"Breve história do parlamentarismo em Portugal" inaugurada em Oleiros

Por Município de Oleiros em 11 de Dezembro de 2017

Foi inaugurada no passado dia 5 de dezembro, em Oleiros, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a exposição "Breve história do parlamentarismo em Portugal". Trata-se de uma mostra itinerante, organizada pela Assembleia da República, que conta a história do parlamentarismo português e dos espaços que o parlamento ocupa desde 1834.

Presentes na ocasião estiveram o Vice-presidente Victor Antunes e o Vereador Paulo Urbano, o presidente da Assembleia Municipal José Marques, membros da Assembleia Municipal, alguns alunos da turma de Cidadania da Universidade Sénior de Oleiros e uma turma do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

Em representação da Assembleia da República, estiveram a Dra. Elvira Louro e o Dr. Francisco Lencastre e Távora, o qual foi responsável pela apresentação dos 25 painéis que retratam as evoluções políticas, desde o liberalismo até à atualidade. A mostra recua ainda à origem do Palácio de São Bento, que começou como um mosteiro, em 1598, até à transformação em Palácio das Cortes, em 1833. Nela se ilustram também as adaptações e acrescentos ao atual edifício e é dada especial atenção à história do parlamento, a partir de 1976, com referência aos partidos políticos representados e ao modo de funcionamento deste órgão de soberania nacional.

A exposição vai estar patente do Edifício dos Paços do Concelho até ao dia 31 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.