Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10525623

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Trilho Português dos Apalaches promovido na FITUR

Por Município de Oleiros em 04 de Fevereiro de 2015

Trilho Português dos Apalaches promovido na FITUR

 A GR 38 – Grande Rota Muradal-Pangeia, correspondente ao International Appalachian Trail (IAT) – Portugal e a qual vai ser inaugurada no próximo dia 28 de março, no concelho de Oleiros, foi promovida na Feira Internacional de Turismo de Madrid – FITUR, entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro, no stand da Naturtejo.      

O stand contou com espaços destinados à negociação com empresas e operadores, assim como à promoção do território e dos parceiros junto do público. Naquele espaço não faltou a degustação de produtos regionais, com os melhores sabores da Beira Baixa, a passagem do
novo filme promocional do Geopark Naturtejo, produzido pela Film’Arte e a apresentação dos novos Programas pelo Geopark para 2015, distribuídos pelos segmentos História e Património, Natureza, Desporto e Aventura, Bem-Estar e Cultura.

O espaço foi visitado pelo Ministro da Economia, António Pires de Lima, pelo Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, pelo ex-secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade,
pelo Presidente da Diputación de Cáceres, pelo Presidente da Associação Empresarial Geovilluercas, José António Montero e por muitos empresários do setor turístico e público internacional, interessados em conhecer melhor as novidades de um território que aposta num turismo de experiências e inovação. Nesse sentido, os resultados conseguidos para a região na edição deste ano da FITUR foram muito entusiasmantes e o Trilho Português dos Apalaches revelou ter um enorme potencial de atração de turistas para o território.


A inauguração do IAT português, situado no concelho de Oleiros, volta agora a estar em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, de 25 de fevereiro a 1 de março e será apresentada em conferência de imprensa, no dia 26 de fevereiro, naquele certame.

 

Ler mais

Passeio TT Pinhal Total dia 21 de fevereiro

Por Município de Oleiros em 02 de Fevereiro de 2015

Passeio TT Pinhal Total dia 21 de fevereiro

No próximo dia 21 de fevereiro, todos os trilhos levam até Oleiros, com a oitava edição do passeio turístico de todo-o-terreno promovido pela Pinhal Total Oleiros Aventura. A abrir as atividades anuais daquela associação, este ano o tema do passeio TT será alusivo à celebração de 2015 – Ano Internacional da Luz.

Durante estas oito edições não poderia ter havido melhor feed back por parte de quem participa. Este ano a organização promete “a experiência da adrenalina das montanhas, do convívio e da família que já somos e como não poderia deixar de ser, da boa gastronomia que nos caracteriza”. As gentes locais estão à sua espera.

Os interessados em obter mais informações sobre o evento, deverão consultar o website da associação em www.pinhaltotal.com. Inscrições no website ou através do número 969 044 123.

 

 

Ler mais

Troféus dos vencedores do Campeonato de Navegação 4X4 foram entregues

Por Município de Oleiros em 02 de Fevereiro de 2015

Troféus dos vencedores do Campeonato de Navegação 4X4 foram entregues

Foram entregues este domingo, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, os troféus referentes à época 2014 do Campeonato Nacional de Navegação 4X4, no qual a equipa Trilhos do Estreito, composta por Tiago Dias e João Martins, se sagrou campeã nacional. Segundo Vítor Campos, diretor da prova, “esta é uma modalidade que tem evoluído nos últimos anos, tendo a mais-valia de se poder aliar a competição a um desporto que privilegia o bom ambiente entre todos os concorrentes”. A época de 2015 vai ter a sua primeira prova no dia 21 de março e são esperadas “mais equipas, mais participantes e mais emoção”.

Ler mais

Unidade Móvel de Saúde arranca dia 2 fevereiro

Por Município de Oleiros em 30 de Janeiro de 2015

Unidade Móvel de Saúde arranca dia 2 fevereiro

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Oleiros, resultante de uma parceria entre aquela entidade e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, inicia o seu funcionamento na próxima semana, arrancando no próximo dia 2 de fevereiro, na freguesia do Mosteiro. A viatura destina-se ao apoio domiciliário da população de todo o concelho e nela irão ser prestados diariamente cuidados básicos de saúde e rastreios gratuitos ao nível dos fatores de risco das doenças cardiovasculares (tais como diabetes, obesidade, hipertensão e colesterol).

 

Nestas Unidades viajará uma equipa pluridisciplinar composta por um motorista, uma enfermeira e uma assistente social, a qual percorrerá as estradas do concelho, segundo circuitos pré-definidos, garantindo às populações um serviço de proximidade e no caso dos mais idosos, redobrando a atenção com a saúde. O mapa dos circuitos da UMS será brevemente divulgado.

Calendarização para a freguesia de Mosteiro

Ler mais

Website do município regista 5 milhões de visitas

Por Município de Oleiros em 26 de Janeiro de 2015

Website do município regista 5 milhões de visitas

O website do Município de Oleiros chegou esta semana aos cinco milhões de visitas. Este é um estimulante resultado que reflete o interesse do público, assim como o trabalho que tem sido feito no sentido de informar quem por aqui navega e de divulgar e promover o concelho de Oleiros. A justificar esta afluência de visitas estará a sua dinâmica e constante atualização, com várias notícias diárias e a preocupação de tornar a informação cada vez mais acessível a todos, sempre a pensar na satisfação de uma procura crescente a cada dia.

Entendido como uma ferramenta de divulgação importante para o Município, o website presta um serviço público a toda a população. Os números que agora se revelam constituem um incentivo para que se continue a comunicar e divulgar de uma forma eficaz todo o potencial concelhio, chegando a todas as partes do mundo e aos mais diferentes públicos. Desta forma e seguindo uma aposta de constante atualização, estão a ser operadas algumas melhorias do ponto de vista do seu lay out e da sua funcionalidade, o que irá garantir que toda a informação chegue a todos quantos a ela recorrem de uma forma apelativa e eficaz.

Ler mais

Festival do Cabrito Cabrito Estonado à porta

Por Município de Oleiros em 26 de Janeiro de 2015

Festival do Cabrito Cabrito Estonado à porta

O Cabrito Estonado de Oleiros, um prato medieval que desde sempre uniu os povos, volta a atrair todas as atenções para o Concelho, nos dias 28 e 29 de março e 4 e 5 de abril, com a 7.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Recorde-se que esta é uma forma de assar cabrito com uma longa história, cuja primeira referência aparece num livro de receitas árabe do Al-Andaluz e do Magrebe, no século XIII. Este prato, confecionado exclusivamente e desde sempre em Oleiros, é ainda mencionado pelo primeiro ocidental a chegar ao Tibete, o Oleirense Padre António de Andrade, no séc. XVII, sendo no séc. XIX referido por Alexandre Dumas. 

Considerado um prato ecuménico, este é também conhecido como “o Cabrito da Paz”, uma vez que na sua origem era consumido igualmente pelas três religiões descendentes do profeta Abraão, ou seja, por cristãos, judeus e muçulmanos.

 

Em pleno séc. XXI o Cabrito Estonado é rei em Oleiros e continua a fazer sucesso. Para degustar esta iguaria original, in loco, na sua origem, em terras beirãs, o Município de Oleiros sugere uma vinda ao concelho, nos dois fins-de-semana do período pascal, onde tem para oferecer um prato histórico a todos quantos adiram a mais um Festival Gastronómico. Já sabe, marque já na sua agenda.

Ler mais

Oleiros pioneiro no debate da Sanidade Florestal

Por Município de Oleiros em 23 de Janeiro de 2015

Numa iniciativa pioneira no país, o Município de Oleiros, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), promoveu no passado dia 22 de janeiro, um fórum dedicado às doenças e pragas que afetam o pinheiro bravo e o eucalipto. A temática da Sanidade Florestal esteve assim em destaque, trazendo a Oleiros os maiores especialistas na matéria e atraindo uma plateia de 140 pessoas que encheu o auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.



A iniciativa pretendeu sensibilizar a população em geral, desde proprietários a produtores, assim como técnicos, empresários, estudantes, organizações de produtores florestais e diversas outras entidades, para questões relacionadas com o diagnóstico e com os procedimentos que devem ser adotados. Esta ação inédita teve ainda o mérito de trazer até Oleiros dois especialistas na matéria, José Manuel Rodrigues (do ICNF) e Edmundo Sousa (do INIAV) e representou uma ocasião de excelência para esclarecer os vários interessados sobre alguns dos vetores bióticos que mais ameaçam as duas espécies em causa, como o nemátodo da madeira de pinho, a processionária do pinheiro, o gorgulho do eucalipto ou o sugador das pinhas, sendo responsáveis pelo seu declínio.
As duas apresentações estão disponíveis no final desta notícia.

Para além das evidentes preocupações com os agentes abióticos que ameaçam a floresta, os incêndios florestais, o Município de Oleiros demonstra com esta iniciativa que a defesa da floresta no seu todo é uma prioridade claramente assumida. 

Na ocasião, foi referido que é fundamental que as comunidades locais estejam atentas aos sintomas e que haja uma intervenção precoce, para poder erradicar pragas e doenças que ocorram no espaço florestal. Outra questão essencial, prende-se com a recetividade por parte dos proprietários às ações de monitorização e controlo efetuadas pelas entidades competentes, as quais devem ser apoiadas, uma vez que estão a cumprir um dever que cabe aos proprietários.

Apresentação - Doenças e Pragas no Pinheiro Bravo

Apresentação - Doenças e Pragas no Eucalipto

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 | 441 | 442 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt