Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9633798

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural de visita a Oleiros

Por Município de Oleiros em 04 de Abril de 2014

Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural de visita a Oleiros

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Prof. Doutor Francisco Gomes da Silva, visita Oleiros hoje, dia 4 de abril (sexta-feira). A chegada do governante está prevista para as 15H30, horário de início da sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, à qual se seguirá uma visita de campo. No final da visita, haverá ainda tempo para uma sessão no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, dirigida aos proprietários, produtores e empresários florestais do concelho.

 

Ler mais

Comemorações dos 40 anos do 25 de abril em Oleiros

Por Município de Oleiros em 03 de Abril de 2014

Comemorações dos 40 anos do 25 de abril em Oleiros

O Município de Oleiros vai levar a efeito, no próximo 25 de abril, as comemorações oficiais do 40.º Aniversário da Revolução dos Cravos. O programa inclui, para além das celebrações oficiais, atividades pedagógicas destinadas às crianças e jovens do concelho, a Marcha da Liberdade e um momento musical pelas 22H00. O palco deste acontecimento será instalado na Praça da República, em Oleiros, a qual estará, nesse dia, interdita ao trânsito.

 

Ler mais

Semana da Leitura em Oleiros

Por Município de Oleiros em 03 de Abril de 2014

Semana da Leitura em Oleiros

De 28 a 30 de abril vai ocorrer a Semana da Leitura em Oleiros, promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA). Esta iniciativa inclui a palestra “António de Andrade – exemplo e tenacidade e Missão”, a Feira do Livro 2014 e um Sarau Cultural.

 

Assim, no dia 28 (segunda-feira), pelas 9H30, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, irá ocorrer a palestra “António de Andrade – exemplo e tenacidade e dedicação à Missão”. Esta é uma atividade comemorativa do nascimento do Padre António de Andrade e destina-se aos alunos do agrupamento e população em geral.

Nos dias 29 e 30 de abril será a vez da Feira do Livro 2014 promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com o AEPAA, a qual terá lugar numa tenda instalada no Recinto das Feiras, em Oleiros. O horário habitual da Feira será das 9H30 às 17H30.

A abertura da Feira do Livro, no dia 29 de abril inclui a apresentação do livro “A Ordem do Poço do Inferno”, pelo autor Nuno Matos Valente, natural de Castelo Branco, destinada aos alunos do 5.º ao 9.º ano do AEPAA.

O encerramento da Feira irá ocorrer com um Sarau Cultural, no dia 30, pelas 20H30, promovido pelo AEPAA, em parceria com o Município de Oleiros. Este acontecimento inclui dramatizações, teatro e momentos musicais. Uma das atividades deste Sarau será desenvolvida pela Casa da Cultura de Oleiros e pelos alunos do Grupo de Teatro do AEPAA e consiste na dramatização da comédia adaptada do texto original do livro e do filme “A Rapariga que Roubava Livros”, da autoria de Markus Zusak.

 

 

Ler mais

Viagem à alvorada da vida das Minas do Cavalo

Por Município de Oleiros em 03 de Abril de 2014

Viagem à alvorada da vida das Minas do Cavalo

A iniciativa Semana da Terra e do Património Geológico, organizada pela Naturtejo, E.I.M. em colaboração com os municípios, juntas de freguesia, associações e empresas locais, decorre no mês em que se comemora o Dia Internacional da Terra pelas Nações Unidas e o Dia Nacional do Património Geológico. A iniciativa, composta por 7 percursos na Natureza ao longo dos 7 dias da semana de 7 a 13 de Abril, enquadra-se no âmbito da Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e dos Sítios de Interesse Geológico e Mineiro, uma plataforma de parcerias da Direcção Geral de Energia e Geologia com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Mineiro. Assim, no dia 9 de abril, o concelho em destaque será Oleiros com a Viagem à alvorada da vida das Minas do Cavalo.

Os seus principais objectivos são a celebração do Património Geológico que dá o reconhecimento internacional ao Geopark Naturtejo da Meseta Meridional em todo o seu vasto território classificado, estimulando assim a participação das entidades públicas e privadas da região, através de um conjunto de actividades propostas e realizadas pela Naturtejo, EIM, com o apoio dos parceiros, que abrangem todos os municípios do território do Geopark. Por outro lado, esta iniciativa tem como novidade a integração do território de Penamacor no conjunto das acções decorrentes no Geopark Naturtejo. Assim, pretende-se dos parceiros apenas o apoio na divulgação das actividades propostas de lazer activo através dos seus canais de comunicação. A promoção nacional da Semana será realizada pelo Roteiro das Minas. Sete dias, sete concelhos, sete viagens pelo Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO.


Incrições gratuitas mas obrigatórias para: geral@naturtejo.com

Ler mais

Pinhal Total promove Rota do Callum

Por Município de Oleiros em 02 de Abril de 2014

Pinhal Total promove Rota do Callum

Depois da realização de várias Rotas anuais (dos Açudes, das Capelas, das Alminhas, “Todos com a Floresta”, do Cabrito e das Fontes), a associação oleirense Pinhal Total leva a efeito no próximo dia 13 de abril, com inicio pelas 9H00, junto ao Jardim Municipal de Oleiros, a sétima edição do seu ciclo de passeios pedestres. Este ano com o título “Rota do Callum”, em alusão às comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o evento articula-se ainda com o tema em destaque na sexta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, a qual coloca em destaque o vinho histórico oleirense e ocorre um dia depois da realização das Jornadas do Vinho Callum, a ter lugar no sábado à tarde, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros.


