Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9628339

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

I Congresso Nacional pretende afirmar o Turismo Rural

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

I Congresso Nacional pretende afirmar o Turismo Rural

O I Congresso Nacional de Turismo Rural, dedicado ao tema “Turismo, Território e Património”, vai realizar-se nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros. O evento é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Turismo Rural, da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, da Naturtejo, EIM e da Câmara Municipal de Oleiros, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Serão debatidos os constrangimentos e os desafios do Turismo Rural, mas também, e sobretudo, apontadas estratégias de afirmação para este sector em crescimento. Entendem os promotores que a sustentabilidade do segmento “Sol e Mar”, que tem estado na base da nossa promoção externa, precisa do desenvolvimento complementar de outros segmentos, como forma de garantir a sua sustentabilidade.

Por outro lado, o Turismo Rural pode ser o motor para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade populacional, contribuindo para combater a desertificação e o abandono, ajudando as pequenas economias a desenvolver-se.

O primeiro dia do congresso irá contar com a participação de representantes das entidades nacionais e regionais de turismo; agências regionais de promoção turística;  empresários de sucesso; representantes do meio académico e com uma comunicação sobre o impacto do turismo na coesão económica e social pelo antigo Ministro da Economia Augusto Mateus.

O segundo dia será dedicado a uma visita temática no concelho de Oleiros, onde os participantes irão usufruir de produtos turísticos característicos do meio rural.

Conheça o programa aqui.

As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento online da ficha de inscrição disponibilizada aqui.

Mais informações por telefone, através do número 272 320 176 ou por e-mail, através do endereço visitturismorural@gmail.com.

 

Ler mais

Praia Fluvial de Açude Pinto volta a ser distinguida com Qualidade de Ouro

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

Praia Fluvial de Açude Pinto volta a ser distinguida com Qualidade de Ouro

Depois da publicação do estudo da DECO “Refrescar em Segurança”, na revista Proteste de junho de 2014, segundo o qual a praia fluvial de Açude Pinto (Oleiros) é considerada uma das três melhores – com a avaliação global de Muito Bom - de toda a região Centro, a par de Louçainha (Penela) e Palheiros e Zorro (Coimbra) e a melhor do distrito de Castelo Branco, divulga-se também a classificação anual da QUERCUS que volta a distinguir esta praia interior com a QUALIDADE DE OURO.

Este ano foram identificadas 355 praias com QUALIDADE DE OURO, mais 19 do que no ano anterior, sendo que 28 são praias interiores (mais 8 que em 2013). 
A exemplo de anos anteriores, a Associação Nacional de Conservação da Natureza irá disponibilizar ao município de Oleiros a bandeira oficial das Praias com Qualidade de Ouro 2014, a qual será afixada pela autarquia à entrada da praia galardoada.

Ler mais

Calendário de eventos para os próximos dias

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

Calendário de eventos para os próximos dias

1.º fim-de-semana
13 de junho
– Sarau Desportivo 2014 promovido pelo setor de Desporto do Município de Oleiros. Local: Piscinas Municipais de Oleiros (19H).

13 de junho – Encerramento do ano letivo com atividades subordinadas ao tema: “Conviver e recordar o percurso feito na educação pré-escolar”. Local: Estabelecimentos de ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

13 e 14 de junho – Santos Populares promovidos pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira. Local: Envolvente dos Paços do Concelho, em frente às instalações da Segurança Social, em Oleiros.
           Dia 13 de junho (sexta-feira)
18H00 - Abertura da Mostra de Artesanato
21H30 - Concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Oleirense
23H00 - Atuação do artista Miguel Agostinho

            Dia 14 de junho (sábado)
18H00 – Jogo de Futebol Solteiros-Casados (Local: Campo Municipal de Oleiros);
21H30 – Desfile de Moda;

23H00 - Atuação do artista Mário e Companhia.

14 de junho – Marchas Populares promovidas pelo GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais de Orvalho). Desfile, sardinhada e bailarico. Local: Orvalho.

2.º fim-de-semana

20 de junho - Noite de Fados com o grupo Fado ao Centro promovido pelo Município de Oleiros. Local: Capela do Espírito Santo.

20 e 21 de junho – 1.º Congresso Nacional de Turismo Rural promovido pela Federação Portuguesa de Turismo Rural. Local: Hotel Santa Margarida, em Oleiros.

20 de junhoNight Run (Caminhada Noturna) promovida pelo setor de Desporto do Município de Oleiros. Local da concentração: Jardim Municipal de Oleiros (21H).

21 de junho – Marchas Populares 2014 promovidas pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros. Local: Envolvente dos Paços do Concelho (em frente ao edifício da Segurança Social) (21H30).

21 de junho – Santos Populares promovidos pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira com atuação do artista Rui Gaio. Local: Envolvente dos Paços do Concelho (em frente ao edifício da Segurança Social) (23H).

 

 

 

22 de junho – 6.º Passeio de motorizadas promovido pelo Grupo Desportivo Maltez do Mosteiro (GMDM). Local: Mosteiro.

 

 

 

Ler mais

Comunidade Intermunicipal atribui 138 mil euros para equipamento de bombeiros

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

Comunidade Intermunicipal atribui 138 mil euros para equipamento de bombeiros

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), da qual o município de Oleiros faz parte, celebrou no passado dia 5 de junho um protocolo para fornecimento de equipamentos de proteção individual aos bombeiros das corporações dos seis municípios que integram a CIMBB. Este protocolo resulta de uma candidatura feita por aquela Comunidade e patrocinada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), para reforçar os equipamentos das corporações de bombeiros de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

O montante previsto no protocolo é de 138 mil euros, sendo 117 mil euros comparticipados pelo Fundo de Coesão e o restante financiamento assegurado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e pelos municípios. O referido protocolo vigora por um período de cinco anos e inclui o fornecimento de botas de combate a incêndios em espaços rurais, fatos de proteção individual, capacetes florestais, luvas e capuzes.

Ler mais

Dia Mundial da Criança em Estreito, Oleiros e Orvalho

Por Município de Oleiros em 06 de Junho de 2014

A exemplo do que aconteceu de norte a sul do país, no passado dia 1 de junho (domingo), Oleiros não quis ser exceção nas comemorações do Dia da Criança. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) teve a iniciativa e as Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Oleiros-Amieira e Orvalho aceitaram o desafio de organizar uma tarde em prol dos mais novos. As famílias aderiram e levaram as suas crianças aos vários locais onde se desenrolaram as atividades: Na Senhora da Penha, no Estreito; na Praia de Açude Pinto, em Oleiros e no Recinto de Festas do Orvalho, a pequenada teve ao seu dispor um conjunto de atividades e entretenimentos, desde os jogos tradicionais, às pinturas faciais, da modelagem de balões até aos tão desejáveis insufláveis. Os executivos das Juntas de Freguesia estavam bastante satisfeitos: "Valeu a pena! As crianças que vieram de fim-de-semana também aproveitaram e para os bebés tivemos de providenciar um pequeno espaço para brincarem" (J. F. de Estreito-Vilar Barroco); "Vieram muitas crianças… mais de cem! Foi um sucesso. Pena que para o próximo ano não seja a um domingo…"(J. F. de Oleiros-Amieira); "Correu muito bem os pais aderiram e o lanche convívio foi muito agradável" (J. F. do Orvalho).


A Criança agradece! 

…pelo superior interesse da criança.

Ler mais

9.ª GeoRota do Orvalho

Por Município de Oleiros em 06 de Junho de 2014

9.ª GeoRota do Orvalho

Realizou-se no passado dia 31 de maio (sábado), a nona edição do já mítico passeio pedestre promovido pela Junta de Freguesia de Orvalho, intitulado “GeoRota do Orvalho” e inserido na Semana Europeia dos Geoparques -Festival da Paisagem 2014. O evento contou com o apoio do Município de Oleiros e da Naturtejo.

O programa teve início com o passeio pedestre, havendo lanche e surpresas pelo meio. No Miradouro do Mosqueiro realizou-se o Jantar Medieval com teatro ao vivo a cargo da Viv´Arte. Os 350 participantes puderam ainda ver exposição de armaria da época (constituída por elmos, escudos, coifas e cotas de aço) e desfrutar da animação a cargo daquela companhia de teatro. Na ocasião não faltou a música (com caixas e instrumentos de sopro), uma bailarina, números de fogo, correntes e garras, grupo de espadas, apresentação de armaria da época, exercício de esgrima simples de grupo e combates apeado e de espadas de fogo.

Ler mais

Município de Oleiros celebrou Dias Mundiais do Ambiente e da Criança

Por Município de Oleiros em 06 de Junho de 2014

O Município de Oleiros levou a efeito no passado dia 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente) a celebração conjunta desta efeméride e do Dia Mundial da Criança. A iniciativa teve lugar da parte da manhã, envolveu várias áreas do município (ambiente, floresta, cultura e desporto) e teve como público-alvo os alunos do ensino pré-escolar e do 2.º ciclo do ensino básico do concelho, num total de 125 crianças.



O programa incluiu várias atividades, entre as quais: jogos tradicionais com materiais reciclados (corridas de sacos, o jogo da corda e pontaria às latas); a dramatização da história “Anacleto descuidado”; pintura e preenchimento de fichas pedagógicas, as atividades pedagógicas: “Separação do lixo no ecoponto”, “Tempo de degradação dos resíduos”, “As boas práticas do campismo”, e a atividade desportiva “Valências da natureza para a prática desportiva e o bem-estar”. A iniciativa culminou com uma coreografia final envolvendo os participantes e um almoço de convívio entre todos. 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt