Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9628249

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Concurso de Fotografia Digital até 21 de março

Por Município de Oleiros em 14 de Janeiro de 2015

Concurso de Fotografia Digital até 21 de março

Foi prolongado até ao dia 21 de março o prazo de entrega de trabalhos do 6.º Concurso de Fotografia Ambiental promovido pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oleiros. Este ano com o tema “Cogumelos Silvestres da Floresta de Oleiros”, a iniciativa decorre da realização do passeio micológico que teve lugar no ano passado, numa parceria conjunta com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Na ocasião foi percetível o interesse crescente sobre este produto derivado do uso múltiplo da floresta e a necessidade de um estudo mais aprofundado das espécies que se podem encontrar no espaço florestal.

Um dos principais objetivos deste concurso, uma atividade incluída nas ações de sensibilização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, passa pela obtenção de imagens que permitam a constituição de um arquivo fotográfico digital que sirva de suporte à elaboração futura do Guia de Identificação dos Cogumelos Silvestres de Oleiros. A receção dos trabalhos decorre até ao dia 21 de março e para mais informações sobre o concurso, os interessados devem contactar através do número 272 680 130 e do e-mail
gflorestal@cm-oleiros.pt. As normas do concurso encontram-se disponíveis aqui.

Ler mais

Pinhal Total traz novamente Troféu de Maratonas de BTT a Oleiros

Por Município de Oleiros em 13 de Janeiro de 2015

Pinhal Total traz novamente Troféu de Maratonas de BTT a Oleiros

A segunda edição do Troféu de Maratonas da Beira Interior (TMBI) em BTT, organizado pela Associação de Ciclismo da Beira Interior, volta a incluir Oleiros numa das suas etapas (a 5.ª). Tal como no ano passado, a emblemática Maratona de BTT Rota do Medronho, evento que vai já na sua 9.ª edição e que é organizado pela associação Pinhal Total Oleiros Aventura, estando agendado para 1 de novembro de 2015, será assim uma das provas desta competição que este ano aumentou o número de maratonas para seis (1.ª Sertã, 2.ª Almeida, 3.ª Serra da Estrela, 4.ª Sarzedas, 5.ª Oleiros e 6.ª Guarda), com a inclusão da prova da Sertã e de Sarzedas.

A Associação Pinhal Total - Oleiros Aventura volta assim a trazer estre Troféu a Oleiros, após o sucesso verificado na edição anterior. Esta contou com a presença de Cândido Barbosa, o qual realçou no final “o empenho e o profissionalismo” da organização. Só a Maratona de Oleiros, contou com 200 participantes, numa prova que se destinava “aos amantes do BTT mas também aos participantes que pretendessem dar uma pequena volta de bicicleta ao domingo de manhã”. Assim, para além da maratona (75 Km) e da meia maratona (35Km), houve ainda um pequeno percurso guiado de cerca de 11 Km, passível de ser realizado por qualquer pessoa. A exemplo do ano passado, a 9.ª Maratona de BTT Rota do Medronho “não podia deixar de uma prova aberta para todos poderem participar, seja qual for a condição física. Embora haja algum espírito competitivo, este não impedirá que quem veja a Rota do Medronho como um passeio de lazer não possa participar”.a condição fisica, haverá algum espírito competitivo, mas não impedirá que quem veja a RDM um passeio de lazer não possa participar.

Ler mais

Unidades de alojamento do concelho registaram 5.000 dormidas em 2013

Por Município de Oleiros em 12 de Janeiro de 2015

Unidades de alojamento do concelho registaram 5.000 dormidas em 2013

Segundo dados publicados pelo INE referentes ao alojamento turístico no concelho de Oleiros, no ano de 2013 foram registadas 4.838 dormidas, entre estabelecimentos hoteleiros, alojamento local e turismo em espaço rural. Recorde-se que este valor se traduziu em receitas geradas no território, estimando-se que no ano de 2014 este ainda tenha aumentado significativamente, resultado da evolução da atividade turística, o que potencia um aumento de riqueza no concelho.

Analisando o mercado de dormidas de estrangeiros, verifica-se que nas unidades de alojamento do concelho de Oleiros, os espanhóis bateram o record, com 46,6% do mercado estrangeiro, seguindo-se os alemães (com 17,6%) e os franceses (com 9,9% das dormidas). Os turistas oriundos do Reino Unido representaram 8% do total de dormidas, seguidos dos italianos, com 1,1% das dormidas, dos cidadãos dos Estados Unidos da América (com 0,9% do total) e dos turistas oriundos dos Países Baixos (com 0,3% das dormidas). Uma nota importante a considerar será a percentagem de turistas provenientes de “Outros Países”, 15,6% do total de dormidas registadas. Recorde-se que na região do Pinhal Interior Sul o valor das dormidas de estrangeiros representa 18% do mercado total. 

Ler mais

Comunidade Intermunicipal promove Grande Prémio da Beira Baixa

Por Município de Oleiros em 12 de Janeiro de 2015

Comunidade Intermunicipal promove Grande Prémio da Beira Baixa

Vai ter lugar nos dias 30 e 31 de maio o Grande Prémio da Beira Baixa, uma prova de ciclismo profissional organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), conjuntamente com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e a qual irá percorrer os seis concelhos que integram a Comunidade: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. A prova insere-se na estratégia de promoção e afirmação da marca Beira Baixa, ao mesmo tempo que pretende divulgar o território e as suas potencialidades.

O Grande Prémio da Beira Baixa vai ter um manual desportivo, no qual serão sistematizadas todas as informações importantes sobre a região, desde o clima, mapa orográfico, percursos aconselhados para diferentes tipos de treino e oferta hoteleira. Esta prova integra o programa Cyclin'Portugal e vai ter ainda um evento de massas: o Beira Baixa Mediofondo, o qual tem como objetivo atrair à região praticantes amadores da modalidade. Recorde-se que o Cyclin'Portugal é uma marca da FPC que pretende promover Portugal como destino de ciclismo, nomeadamente equipas profissionais de vários níveis, seleções nacionais e praticantes individuais de lazer.

Ler mais

Município promove Concurso de Curtas

Por Município de Oleiros em 09 de Janeiro de 2015

Município promove Concurso de Curtas

O Município de Oleiros prepara-se para lançar o Concurso de Curtas-Metragens “Itinerâncias de Luz”, no âmbito do Ano Internacional da Luz - declarado pelas Nações Unidas para 2015. O concurso decorre de janeiro a agosto e nele pode participar qualquer pessoa ou grupo coletivo, desde que se sirva de imagens inéditas do concelho, nas versões de animação, documentário ou filme promocional. As três melhores obras serão premiadas, segundo critérios de qualidade previamente definidos.

Sendo uma curta-metragem um filme com duração máxima de 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, a iniciativa pretende fomentar a criação de obras cinematográficas de reconhecido valor, ao mesmo tempo que permitirá a descoberta de novos talentos. No final, os filmes serão exibidas a toda a população e nessa ocasião serão anunciados os vencedores.

Ler mais

Município promove Desfile de Carnaval 2015

Por Município de Oleiros em 09 de Janeiro de 2015

Município promove Desfile de Carnaval 2015

O Município de Oleiros leva a efeito, no dia 15 de fevereiro (domingo), o habitual Desfile de Carnaval. A iniciativa está agendada para as 14H00, no Jardim Municipal e conta com a participação das escolas, associações, outros grupos informais e todos os cidadãos interessados. O tema de cada disfarce é livre, procurando apelar à imaginação e à criatividade dos participantes, num evento em que predomina o convívio e a folia, tão habituais nas tradicionais comemorações carnavalescas em Oleiros.

Para mais informações, os interessados devem contactar a Casa da Cultura de Oleiros (pelo telefone 272 680 230 ou por e-mail: casadacultura@cm-oleiros.pt). As inscrições são efetuadas até ao dia 6 de fevereiro, na Casa da Cultura ou na Secretaria da Câmara Municipal de Oleiros.

Ler mais

Trilho Português dos Apalaches vai ser inaugurado no final de março

Por Município de Oleiros em 09 de Janeiro de 2015

Trilho Português dos Apalaches vai ser inaugurado no final de março

O trilho português dos Apalaches, o mais famoso percurso pedestre do mundo, vai ser inaugurado em Oleiros nos dias 28 e 29 de março. Conhecido oficialmente como Grande Rota Muradal-Pangeia, este tem a chancela do IAT (International Appalachian Trail) e promete ser uma das maiores atrações turísticas da região. A inauguração que irá coincidir com o período pascal e com a realização do primeiro fim-de-semana do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, irá anteceder a ocorrência da prova portuguesa do Trans Pangean Challenge, uma das mais reputadas e desafiantes competições de ultra running em todo o mundo e que terá lugar naquele território de 19 a 25 de abril.

Esta Grande Rota (a GR 38 de Portugal) situa-se no Concelho de Oleiros e consiste num projeto de escala internacional com aproximadamente 37 km que inclui uma via de BTT, a Escola de Escalada Crista de Zebro e uma via ferrata (a segunda do país) e que representará a aproximação do maior trilho contínuo de pegadas do mundo (situado no continente americano) à Europa. As sensações e as emoções são uma constante ao longo do relevo apalachiano da Serra do Muradal e permitem realizar um passeio magnífico por majestosos pontos de interesse, como os esplêndidos miradouros naturais no topo das cristas rochosas ou os diversos fósseis que se encontram a revesti-las (como em nenhum outro ponto do Mundo).

Recorde-se que em Oleiros, para além da GR 38, existe outra Grande Rota, a GR 33 – Grande Rota do Zêzere, a qual atravessa o concelho longitudinalmente, no seu limite norte, junto ao rio, numa extensão de 53 km. Também a GR 21 – Grande Rota das Aldeias do Xisto, intercepta o concelho em dois pontos, a Este e Oeste do Concelho.

O porquê do nome?

A Grande Rota Muradal-Pangeia enaltece a montanha quartzítica do Muradal e evoca o supercontinente Pangeia que existiu há 200 milhões de anos, do qual Oleiros e toda aquela região do Maciço Ibérico fizeram parte. A união da outrora imensa massa continental partida pelo Atlântico faz-se hoje pelo Trilho Internacional dos Apalaches, “o maior trilho contínuo de pegadas humanas do mundo”.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt