Maria Leal da Costa apresenta “A beleza no silêncio de um olhar” em Oleiros

Por Município de Oleiros em 24 de Março de 2012

Maria Leal da Costa apresenta “A beleza no silêncio de um olhar” em Oleiros

Vai estar patente em Oleiros, no Posto de Turismo Municipal, de 31 de março a 28 de abril, a exposição de escultura “A beleza no silêncio de um olhar”, da autoria de Maria Leal da Costa. Na apresentação da exposição, é referido que a mostra se inspira nos reflexos do olhar da autora sobre a região, tendo como mote a montanha. Segundo a própria, “atravessando cordilheiras e vales, num ondular repousante de verde e água, esta é uma experiência inspiradora e inesquecível”. A exposição terá como referência o património concelhio e as peças exibidas combinam os dois materiais que a artista mais tem vindo a explorar ultimamente: a pedra e o aço oxidado.

Maria Leal da Costa frequentou o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e expõe os seus trabalhos desde 1994. A sua obra encontra-se representada em Portugal e no estrangeiro, em coleções públicas e privadas, nomeadamente em museus, municípios, organismos estatais e empresas privadas, como os Bancos BCP, Espírito Santo, Caja de Salamanca y Sória.

No que se refere a coleções públicas, a sua obra pode ser apreciada, em Portugal, no Museu da Cidade de Lisboa, Museu do Mármore de Vila Viçosa e em vários municípios como Lisboa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão. No que se refere a outros organismos, o mesmo acontece no Ministério da Cultura de Portugual, Instituto Internacional de Macau, Instituto Politécnico de Portalegre, EPUL e Fundação Calouste Gulbenkian. Internacionalmente, a obra de Maria Leal da Costa encontra-se patente nos municípios de Punta Humbria (em Espanha), de Macau (na China), de S. Francisco (nos E.U.A) e de Vilnius (na Lituânia), assim como no Colégio de Arquitetos de Badajoz.

O convite para realizar a exposição partiu do município de Oleiros, responsável pela dinamização do seu Posto de Turismo Municipal, enquanto espaço de acontecimentos e exposições. O evento irá coincidir ainda com a época pascal, período de singular beleza naquele concelho, esperando-se assim uma grande afluência de público.