Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13477258

Visitantes

Notícias

Viv´Arte em Oleiros nos dias 28 e 29 de março

Por Município de Oleiros em 23 de Março de 2015

Viv´Arte em Oleiros nos dias 28 e 29 de março

No âmbito da inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português, nos dias 28 e 29 de março, a companhia de teatro Viv´Arte apresenta uma representação histórica do período Neolítico. “Na pegada do recolector nómada, sugere-se o rasto até à sua fixação sedentária, aprendendo com ele a petiscar pedras no crepitar da fagulha, a secar peles, a fazer anzóis com ossos, a domesticar animais, a descobrir os segredos da agricultura. A resistência aos vizinhos e invasores, argamassando coragens onde o bom senso manda recuar e a recriação do espírito castrejo, desabrochando de novo em flor montesinha, agreste e rijamente firme no seu posto altaneiro”.


Assim, no dia 28, terão lugar três recriações históricas. A primeira, das 11H45 às 12H15, terá lugar no Portelo. “Chegados das suas viagens, os exploradores encontram o seu povoado à beira de sofrer um ataque. A tribo vizinha disputa-lhes as suas terras de cultivo. Preparam-se como podem refugiando as mulheres e as crianças pequenas, juntamente com as poucas provisões que têm armazenadas, indo depois os homens ocupar posições nas fortificações, empunhando as poucas armas que possuem, com o intuito de se defenderem”. A segunda representação terá lugar das 18H às 18H45, no Orvalho, “com a recriação do quotidiano castrejo, com os seus ritos e costumes, o comércio e a indústria, a agricultura e a pastorícia, os medos e as alegrias, os sonhos e os terrores, o culto e as festividades, em suma, as existências cruzadas destes povos”. A encerrar a jornada, após a Ceia de Época, das 21H às 21H45haverá a continuação da vivência castreja.

No segundo dia do evento, 29 de pelas 15H, no Jardim Municipal, “a população de um povoado, vencida pelos seus inimigos e forçada a sair das suas terras, passa em migração pelo Jardim Municipal, carregando todos os seus pertences consigo e passando pelas várias privações do exílio”.
 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt