Seniores visitam Porto, Lisboa e Belmonte

Por Município de Oleiros em 31 de Maio de 2017

Seniores visitam Porto, Lisboa e Belmonte

O Programa CLDS 3G “Novos desafios” em parceria com o Município de Oleiros, volta a organizar Passeios Seniores destinados a todas as freguesias do concelho. O conjunto de 12 passeios iniciou a 19 de maio e irá terminar no fim do mês de junho.

Vão realizar-se passeios com participantes das freguesias de Cambas, Estreito-Vilar Barroco, Álvaro, Isna, Orvalho, Mosteiro, Sobral, Sarnadas de São Simão, Madeirã e Oleiros-Amieira. A cada freguesia foi dado a escolher um destino sendo que os favoritos foram a cidade do Porto, Lisboa e ainda Belmonte. No Porto os seniores vão poder visitar as Caves do Vinho do Porto (Caves Bermester) e visitar o Museu do Carro Elétrico com direito a uma viagem de Elétrico. Em Lisboa, o Passeio contempla uma visita ao Oceanário e ainda uma visita ao Pavilhão do Conhecimento. Por fim, em Belmonte é possível visitar a Rota dos Museus (Museu dos Descobrimentos, Ecomuseu do Zêzere, Museu Judaico, Museu do Azeite); a Sinagoga; o Bairro Judaico (antiga judiaria); Torre de Centum Cellas; Castelo de Belmonte e Igreja de Santiago.

De acordo com o eixo 2 de atuação do CLDS, estes passeios integram-se no âmbito das ações socioculturais que promovem o envelhecimento ativo e autonomia das pessoas idosas assim como ações de combate à solidão e isolamento. Neste sentido, os idosos têm a possibilidade de participar de forma totalmente gratuita nestes passeios, sendo o transporte assegurado pelo Município (e Junta de Freguesia nos casos que assim se justifique) e os custos restantes de alimentação e entradas nos locais a visitar, assegurados pelo Programa CLDS e pelas Juntas de Freguesia.

A acompanhar os Passeios Seniores estarão a equipa CLDS, em conjunto com funcionários de cada Junta de Freguesia afeta ao passeio.