Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9504154

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Já é conhecido o programa da Feira Quinhentista

Por Município de Oleiros em 21 de Maio de 2013

Já é conhecido o programa da Feira Quinhentista

 
 Programa

31 de maio, sexta-feira

20h00 – O Arauto lê a postura que decreta 3 dias de festa e Feira para comemorar os 500 anos do Foral de Oleiros, anunciando ao mesmo tempo a entrada régia nos dias seguintes.

21h00 – Banquete ao ar livre.

22h00 – Arraial, danças à desgarrada e espetáculo de malabares de fogo sobre o Milagre das Rosas. Danças Mouras.

1 de junho, sábado

14h00 – Abertura da Feira – Mercadores e artesãos iniciam as suas atividades.

15h00 – Cortejo Régio pelas ruas do burgo e Bênção da Feira pela entidade religiosa. Convocatória dos homens bons do concelho para a redação do Foral. Animação no terreiro – Danças Renascentistas. Apresentação de escudeiros de linhagem e adubamento de novos cavaleiros. Justa de cortesia entre os notáveis cavaleiros. Jogos tradicionais infantis.

16h00 – Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros com palestra pelo dr. Leonel Azevedo (Auditório da Casa da Cultura de Oleiros).

17h00 – Torneio de Armas Apeado na Liça por amor de uma donzela desvalida.

18h00 – Visita do Almotacem e do Meirinho à Feira e aferição dos pesos e medidas nos tendeiros, almocreves e carroças de bufarinheiros.

20h00 – Um grupos de judeus sefarditas, recém-chegados de Espanha, apresentam-se a El-Rei e rogam-lhe proteção. Dois mouriscos suplicam ao Rei pelas suas vidas.

21h00 – Eucaristia.

22h00 – Rapto das freiras samaritanas por uma mesnada castelhana e o seu resgate pela milícia da Vila.

23h00 – Irrompem no terreiro saltimbancos e histriões. Ao som das gaitas de foles e dos pandeiros, baila o povo folgazão.

24h00 – Encerramento da Feira.

2 de junho, domingo

14h00 – Abertura do arraial e arruada pelas ruas do burgo. Visita do Meirinho e mesteirais. Comeres e beberes nas tabernas e casas de pasto.

15h00 – Cortejo Régio pelas ruas do burgo. Leitura e teatralização da carta de Foral.

17h00 – Torneio de Armas a Cavalo na Liça para adubamento de cavaleiros.

18h00 – Danças e folias com saltimbancos e menestréis.

20h00 – Jogos tradicionais e comeres e beberes nas locandas do mercado.

21h00 – Toque a rebate no terreiro. Ataque de uma horda de salteadores esfaimados. Julgamento e execução em praça pública dos salteadores capturados, seguindo-se um Auto de Fé de heréticos e contumazes.

22h00 – Encerramento da Feira.

*Evento integrado nas comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Oleiros

Ler mais

5.º Encontro Nacional de Caravanismo em Oleiros

Por Município de Oleiros em 21 de Maio de 2013

5.º Encontro Nacional de Caravanismo em Oleiros

De 7 a 10 de junho, o Camping Oleiros acolhe o 5.º Encontro Nacional de Caravanismo, numa iniciativa conjunta com a associação Caravanismo Portugal. O programa de atividades já esta definido e envolve caminhadas, uma aula de yoga e a melhor gastronomia. Os participantes irão assim desfrutar de um espaço bastante agradável para descanso e lazer, situado nas imediações da galardoada praia fluvial de Açude do Pinto. Situado numa zona deslumbrante, onde o sussurrar de águas cristalinas inspira a tranquilidade, este é, sem dúvida, o lugar perfeito para passar uns dias de bem-estar. Veja toda a informação em www.campingoleiros.com.

Recorde-se que Oleiros possui uma Área de Serviço para Autocaravanas (ASA), situada em plena vila de Oleiros, junto ao Centro de Saúde e Quartel da GNR. Esta infraestrutura vem assim apoiar os autocaravanistas que se desloquem até Oleiros, ao mesmo tempo que coloca Oleiros no mapa europeu das localidades amigas e divulgadas por autocaravanistas. Esta está equipada com sistema de abastecimento de água potável a viaturas, de depósito de lixo e de descarga de águas sabonetadas e esgotos para a rede pública de esgotos. Sendo o Autocaravanismo a expressão moderna do turismo itinerante e de natureza, bastante em voga atualmente, Oleiros coloca-se uma vez mais na vanguarda das mais variadas modalidades de turismo.

