Equipas Municipais de Intervenção Florestal já estão no terreno

Por Município de Oleiros em 02 de Julho de 2014

Equipas Municipais de Intervenção Florestal já estão no terreno

As Equipas Municipais de Intervenção Florestal (EMIF) do concelho de Oleiros, num total de 12 equipas, assim como a equipa de sapadores florestais, já se encontram no terreno, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Estas correspondem às juntas de freguesias do concelho e são constituídas por dois elementos, os quais utilizam os seus próprios kits de intervenção.

As EMIF receberam formação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, teórica e prática, onde tiveram também contacto com toda a operacionalidade dos kits das Juntas de Freguesia participantes. A formação incidiu sobre questões de segurança em incêndios florestais e comportamento do fogo e culminou com uma visita ao CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro), em Castelo Branco.

Estas equipas estão operacionais de 1 de julho a 30 de setembro, sendo distribuídas, de uma forma coordenada entre si, por seis pontos estratégicos, de modo a abranger de forma eficaz todo o território. Durante este período a sua intervenção prende-se com a Vigilância e a 1.ª Intervenção.