Recorde-se que esta é uma especialidade proveniente de uma casta autóctone do concelho que se dá junto às linhas de água,
normalmente trepando por tutores vivos, facto pelo qual terá resistido à Filoxera. A origem desta casta perdeu-se no tempo, porém, referências documentais da Ordem de Malta a "altas" videiras em salgueiros e amieiros e não em latadas nem vinhas, como era comum, poderão indiciar e existência de videiras “caluas” neste território, pelo menos, desde o fim do século XVI. Esta é uma casta que aparece também referenciada na lista das castas de videiras portuguesas, publicada em maio de 1889 pelos então Serviços Ampelographicos e Enológicos da Direcção Geral de Agricultura.

Os interessados em participar na Rota do Callum poderão inscrever-se presencialmente na sede da associação, nas Piscinas Municipais e no Centro de Saúde de Oleiros, telefonicamente através do número 969044123 ou no website www.pinhaltotal.com.

Ler mais

Plano Operacional Municipal 2014 aprovado

Por Município de Oleiros em 02 de Abril de 2014

O Plano Operacional Municipal (POM) foi aprovado por unanimidade na passada segunda-feira, dia 31 de março, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, numa reunião conjunta com a Comissão Municipal de Proteção Civil e o Centro de Coordenação Operacional Distrital. Com um dispositivo idêntico ao que tem sido mantido nos últimos anos, o plano mereceu a aprovação unânime dos membros da comissão.


Os avisos à população, lembrando as obrigações de limpeza de terrenos envolventes de habitações, vão ser reforçados por se detetar um aumento dos casos de incumprimento. No concelho de Oleiros, “em Zonas de floresta mais escuras, ou seja sem vigilância, a autarquia está a ponderar colocar câmaras de vigilância”, revelou o vice-presidente da autarquia, Victor Antunes, o qual presidiu à reunião da comissão. Segundo o autarca, “nos últimos cinco meses tem havido a preocupação de continuar o trabalho de prevenção já desenvolvido utilizando os meios próprios da Câmara Municipal. A autarquia também já esteve reunida com os sapadores florestais no sentido de renovar o protocolo existente para a realização de trabalhos diversos, nomeadamente ao nível da abertura de caminhos, da sua limpeza e manutenção”.

A reunião terminou com o briefing descentralizado do Centro de Coordenação Operacional Distrital, contemplando os três pilares de defesa da floresta contra incêndios – prevenção estrutural, representada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, prevenção operacional, a cargo da GNR, e combate, apresentado pelo comandante operacional distrital. Foi anunciado naquela ocasião pelo Comte. Distrital de Operações de Socorro (CDCOS) de Castelo Branco, Rui Esteves, que dois dos seis Aviões Anfíbios que cobrirão o território nacional durante o período crítico de incêndios florestais irão estar estacionados no distrito, mais concretamente, na Pista das Moitas. Os outros quatro serão distribuídos pelos distritos de Viseu e Vila Real. O Comte. anunciou ainda que o distrito contará ainda com 700 operacionais disponíveis para o combate, ou seja, um reforço de mais de 15 homens em relação a 2013. Rui Esteves revelou ainda que foi realizado um primeiro concurso nacional para ingresso de novos bombeiros, tendo Oleiros sido contemplado com 16 homens.

Ler mais

Concurso de Espantalhos bastante participado

Por Município de Oleiros em 02 de Abril de 2014

Concurso de Espantalhos bastante participado

Foram ontem, dia 1 de abril, pelas 18h30, no Posto de Turismo de Oleiros revelados – após contagem dos votos na presença de todos os participantes – os três primeiros vencedores do concurso de espantalhos “Trajes do Mundo Rural” promovido pelo Município de Oleiros, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Os 19 espantalhos, construídos maioritariamente com recurso a materiais reaproveitados e alusivos a representações do mundo rural, estiveram em exibição no Jardim Municipal de Oleiros, de 21 a 23 de março, para apreciação do público que pôde assim eleger a sua produção preferida, através de voto secreto numa urna fechada colocada no Posto de Turismo. No total votaram mais de 200 pessoas que elegeram em primeiro lugar o “João Agrião” (do grupo Primas e Primos, de Oleiros), em segundo lugar “O Resineiro Cansado” (do Centro Paroquial do Estreito) e em terceiro lugar a “Agriculina” (do Estabelecimento Pré-Escolar do Orvalho).

Todos os participantes receberam um kit de ervas aromáticas e hortícolas e aos 3 primeiros classificados foram atribuídos prémios monetários no valor de 250 euros, 200 euros e 150 euros, respetivamente, os quais deverão ser convertidos em vales para serem utilizados no comércio local. Os espantalhos a concurso serão utilizados pela Câmara Municipal para posteriores exposições públicas e eventos relacionados com a agricultura ou no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt