Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10832432

Visitantes

Notícias

Álvaro e Isna candidatas às 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias

Por Município de Oleiros em 14 de Março de 2017

Álvaro e Isna candidatas às 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias

O Município de Oleiros acaba de candidatar duas aldeias na iniciativa 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. As aldeias de Álvaro e Isna, nas categorias Aldeias Ribeirinhas e Aldeia Rural, são as apostas de Oleiros nesta eleição. A estratégia passa por promover duas aldeias com características bastante distintas e diferenciadoras, tendo uma tipicidade e autenticidade bastante vincadas. A escolha destas aldeias como candidatas prendeu-se com o seu posicionamento favorável dentro de cada uma das categorias que integram.

A Aldeia do Xisto de Álvaro sempre conviveu em perfeita harmonia com o Rio Zêzere, servindo-se desta importante via de comunicação (através da lendária barca d´Álvaro), explorando o estanho nas suas margens, aproveitando o pescado para enriquecer a gastronomia local, ou estabelecendo uma zona de balnear muito procurada pelos veraneantes, entre muitas outras evidências. Também nas encostas da aldeia, nas margens ribeirinhas, existiu uma importante mancha de azereiro (a espécie que se diz que deu nome ao rio). Por outro lado, é também aqui que começam os fabulosos Meandros do Rio Zêzere, uma das mais imponentes e deslumbrantes paisagens da região.

Isna, por sua vez, caracteriza-se por um casario típico em xisto, preservando a identidade e autenticidade de uma população rural que aqui habita desde tempos remotos. Terra de forte tradição cinegética, aqui se realizaram caçadas reais, devido à abundância de javalis que se alimentavam do fruto de seculares castanheiros que ainda hoje persistem. Esta aldeia genuína construída em xisto mantém características rurais muito próprias e ancestrais, as quais perduraram no tempo devido ao isolamento, como é o caso da existência de um rebanho comunitário. A aldeia tem forte vocação agro-pecuária e as suas características de solo e clima conjugam-se para que o milho aqui produzido seja único dando origem à tradicional Broa da Isna, uma especialidade obtida desde tempos remotos pelas mãos experientes das Mulheres da Isna.

Recorde-se que Oleiros tem um território riquíssimo do ponto de vista do património histórico e natural. A presença das suas aldeias em projetos reconhecidos, como a Rede das Aldeias do Xisto ou o Geopark Naturtejo, com o Trilho Internacional dos Apalaches português aqui sedeado, posicionam este concelho como referência no turismo a nível nacional e internacional.

Voltar

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt