Oleiros volta a promover leitura através de Concurso Nacional

Por Município de Oleiros em 14 de Maio de 2018

Oleiros volta a promover leitura através de Concurso Nacional

No passado dia 11 de maio, realizou-se em Oleiros a Fase Intermunicipal (CIM Beira Baixa) da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Esta prova é destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e contou com um total 21 de alunos vindos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Ródão e também do concelho anfitrião: Oleiros.

Durante a manhã teve lugar a prova escrita, durante a qual professores e convidados visitaram a Igreja Matriz de Oleiros através de uma visita guiada, seguindo depois para o almoço confecionado pelas turmas de cozinha do AEPAA, que teve lugar na residência de estudantes. À tarde teve lugar uma dramatização interativa levada a cabo pela companhia de teatro Viv'Arte que interpretou autores da Língua Portuguesa como Luísa Ducla Soares, Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Florbela Espanca, Gil Vicente e ainda Eça de Queiroz. Já no Salão Paroquial decorreu a prova oral, com apresentação a cargo do humorista Jorge Serafim. O júri desta prova era composto por três elementos: Telma Veríssimo (Bibliotecária), Sílvia Ferreira (ligada às artes do espetáculo, incorpora também o projeto Pé de Pano) e Nuno Matos Valente (autor da coleção de ficção juvenil "A Ordem do Poço do Inferno").

Os vencedores desta fase irão agora representar a região na grande final nacional que terá lugar a 10 de junho, em Lisboa. Os vencedores do 1º ciclo do Ensino Básico foram: Beatriz Cortinhas do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (Penamacor), Rafaela Ramos da EB Cidade de Castelo Branco e como suplente Simão Branquinho do AEPAA (Oleiros). Os vencedores do 2º ciclo do Ensino Básico foram: Maria Ana Pereira do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova), Maria Inês Roque da Escola Afonso Paiva (Castelo Branco) e como suplente Maria Martins do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. Os vencedores do 3º ciclo do Ensino Básico foram: Maria Leonor Cardoso do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova), Joana Pessoa do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e como suplente Diogo Carrola da Escola Afonso Paiva (Castelo Branco). Os vencedores do Ensino Secundário foram: Eduarda Caldeira do Agrupamento Nuno Álvares (Castelo Branco), Patrícia Gonçalves do AEPAA (Oleiros) e como suplente Ana Rita Santos do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro (Idanha-a-Nova). Os vencedores de cada ciclo ganharam um tablet (1º lugar), um teclado gaming (2º lugar) e um Power Bank (3º lugar). Todos os alunos participantes assim como professores e convidados receberam um voucher de participação na série de eventos "Dez Freguesias, Dez Experiências" que alia passeios pedestres a experiências tradicionais nas várias freguesias do concelho, assim como uma recriação histórica associada a cada tema e um almoço também ele temático.

Inserida no Plano Nacional de Leitura Ler +, esta iniciativa é promovida pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE). Em Oleiros, este evento contou ainda com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e respetiva Biblioteca Escolar e ainda da Direção da Residência de Estudantes. Recorde-se que a iniciativa tem como objetivo primordial a promoção da leitura e da escrita junto da população escolar.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados