Município no 30.º Aniversário da Associação Nacional de Municípios

Por Município de Oleiros em 29 de Maio de 2014

O Município de Oleiros esteve representado no 30.º Aniversário da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), no passado dia 20 de maio, em Coimbra, no qual estive presente o vice-presidente da autarquia, Victor Antunes. Da celebração constou o descerrar de uma placa evocativa deste aniversário, na sede da ANMP, seguida de uma sessão solene.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros também marcou presença neste acontecimento, tendo participado no desfile etnográfico e cultural de cerca de 40 coletividades de todo o país, num total de 800 participantes. Os grupos desfilaram em frente à sede da ANMP, junto ao Penedo da Saudade e nas ruas pedonais da Baixa, atuando em frente à Câmara Municipal de Coimbra.

Recorde-se que esta associação foi fundada a 20 de maio de 1984, na Figueira da Foz, como Casa Comum do Poder Local. A fundação da ANMP foi considerada na época o acontecimento mais importante da vida municipal portuguesa, fator de progresso do municipalismo e da descentralização administrativa e política.