Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13805827

Visitantes

Notícias

Agricultura do Pinhal ao seu melhor nível

Por Município de Oleiros em 09 de Novembro de 2012

Agricultura do Pinhal ao seu melhor nível

Cerca de 50 produtores, com produtos variados que incluem hortofrutícolas mas também alimentos transformados, participaram no primeiro mercado do projeto “Os quintais nas praças do pinhal”. Promovido pela Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o projeto irá promover mercados mensais. O primeiro realizou-se na Sertã, na Alameda da Carvalha, no passado sábado (dia 10 de novembro). Provenientes do concelho de Oleiros estiveram dois produtores Alfredo Antão, da freguesia de Álvaro e a empresa Silvapa, da freguesia da Madeirã. O evento foi um sucesso e promete revolucionar mentalidade “contornando a crise e ajudando os pequenos produtores a escoar os seus produtos, tendo mais um recurso financeiro. Apesar de ter existido uma grande adesão dos vendedores, é também necessária a presença de compradores e será esse fator a ditar o sucesso desta iniciativa".

Variedade e cor sobre as bancadas, com produtos frescos, artesanato, enchidos e outros transformados: o primeiro mercado do projeto revelou-se um êxito e para além dos expositores com produtos para venda, houve ainda dois espaços com demonstrações vivas de confeção de medronho em alambique tradicional e de pão em forno de lenha. A maior fatia de vendedores – 30 – levou à primeira feira produtos hortícolas e frutas da época mas houve ainda nove participantes que comercializaram produtos transformados, como compotas, licores, maranho, bucho e outros enchidos. Há ainda sete bancas reservadas a artesanato.

As datas dos próximos mercados já estão definidas e serão sempre ao segundo fim de semana de cada mês - ao domingo (na Sertã, excecionalmente ao sábado devido à ocorrência do mercado de Pedrógão Pequeno aos domingos). Mação (9 de dezembro), Proença-a-Nova (13 de janeiro), Oleiros (10 de fevereiro) e Vila de Rei (10 de março) serão os concelhos seguintes, prosseguindo depois o sistema de rotatividade. Em cada mercado haverá animação de rua e divulgação alargada e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Qualquer produtor interessado em aderir poderá inscrever-se para os próximos mercados. Toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.

 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt