Trail Pinhal Total no maior trilho pedestre do Mundo

Por Município de Oleiros em 22 de Março de 2016

Trail Pinhal Total no maior trilho pedestre do Mundo

Realizou-se no passado domingo, dia 20, o Apalache Trail Pinhal Total, com a passagem pelo maior trilho pedestre do Mundo, em Oleiros. O percurso, muito diversificado, passou por alguns caminhos florestais, estradões e zonas técnicas.

O dia chuvoso fazia adivinhar as dificuldades no terreno escorregadio que, apesar de tudo, não impediu o sucesso dos três trilhos de 62Km (Apalache Trail), 25Km (Trail) e 10Km (Caminhada), com um total de mais de 90 participantes.

O Apalache Trail (62Km), totalizou 2420 metros de desnível acumulado positivo. Ao pódio masculino chegaram Francisco Gaio (1º) com 07:26:36, Miguel Sousa (2º) com 07:53:11 e Sérgio Correia (3º) com 08:00:04. A única participante feminina desta prova foi Isabel Moleiro com um tempo de 10:20:46.

No Trail (25Km), com 810 metros de desnível acumulado positivo, venceu Dino Mafra com 02:07:17, Hélder Antunes (2º) com 02:19:06 e Pedro Parelho (3º) com 02:26:53. A única participante feminina desta prova foi Cátia Gomes com um tempo de 03:56:33.

Terminadas as provas, os tão desejados banhos tiveram lugar na Piscina Municipal de Oleiros, com acesso livre à piscina interior aquecida. De seguida, o almoço no Restaurante Maria Pinha, que por se inserir nas datas do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho teve também um apontamento de cabrito estonado de forma a que todos os participantes conhecessem esta iguaria exclusiva de Oleiros.

O Apalache Trail permitiu aos participantes acumular pontuação para o Ultra Trail Mont Blanc, considerado o apogeu da modalidade.

O evento teve o apoio do Município de Oleiros e das Juntas de Freguesia Oleiros-Amieira, Estreito-Vilar Barroco, Cambas, Orvalho, na limpeza e manutenção de trilhos assim como nos reforços alimentares ao longo do percurso. Como é habitual, as provas contaram com o acompanhamento de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oleiros de forma a assegurar os primeiros socorros.