Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado já foi constituída

Por Município de Oleiros em 01 de Junho de 2015

Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado já foi constituída

Foi ontem (dia 31 de maio) constituída, em Oleiros, a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado. A cerimónia teve lugar numa tenda gigante, situada no centro da vila, iniciando-se com a escritura pública. O ato solene foi testemunhado pelo muito público presente que não quis deixar de marcar presença neste dia histórico para o concelho e as suas gentes. Os catorze associados fundadores serão posteriormente, no I Capítulo desta Confraria, os seus digníssimos Confrades Fundadores. Presente no evento esteve também o consagrado ator Ruy de Carvalho, o qual aceitou o convite endereçado pelo Município para se tornar Confrade de Honra desta Confraria.

Dos catorze associados que tomaram posse, pessoas com responsabilidades na divulgação desta causa pelo seu entusiasmo ou pela sua entrega à causa pública, dez deles são os representantes dos restaurantes que anualmente, por altura da Páscoa, aderem ao Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Têm tido um papel preponderante enquanto embaixadores desta causa e são eles os fiéis guardiães desta referência maior da matriz gastronómica Oleirense. A eles coube a missão de preservar saberes e defender sabores. Por esse motivo, a cada um o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, entregou um diploma, assim como um avental que simbolicamente assinalará para sempre este acontecimento.

Durante o evento, todos os interessados em tornarem-se confrades efetivos desta Confraria, poderiam pré-inscrever-se no secretariado que existia no recinto para o efeito. Pretende-se que todos quantos queiram, possam fazer parte desta iniciativa que em tanto valorizará o Cabrito Estonado e a sua pátria: Oleiros.