Cicloturismo em grande no concelho

Por Município de Oleiros em 24 de Maio de 2013

Cicloturismo em grande no concelho

Num concelho que procura satisfazer a satisfação dos aficionados do turismo de natureza e do cicloturismo em particular, existindo três empreendimentos de alojamento turístico equipados com instalações amigas das bicicletas, os chamados bikotels, este torna-se progressivamente um destino de cicloturismo com imenso potencial. Oleiros está dotado com um leque de casas de turismo no espaço rural com instalações e serviços adequados para acomodar ciclistas de estrada e de montanha.

Como resposta a esta tendência, o cartaz de eventos de Oleiros dá destaque a esta modalidade com a realização do passeio de cicloturismo promovido pelo Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro, no próximo dia 26 de maio, ou com a passagem das 2.ª e 3.ª etapas da 2.ª Mini-Volta a Portugal em Cicloturismo pelo concelho, nos dias 26 e 27 de maio.

Esta última prova, também intitulada 9.º Passeio de Bicicleta “Ciclismo para Todos”, insere-se no Calendário Nacional da União Velocipédica Portuguesa da Federação Portuguesa de Ciclismo. Sob a temática “Conhecer Portugal Terra a Terra, o Nosso Coração Sorri e Agradece”, o passeio com a duração de 8 dias, com 12 etapas e um total de aproximadamente 850 Kms, tem partida e chegada a Alpiarça e é uma ação conjunta com a UVP-FPC - Associação de Ciclismo de Santarém, Secção de Cicloturismo do C.D. "Águias de Alpiarça” e 100%TT/Núcleo de Cicloturismo de Alpiarça.

A 2.ª etapa – Mação-Oleiros, desenrola-se no dia 26 de maio e percorre cerca de 76 Km. Os atletas têm chegada prevista a Oleiros entre as 12H35 e as 12H45 e ficam em Oleiros para o dia seguinte. Após uma tarde livre pelo concelho, os atletas ficam alojados numa das unidades de alojamento existente. No dia seguinte, dia 27 de maio, dá-se início à 3.ª etapa – Oleiros – Fundão, num total de cerca de 83 Km, estando a concentração prevista para as 8H45, no Largo da Câmara, em Oleiros.