Sessão de Esclarecimento “Os Quintais nas Praças do Pinhal” em Oleiros

Por Município de Oleiros em 18 de Outubro de 2012

Sessão de Esclarecimento “Os Quintais nas Praças do Pinhal” em Oleiros

Realizou-se no passado dia 16 de outubro, pelas 18 horas, no auditório da Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento destinada a todos os potenciais interessados em participar no projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal. Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Pinhal Maior, em parceria com os cinco municípios que constituem o Pinhal Interior Sul (PIS) e a qual pretende dar um aproveitamento aos excedentes provenientes da agricultura familiar e de pequena escala, aumentando o rendimento daqueles produtores.

Nesta primeira fase, o projeto compreende a realização de mercados onde o que de melhor se produz nos quintais, hortas e pomares da região (assim como alguns produtos alimentares transformados) vem até às praças do Pinhal, dando resposta a uma procura crescente por estes produtos reconhecidos pela sua qualidade e salubridade. Os mercados terão uma periodicidade mensal, sempre no primeiro fim-de-semana de cada mês, em regime de rotatividade pelos 5 concelhos do (PIS), contando ainda com um atrativo cartaz de animação.

Numa fase posterior, pretende-se criar postos de recolha de produtos, a partir dos quais uma equipa técnica se encarregará de garantir o seu escoamento, nomeadamente para a Grande Lisboa, onde estão a ser efetuadas diligências para garantir um eficiente apoio logístico e uma ampla visibilidade em torno desta ação.

A sessão de Oleiros foi conduzida por três elementos da equipa técnica do projeto, o Dr. Augusto Nogueira, da Associação Pinhal Maior, a Engª. Inês Martins, da Câmara Municipal de Oleiros e o Eng. Bruno Cardoso, da Câmara Municipal de Vila de Rei. Esta ficou marcada pela participação significativa de muitos interessados, os quais se puderam inteirar da iniciativa e esclarecer algumas dúvidas, nomeadamente no que se refere às normas de produção e comercialização de cada categoria de produtos.

O website deste projeto irá estar brevemente disponível, pelo que os interessados em obter mais esclarecimentos poderão desde já contactar o número 274 600 130 ou consultar a página do facebook em