Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9750069

Visitantes

Notícias

Cabrito Estonado e Vinho Callum voltam a superar expetativas

Por Município de Oleiros em 18 de Abril de 2017

Cabrito Estonado e Vinho Callum voltam a superar expetativas

O Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum voltou a Oleiros nos dias 8, 9, 15 e 16 de abril com um conceito renovado, tanto pela aposta no Vinho Callum, como pela diversidade cultural do programa, numa envolvência inédita. De ano para ano, o cabrito estonado ganha cada vez mais adeptos que rumam a Oleiros, especialmente na época pascal, para desfrutar desta experiência gastronómica. Nesta edição, o Vinho Callum juntou-se à festa, com a venda a copo e à garrafa que refrescou os milhares de pessoas que passaram pelo concelho nos dois fins-de-semana.

Alguns dos restaurantes aderentes ao Festival tiveram lotação esgotada para degustar o afamado cabrito assado em forno de lenha com a pele, e por isso “estonado” e não “esfolado”. Depois da refeição, o calor despertava o interesse pelo vinho branco, bebido bem fresco, muito ligeiro e de baixo teor alcoólico que se assemelha ao vinho verde. O Vinho Callum é conseguido através do processo de vinificação tradicional e remete-nos para uma viagem no tempo até à época medieval, numa altura em que os vinhos, ao contrário de hoje, não levavam qualquer tipo de tratamento químico.

Chegados ao Jardim Municipal, onde foi recriada uma quinta tradicional, estava também criado o ambiente ideal para passar o dia com a família e amigos onde foi possível aprender a fazer queijo de cabra, divertir-se com a animação de rua, passear pela quinta onde havia produtos regionais para prova e para venda ou simplesmente relaxar na esplanada. Música, comédia, tradição, cinema e gastronomia estiveram presentes, proporcionando um enquadramento cultural de excelência.

O Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum é um evento gastronómico que privilegia o património caprino do concelho, dando especial destaque a esta especialidade tradicional exclusiva de Oleiros. O aporte cultural providenciado este ano, proporcionou verdadeiros dias de enchente na Vila de Oleiros revitalizando o Jardim Municipal e inclusive a economia local.

Este evento realiza-se no âmbito do PROVERE 2020 BEIRA BAIXA: TERRAS DE EXCELÊNCIA e é cofinanciado pelo Centro2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Voltar

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt