Passeio pedestre Rota do Cabrito revela o melhor da ruralidade Oleirense

Por Município de Oleiros em 03 de Abril de 2012

Realizou-se no passado domingo (dia 1 de abril), numa manhã solarenga com temperaturas bastante favoráveis ao acontecimento, o 5.º passeio pedestre promovido pela Associação Pinhal Total. Com um título alusivo à realização do IV Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual se prolonga no próximo fim-de-semana em oito restaurantes aderentes, a ROTA DO CABRITO deslumbrou todos os participantes, não faltando a componente didática.

O passeio contou com a participação de cerca de 100 pessoas, algumas das quais oriundas de vários pontos do país, sendo de realçar a presença de um número significativo de crianças que puderam assim contactar de uma forma saudável com a natureza e as vivências do mundo rural, nomeadamente aquelas que se ligam à fileira da caprinicultura.

Tendo como ponto de início e de chegada o Jardim Municipal, o percurso desenvolveu-se maioritariamente pela Serra da Lontreira, num itinerário bastante interessante que contemplou a vertente pastorícia. Os pedestrianistas puderam contactar por diversas vezes com os rebanhos que por ali pastoreavam, tirando partido das coloridas pastagens que pincelam a paisagem nesta altura do ano. Este foi também um percurso bastante didático, onde não faltou a demonstração da elaboração do queijo ou o processo de “estonar” o cabrito.

Depois de passarem por uma povoação rural bastante pitoresca, a Lontreira, usufruindo da arte de bem receber e das tradições do lugar, os participantes continuaram a sua descoberta pela envolvente da vila de Oleiros, passando por locais emblemáticos como os moinhos da Lameira, as capelas de Santo António e da Senhora das Candeias, as idílicas margens da Ribeira de Oleiros e alguns dos seus afluentes, como a Ribeira da Lontreira, a Ponte Grande, a mítica fonte dos (A)Braços ou o “Almo”.

No final, a satisfação era geral. Graças ao empenho da Pinhal Total, o passeio revelou-se um enorme sucesso, numa Rota que aliou a beleza rural da envolvente de Oleiros com o prazer de uma caminhada bastante saudável e agradável. Este é, sem dúvida, mais um produto que se cria e que vem ampliar a oferta turística de Oleiros.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados