Álvaro acolheu convívio de pesca embarcada ao achigã

Por Município de Oleiros em 27 de Maio de 2014

Álvaro acolheu convívio de pesca embarcada ao achigã

A albufeira do Cabril junto à Aldeia do Xisto de Álvaro voltou a estar na linha da frente com a realização de um grande evento de pesca desportiva, como é o caso do 4.º Convívio de Pesca Embarcada ao Achigã, ocorrido no passado sábado, dia 24 de maio. Promovido pela ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros), este é já um acontecimento de renome que reuniu a participação de 43 equipas e “veio mais uma vez confirmar a importância que a iniciativa tem no palmarés da modalidade, de norte a sul do país”. A equipa vencedora foi a dupla Eduardo Foito e Pedro Rodrigues, a qual capturou 3,514 Kg de achigã.

Segundo a organização, “esta é uma iniciativa que tem potencial, se aprendermos a preservar mais uma espécie que é ameaçada por outras espécies e pelos caçadores furtivos que apanham grandes quantidades de peixe”. A aptidão do concelho para receber este tipo de provas foi reconhecida por todos, sendo considerada pelos participantes como uma das melhores provas a nível nacional.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros e segundo o seu presidente “temos muita coisa boa em Oleiros e no Interior, logo, há capacidade para potenciar a região a nível nacional e no estrangeiro”. O autarca está confiante no futuro e falando dos seus colegas autarcas da região, referiu que “todos juntos vamos conseguir transformar o Interior (…) nunca tanta gente se mostrou disponível para o potenciar como agora.