Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13805916

Visitantes

Notícias

Livros escolares voltam a ser gratuitos para todos os alunos

Por Município de Oleiros em 15 de Setembro de 2017

Livros escolares voltam a ser gratuitos para todos os alunos

O Projeto "Oleiros Educa" do Município de Oleiros ofereceu, pelo quarto ano consecutivo, os livros escolares a todos os alunos do concelho, desde o 1º ciclo ao ensino secundário. Neste ano letivo, foram abrangidos 262 alunos, o que representa um investimento de cerca de 22 mil euros.

O "Oleiros Educa" tem sido trabalhado numa lógica de poupança e de reutilização com a existência do Banco de Livros (livros devolvidos pelos alunos) que se articula com esta oferta. Neste ano letivo, foram adquiridos até à data, 2.114 livros, o que congrega manuais e livros de apoio/fichas. Sendo esta uma despesa que pesa bastante no bolso dos encarregados de educação, o Município considera ser uma ajuda valiosa nas economias familiares.

Além da oferta de manuais escolares este programa contempla também regalias como a residência de estudantes que este ano alberga 29 alunos; o cartão jovem municipal com descontos; transporte escolar gratuito para todos os alunos - 154 no ano letivo 2017/2018 -; refeições ao 1.º Ciclo do Ensino Básico gratuitas para todas as crianças com carências financeiras e para as crianças provenientes de localidades afetadas pelo reordenamento escolar; estímulo ao ensino através de bolsas de mérito entre outros privilégios. As Bolsas de Estudo são outra vertente muito importante, que possui até ao fim de setembro, inscrições abertas para os interessados. Desde 2014, ano de início do programa, o Município já ajudou 43 alunos com Bolsa de Estudo no IPCB e 28 alunos no ensino superior a nível nacional, o que representa um investimento total de quase 60 mil euros. Integrados nas Bolsas de Estudo estão também os Cursos Técnicos Superiores Profissionais no IPCB que já abrangeram 7 alunos, num investimento de 5.500 euros. No seu conjunto, estas medidas procuram combater a interioridade e proporcionar condições ideais para o estabelecimento de famílias com filhos, numa área tão fundamental como é a educação.

O Projeto "Oleiros Educa" é uma parceria entre a Câmara Municipal de Oleiros, o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), a  Residência de Estudantes de Oleiros,  a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Segurança Social.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt