Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13477267

Visitantes

Notícias

Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul assina acordo de cooperação com município brasileiro de Goiana

Por Município de Oleiros em 10 de Maio de 2012

Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul assina acordo de cooperação com município brasileiro de Goiana

A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul e a Prefeitura de Goiana, no estado brasileiro de Pernambuco, assinaram, na passada semana, um acordo de cooperação que prevê o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas de atividade, com destaque para os setores da construção civil, planeamento urbano e ambiente. A ponte está criada, cabendo agora aos empresários deste território mobilizar interesses e serviços que possam integrar-se no projeto de crescimento económico e social daquele município brasileiro. 

Com três grandes projetos empresariais que têm numa fábrica da Fiat o maior motor, o território de Goiana tem a expetativa de duplicar a população no prazo de cinco anos. Já a partir de junho, está prevista a criação de 10 mil empregos diretos, só na área da construção civil, como explicou Rodrigo de Oliveira, presidente da Agência para o Desenvolvimento de Goiana.

Fazer uma transição rápida de uma economia assente na monocultura da cana do açúcar para a indústria, com a construção de grandes áreas residenciais, acarreta riscos de desequilíbrio ambiental e urbanístico, pelo que Henrique Fenelon, prefeito de Goiana, elegeu o planeamento como principal desafio a enfrentar. “Vimos pedir ajuda para aprender com a experiência que têm nas áreas da construção e turismo”, declarou, dirigindo-se aos autarcas de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.

A par da fábrica da Fiat, estão projetados um polo petroquímico e uma fábrica de vidro, projetos que por sua vez irão impulsionar a construção de um porto marítimo e de um aeroporto. Recentemente, no Fórum Empresarial realizado em Goiana, foram identificadas necessidades em fornecedores e mão-de-obra nas mais diversas áreas de atividade. O acordo de cooperação é “um termo de compromisso, mas acima de tudo um termo de oportunidades”, descreveu Alexandre Mirinda, da ADEMI (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário).

Os empresários interessados em conhecer as potencialidades de negócio em Goiana terão agora de preencher um formulário caracterizador da atividade, iniciando-se o processo de aproximação entre os dois parceiros. Da parte das autarquias do Pinhal Interior Sul fica também o compromisso de facilitar o apoio técnico em áreas como o planeamento e o ambiente.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt