Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura contou com 50 alunos

Por Município de Oleiros em 05 de Dezembro de 2018

Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura contou com 50 alunos

No dia 28 de novembro, o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade realizou a 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura – fase de escola. Participaram cerca de 50 alunos dos vários níveis de ensino, desde o 3.º ano até ao 12.º ano. A atividade foi preparada com a colaboração da Biblioteca Municipal de Oleiros, cedendo o espaço para o efeito e oferecendo um lanche a todos os participantes.

Os alunos inscritos leram uma obra previamente selecionada e no dia responderam a um questionário sobre a obra. O 1.º ciclo leu o conto “A Princesa e a ervilha” de Hans Christian Andersen, o 2.º ciclo leu “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf, o 3.º ciclo leu “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago, e o ensino secundário dois contos da obra “Contos completos” de Gabriel García Márquez. Os quatro melhores classificados da prova escrita passaram à prova oral, onde tinham de apresentar a obra lida e realizar a leitura expressiva de um poema.

Foram selecionados dois alunos por nível de ensino para representar o nosso Agrupamento na fase intermunicipal: 1.º ciclo ( Inês Mafalda Lourenço – 3.º ano; Matilde Ribeiro – 4.º ano ); 2.º ciclo (Mariana Fernandes – 5.ºA; Pedro Raimundo Espinho – 6.ºA); 3.º ciclo (Mariana Antunes – 7.ºB; Beatriz Ferreira – 9.ºA); Ensino Secundário (Maria Daniela Mendes – 11.ºA; Inês Ferreira – 12.ºA).

Recorde-se que a Biblioteca de Oleiros acolheu em maio deste ano a fase intermunicipal da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Inserida no Plano Nacional de Leitura Ler +, esta iniciativa é promovida pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados