Rancho de Aranhas recria ciclo do linho no Orvalho

Por Município de Oleiros em 04 de Maio de 2018

Rancho de Aranhas recria ciclo do linho no Orvalho

O Rancho Folclórico de Aranhas vai recriar o ciclo do linho, no próximo dia 12 de maio, pelas 10:30h, no Largo de Nossa Sra. de Fátima, no Orvalho. A atividade marca o início da Rota do Linho, uma iniciativa do Município das Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco e Orvalho. Com esta recriação, para além das exibições musicais, com danças e cantares tradicionais, o Rancho de Aranhas divulga também hábitos e costumes ancestrais como é o caso "das voltas do linho e o seu bailado de sonho".

Neste dia, os participantes poderão ainda visitar dois centros de interpretação do linho e a exposição de pintura "A Balada do Linho", da autoria de Augusto de Matos, assistir à atuação do GAIO e ao espetáculo "Bailado do Linho", pela companhia Kayser Ballet, o qual encerrará a jornada, pelas 16:00h, em frente à Igreja matriz de Estreito. Os inscritos poderão ainda ter direito a transporte do Orvalho para o Estreito e a almoço.

Recorde-se que a iniciativa se insere no projeto Beira Baixa Cultural promovido por esta Comunidade Intermunicipal e Municípios que a integram, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. Os interessados em participar deverão inscrever-se até ao 4 de maio, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).