Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13485880

Visitantes

Notícias

Trilho Português dos Apalaches vai ser inaugurado no final de março

Por Município de Oleiros em 09 de Janeiro de 2015

Trilho Português dos Apalaches vai ser inaugurado no final de março

O trilho português dos Apalaches, o mais famoso percurso pedestre do mundo, vai ser inaugurado em Oleiros nos dias 28 e 29 de março. Conhecido oficialmente como Grande Rota Muradal-Pangeia, este tem a chancela do IAT (International Appalachian Trail) e promete ser uma das maiores atrações turísticas da região. A inauguração que irá coincidir com o período pascal e com a realização do primeiro fim-de-semana do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, irá anteceder a ocorrência da prova portuguesa do Trans Pangean Challenge, uma das mais reputadas e desafiantes competições de ultra running em todo o mundo e que terá lugar naquele território de 19 a 25 de abril.

Esta Grande Rota (a GR 38 de Portugal) situa-se no Concelho de Oleiros e consiste num projeto de escala internacional com aproximadamente 37 km que inclui uma via de BTT, a Escola de Escalada Crista de Zebro e uma via ferrata (a segunda do país) e que representará a aproximação do maior trilho contínuo de pegadas do mundo (situado no continente americano) à Europa. As sensações e as emoções são uma constante ao longo do relevo apalachiano da Serra do Muradal e permitem realizar um passeio magnífico por majestosos pontos de interesse, como os esplêndidos miradouros naturais no topo das cristas rochosas ou os diversos fósseis que se encontram a revesti-las (como em nenhum outro ponto do Mundo).

Recorde-se que em Oleiros, para além da GR 38, existe outra Grande Rota, a GR 33 – Grande Rota do Zêzere, a qual atravessa o concelho longitudinalmente, no seu limite norte, junto ao rio, numa extensão de 53 km. Também a GR 21 – Grande Rota das Aldeias do Xisto, intercepta o concelho em dois pontos, a Este e Oeste do Concelho.

O porquê do nome?

A Grande Rota Muradal-Pangeia enaltece a montanha quartzítica do Muradal e evoca o supercontinente Pangeia que existiu há 200 milhões de anos, do qual Oleiros e toda aquela região do Maciço Ibérico fizeram parte. A união da outrora imensa massa continental partida pelo Atlântico faz-se hoje pelo Trilho Internacional dos Apalaches, “o maior trilho contínuo de pegadas humanas do mundo”.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt