Rede Viária Florestal consolida-se em Oleiros

Por Município de Oleiros em 07 de Julho de 2015

Rede Viária Florestal consolida-se em Oleiros

Mosteiro e Vilar Barroco são as áreas contempladas desta vez

Dando continuidade às intervenções realizadas nas freguesias de Madeirã e Sobral, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), estão a decorrer os trabalhos de beneficiação da Rede Viária Florestal (RVF) do concelho definida para as freguesias de Mosteiro e Estreito - Vilar Barroco, estes últimos com maior incidência na região de Vilar Barroco. Os trabalhos compreendem a limpeza de caminhos florestais existentes naquelas duas freguesias, num total de cerca de 200 km.

A execução desta operação, efetuada sempre por empresas florestais do concelho e recursos camarários, pretende cobrir toda a RVF planeada, tendo como principal objetivo a melhoria da transitabilidade de diversos veículos de combate a incêndios florestais, assim como a criação de locais de cruzamento e de pontos de inversão de marcha, conseguidas através de operações de manutenção e limpeza. Recorde-se que a criação destas boas condições de acessibilidade é fundamental para uma rápida intervenção nas ações de deteção e combate a incêndios florestais, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de incêndios de maiores dimensões.

Esta Rede compreende assim um conjunto de vias de comunicação (alcatroadas ou não) que atravessam ou dão acesso aos espaços florestais, cumprindo funções de acessibilidade, exploração e defesa dos mesmos, em especial no que respeita a atividades de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A malha da RVF foi delineada respeitando o facto de qualquer ponto do espaço florestal não poder distar mais de 500 m destas vias.