através dos seguintes contactos 272 681 062 e
piscinas@cm-oleiros.pt.

No dia 2 de abril, na Casa da Cultura de Oleiros, pelas 10 horas, terá lugar a dramatização da história "O lobo mau e os 7 cabritinhos", pelas técnicas da Biblioteca Municipal, integrada no Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho e destinada ao público infantil.

Aproveite ainda a estadia e visite as exposições que fazem parte do cartaz cultural de Oleiros. No Posto de Turismo Municipal, vai estar patente, de 31 de março a 28 de abril, a exposição "A beleza no silêncio de um olhar", da consagrada escultora Maria Leal da Costa. A partir dos materiais pedra e aço oxidado, a exposição terá como inspiração o património deste concelho. A autora já visitou o local e perspetiva-se uma produção bastante surpreendente que não vai deixar ninguém indiferente. Conheça o portfolio da autora em
www.marialealdacosta.com.

No edifício da Junta de Freguesia de Oleiros, vai estar patente, de 28 de março a 10 de abril, a exposição de pintura da autoria de Rosa Afonso. Natural do concelho, a autora reside em Oleiros, onde tem um atelier de pintura decorativa. Situado no centro histórico da vila, é neste espaço que a conhecida artesã local expõe e vende algumas das peças decorativas que pinta, muitas destas dedicadas ao património de Oleiros.

No dia 7 de abril, haverá ainda uma Noite de Fados, integrada no Festival Gastronómico, a qual inclui jantar e decorrerá num dos estabelecimentos aderentes situado na Ponte de Cambas.

Descubra também todo um património de exceção. Um espólio religioso ímpar, percursos pedestres inesquecíveis, 600 milhões de anos em monumentos geológicos, o melhor da alma beirã ou a Aldeia do Xisto de Álvaro, esperam por si. Emaranhe-se nesta ideia!

* O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em cada um dos oito estabelecimentos aderentes. São eles: Casa Peixoto 272 682 250, Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106, Ideal 272 682 350, Maria Pinha 965 720 287, O Carteiro 272 682 596 Prontinho 272 682 338, Regional 962 511 429 e Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt