Rede das Aldeias do Xisto destaca artesanato produzido no concelho de Oleiros

Por Município de Oleiros em 10 de Abril de 2012

Rede das Aldeias do Xisto destaca artesanato produzido no concelho de Oleiros

A Rede das Aldeias do Xisto tem dado destaque ao artesanato de Oleiros, através da oficina de fiação de lã Willow Valept, de Lynn & Scott Valept, a qual se situa na freguesia da Madeirã e apresenta novelos de lã fiada e tingida artesanalmente. A realização de workshops tem sido frequente e tem levado o nome do concelho de Oleiros aos mais variados lugares.

Lynn e Sott radicaram-se no concelho de Oleiros, na freguesia da Madeirã e têm contribuído para a valorização do artesanato local. O casal aprendeu o ofício de fiar a lã manualmente com Mary (mãe de Scott), a qual é mestre e professora desta arte na África do Sul. Usam lã portuguesa em bruto ou cardada em Portugal, fiando-a na sua cor natural, branca e castanha, ou em combinações destas cores. Para tingirem a lã usam métodos naturais e produtos à base de plantas, mas também tintas sintéticas dando origem a novelos e a peças de lã bastante apreciadas.