Jorge Barreto Xavier esteve em Oleiros

Por Município de Oleiros em 23 de Julho de 2015

Jorge Barreto Xavier esteve em Oleiros

No passado dia 22 de julho, o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, visitou Oleiros. Na sessão de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Jorge, destacou o empenho daquela Secretaria de Estado ao nível da valorização do Vinho Callum e da sua inscrição como património cultural imaterial. O anfitrião referiu ainda o trabalho que tem sido desenvolvido por aquela Secretaria de Estado no que se refere a iniciativas como o Cinema Português em Movimento, a qual regressa ao concelho de 27 a 30 de agosto. A finalizar o seu discurso, o autarca destacou alguns projetos que pretende implementar, como o restauro dos caixotões do teto da Igreja Matriz de Oleiros ou a reabilitação da Casa Mendonça de Álvaro, tornando-a numa residência para jovens artistas europeus. Deste modo, esta passaria a ser conhecida como “aldeia das artes”.

Na ocasião, o Secretário de Estado comprometeu-se a colaborar, em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Do mesmo modo, numa primeira instância, disponibilizará os seus serviços no âmbito de um apoio técnico célere e efetivo. A terminar a sua intervenção, o governante defendeu ainda “um desenvolvimento integrado, onde a cultura pode ter um papel relevante para combater o despovoamento e potenciar a regeneração dos territórios”. Esta sessão culminou com uma visita à Igreja Matriz de Oleiros, classificada como Monumento de Interesse Público e à Aldeia do Xisto de Álvaro, os quais impressionaram bastante aquele membro do governo.