Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10827106

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Atletas da Pinhal Total integram lista restrita de corrida internacional

Por Município de Oleiros em 16 de Junho de 2014

Atletas da Pinhal Total integram lista restrita de corrida internacional

A Associação Pinhal Total irá ter a participação de três atletas na Courmayeur Champex Chamonix, uma das mais difíceis provas de ultra-trail do Mundo que terá lugar em agosto de 2014. Os atletas Filipe Domingues, Nuno Gomes e Pedro Gonçalves fazem parte dos 1900 atletas que participam naquela que é uma das mais difíceis provas de ultra-trail. A prova passa por Itália, Suíça e França, num total de 101 quilómetros em torno do Mont-Blanc, a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia.

Para participar neste desafio, não basta apenas efetuar a inscrição. Para além de só poderem participar atletas com experiência em ultra distância de montanha, é necessário ter a pontuação exigida que resulta de provas reconhecidas pela organização da prova. A procura por um lugar no maior evento Mundial de trail é maior do que a oferta e, portanto é ainda feito um sorteio. Assim, a equipa da Associação Pinhal Total-Oleiros Aventura foi a escolhida para se juntar aos apenas 37 orgulhosos portugueses que partem nesta aventura.

Ler mais

Hidro Sénior termina ano letivo

Por Município de Oleiros em 16 de Junho de 2014

Hidro Sénior termina ano letivo

Com o encerramento do ano letivo nas piscinas interiores do complexo municipal, terminaram as aulas das várias modalidades que ali são lecionadas, como é o caso de Natação para bebés, Adaptação ao Meio Aquático, Aprendizagem e Aperfeiçoamento em Natação, Hidrojump, Hidrobike e Hidroginástica e Hidro Sénior. As piscinas exteriores abrem já no próximo dia 17 de junho e preparam-se para um novo Verão em Movimento, como já vem sendo habitual.

Ler mais

Próximo fim-de-semana em Oleiros

Por Município de Oleiros em 16 de Junho de 2014

Próximo fim-de-semana em Oleiros

20 e 21 de junho – 1.º Congresso Nacional de Turismo Rural promovido pela Federação Portuguesa de Turismo Rural, Turismo do Centro, Naturtejo e Município de Oleiros, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Local: Hotel Santa Margarida, em Oleiros.


20 de junho – Night Run (Caminhada Noturna) promovida pelo setor de Desporto do Município de Oleiros. Local da concentração: Largo do Município (21H).

20 de junho - Noite de Fados promovida pelo Município de Oleiros com o grupo Fado ao Centro. Local: Envolvente da Capela do Espírio Santo, em Oleiros (21H30).

21 de junho – Santos Populares promovidos pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira com atuação do artista Rui Gaio. Local: Envolvente da Câmara Municipal (junto às instalações da Segurança Social), em Oleiros.

21 de junho – Marchas Populares 2014 promovidas pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e Município de Oleiros. Local: Envolvente da Câmara Municipal, em Oleiros (21H30).

22 de junho – 6.º Passeio de motorizadas promovido pelo Grupo Desportivo Maltez do Mosteiro (GMDM). Local: Mosteiro.

Ler mais

Atribuição do foral velho de Álvaro foi há 820 anos

Por Município de Oleiros em 13 de Junho de 2014

Atribuição do foral velho de Álvaro foi há 820 anos

A vila de Álvaro tem mais de oito séculos de história, facto que se atesta na alvura do casario, sinal de nobreza e do estatuto histórico de um território que já foi concelho, tendo sido extinto em 1836, por Decreto de 9 de março de 1836. O seu povoamento surgiu quando o Rei D. Sancho I decide fixar moradores em novos locais estratégicos, através da concessão de forais (os chamados forais velhos).

Embora as terras de Álvaro não estejam explicitamente mencionadas, foram abrangidas na doação de D. Sancho I, em 13 de junho de 1194, à Ordem de S. João Baptista do Hospital que aliás, lhes reconheceu interesse pela atração e potencial de desenvolvimento que o curso fluvial do Zêzere posteriormente intensificou.

Entretanto, entre 1504 e 1522, D. Manuel I organiza internamente o território, dando mais autonomia às localidades preponderantes, como a vila de Álvaro, à qual é concedido estatuto político-administrativo próprio, através da atribuição do foral novo, o Foral Manuelino, a 4 de agosto de 1514, efeméride que assinala este ano o seu 500.º aniversário.

Ler mais

I Congresso Nacional pretende afirmar o Turismo Rural

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

I Congresso Nacional pretende afirmar o Turismo Rural

O I Congresso Nacional de Turismo Rural, dedicado ao tema “Turismo, Território e Património”, vai realizar-se nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros. O evento é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Turismo Rural, da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, da Naturtejo, EIM e da Câmara Municipal de Oleiros, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Serão debatidos os constrangimentos e os desafios do Turismo Rural, mas também, e sobretudo, apontadas estratégias de afirmação para este sector em crescimento. Entendem os promotores que a sustentabilidade do segmento “Sol e Mar”, que tem estado na base da nossa promoção externa, precisa do desenvolvimento complementar de outros segmentos, como forma de garantir a sua sustentabilidade.

Por outro lado, o Turismo Rural pode ser o motor para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade populacional, contribuindo para combater a desertificação e o abandono, ajudando as pequenas economias a desenvolver-se.

O primeiro dia do congresso irá contar com a participação de representantes das entidades nacionais e regionais de turismo; agências regionais de promoção turística;  empresários de sucesso; representantes do meio académico e com uma comunicação sobre o impacto do turismo na coesão económica e social pelo antigo Ministro da Economia Augusto Mateus.

O segundo dia será dedicado a uma visita temática no concelho de Oleiros, onde os participantes irão usufruir de produtos turísticos característicos do meio rural.

Conheça o programa aqui.

As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento online da ficha de inscrição disponibilizada aqui.

Mais informações por telefone, através do número 272 320 176 ou por e-mail, através do endereço visitturismorural@gmail.com.

 

Ler mais

Praia Fluvial de Açude Pinto volta a ser distinguida com Qualidade de Ouro

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

Praia Fluvial de Açude Pinto volta a ser distinguida com Qualidade de Ouro

Depois da publicação do estudo da DECO “Refrescar em Segurança”, na revista Proteste de junho de 2014, segundo o qual a praia fluvial de Açude Pinto (Oleiros) é considerada uma das três melhores – com a avaliação global de Muito Bom - de toda a região Centro, a par de Louçainha (Penela) e Palheiros e Zorro (Coimbra) e a melhor do distrito de Castelo Branco, divulga-se também a classificação anual da QUERCUS que volta a distinguir esta praia interior com a QUALIDADE DE OURO.

Este ano foram identificadas 355 praias com QUALIDADE DE OURO, mais 19 do que no ano anterior, sendo que 28 são praias interiores (mais 8 que em 2013). 
A exemplo de anos anteriores, a Associação Nacional de Conservação da Natureza irá disponibilizar ao município de Oleiros a bandeira oficial das Praias com Qualidade de Ouro 2014, a qual será afixada pela autarquia à entrada da praia galardoada.

Ler mais

Calendário de eventos para os próximos dias

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

Calendário de eventos para os próximos dias

1.º fim-de-semana
13 de junho
– Sarau Desportivo 2014 promovido pelo setor de Desporto do Município de Oleiros. Local: Piscinas Municipais de Oleiros (19H).

13 de junho – Encerramento do ano letivo com atividades subordinadas ao tema: “Conviver e recordar o percurso feito na educação pré-escolar”. Local: Estabelecimentos de ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

13 e 14 de junho – Santos Populares promovidos pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira. Local: Envolvente dos Paços do Concelho, em frente às instalações da Segurança Social, em Oleiros.
           Dia 13 de junho (sexta-feira)
18H00 - Abertura da Mostra de Artesanato
21H30 - Concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Oleirense
23H00 - Atuação do artista Miguel Agostinho

            Dia 14 de junho (sábado)
18H00 – Jogo de Futebol Solteiros-Casados (Local: Campo Municipal de Oleiros);
21H30 – Desfile de Moda;

23H00 - Atuação do artista Mário e Companhia.

14 de junho – Marchas Populares promovidas pelo GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais de Orvalho). Desfile, sardinhada e bailarico. Local: Orvalho.

2.º fim-de-semana

20 de junho - Noite de Fados com o grupo Fado ao Centro promovido pelo Município de Oleiros. Local: Capela do Espírito Santo.

20 e 21 de junho – 1.º Congresso Nacional de Turismo Rural promovido pela Federação Portuguesa de Turismo Rural. Local: Hotel Santa Margarida, em Oleiros.

20 de junhoNight Run (Caminhada Noturna) promovida pelo setor de Desporto do Município de Oleiros. Local da concentração: Jardim Municipal de Oleiros (21H).

21 de junho – Marchas Populares 2014 promovidas pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros. Local: Envolvente dos Paços do Concelho (em frente ao edifício da Segurança Social) (21H30).

21 de junho – Santos Populares promovidos pela Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira com atuação do artista Rui Gaio. Local: Envolvente dos Paços do Concelho (em frente ao edifício da Segurança Social) (23H).

 

 

 

22 de junho – 6.º Passeio de motorizadas promovido pelo Grupo Desportivo Maltez do Mosteiro (GMDM). Local: Mosteiro.

 

 

 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 | 441 | 442 | 443 | 444 | 445 | 446 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt