Mês da Proteção Civil sensibilizou miúdos e graúdos

Por Município de Oleiros em 26 de Abril de 2017

Mês da Proteção Civil sensibilizou miúdos e graúdos

Apesar de ter decorrido durante todo o mês de março, o Mês da Proteção Civil continua a desenvolver atividades ligadas à Defesa da Floresta contra Incêndios. Uma delas é a ação de sensibilização porta-a-porta, numa parceria com a Guarda Nacional Republicana e as Juntas de Freguesia. Esta ação passou um pouco por todo o concelho e continua a decorrer em Oleiros e no Estreito, no sentido da mitigação dos riscos de incêndio. O alerta consiste em manter os terrenos limpos à volta das habitações e aglomerados populacionais.

As escolas básicas do Estreito e do Orvalho receberam também a visita do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) com a finalidade de ensinar métodos de segurança e também como agir em situações de emergência, nomeadamente através dos números de telefone a utilizar. Ainda no âmbito escolar, o Curso Profissional de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais, numa parceria estabelecida com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e com o apoio do projeto CLDS, levou a cabo a limpeza de pontos de água e da ribeira de Oleiros.

Ao longo de todo o mês, o SMPC desenvolveu ações como o Fórum "Alterações Climáticas - Riscos associados à Proteção Civil", o concurso "Artistas Digitais", a apresentação do Plano Operacional Municipal, a implementação de Placas de Emergência nos percursos pedestres, entre outras. Estas ações integram-se na comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, celebrado anualmente a 1 de março. O objetivo é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, começando no cidadão, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.