Ler mais

Contagem decrescente para a Feira Quinhentista

Por Município de Oleiros em 21 de Maio de 2013

Contagem decrescente para a Feira Quinhentista

Gosta de se divertir?
Interessa-se pela história da sua região?
Então, à Feira Quinhentista deve vir.
Em Oleiros é que está a diversão!

 

·      No fim de semana de 31 de maio, 1 e 2 de junho. Junto ao largo da Igreja Matriz.

 

Ler mais

Freguesia da Madeirã com potencial turístico de qualidade

Por Município de Oleiros em 21 de Maio de 2013

Freguesia da Madeirã com potencial turístico de qualidade

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Vanessa Ferreira, realizou-se nos passados dias 4 e 5 de Maio a iniciativa – “Dinamização turística da aldeia da Madeirã”, atividade organizada pela aluna do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã.

Com o objetivo de promover a aldeia e os recursos existentes, os participantes visitaram no 1º dia o património religioso, do qual se destaca a Capela do Senhor Jesus – Vale Tenreiro, a Casa Paroquial e a Igreja Matriz e o património industrial, como é o caso da empresa SILVAPA. Após um almoço reforçado no centro da aldeia, seguiram-se diversas atividades, entre as quais se realça a aprendizagem no manuseio da lã, uma visita às miniaturas rurais localizadas no Jardim da povoação, sendo que no final do dia os participantes usufruíram de um jantar e de uma agradável estadia na Casa de Campo Vilar dos Condes, localizada na Madeirã.

O 2º dia iniciou-se com um pequeno-almoço servido ainda no Vilar dos Condes, sendo que de seguida os participantes regressaram à aldeia, onde se realizou um peddy papper, havendo uma interessante interação com a população local. Após um almoço realizado na Casa Paroquial, os participantes realizaram uma caça ao tesouro no interior da aldeia, onde além da forte componente associada ao convívio entre as pessoas da aldeia, houve ainda a descoberta dos seus pontos de interesse culturais e históricos. Esta iniciativa terminou ao final da tarde, com a realização de um churrasco aberto à população local e aos visitantes, o qual contou com a animação e atuação do Rancho Folclórico de Oleiros encantando as pessoas presentes.

Ler mais

Fim-de-semana preenchido com passeios pedestres

Por Município de Oleiros em 21 de Maio de 2013

Fim-de-semana preenchido com passeios pedestres

Fazendo jus à afición Oleirense pelo desporto de natureza, no fim-de-semana de 25 e 26 de maio, todos os caminhos levam os amantes do pedestrianismo a Oleiros, com a realização da 8.ª GeoRota do Orvalho, do 4.º passeio pedestre do Milrico (ambos no dia 25 de maio) e do passeio pedestre do Vale do Souto (dia 26 e maio).

O passeio pedestre do Vale do Souto é promovido pela ARCVASO (Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto), o 4.º passeio pedestre do Milrico é dinamizado pela Associação Grupo Desportivo e Recreativo do Milrico e a 8.ª GeoRota do Orvalho é promovida pela Junta de Freguesia local. As três iniciativas estão a ser divulgadas pela Naturtejo no âmbito do Festival da Paisagem, inserido na Semana Europeia dos Geoparques e o qual está a decorrer no território.

No que se refere à já mítica GeoRota, o programa tem início pelas 15H00 com o passeio pedestre, havendo lanche e surpresas pelo meio. Pelas 19h00 terá lugar, no Miradouro do Mosqueiro, o Jantar Medieval com teatro ao vivo a cargo da Viv´Arte. No local haverá ainda uma exposição de armaria da época constituída por elmos, escudos, coifas e cotas de aço. A animação, a cargo da companhia de teatro Viv´Arte, será uma constante e inclui música (com caixas e instrumentos de sopro), bailarina (com número de fogo, correntes e garras), grupo de espadas, apresentação de armaria da época, exercício de esgrima simples de grupo, combate apeado, combate de espadas de fogo. Para mais informações e inscrições (limitadas até 350 pessoas), contacte a Junta de Freguesia de Orvalho por e-mail (freguesiaorvalho@gmail.com / geral@jf-orvalho.pt) ou por telefone 272 746 399.

Ler mais

Pais contadores de histórias em Oleiros

Por Município de Oleiros em 20 de Maio de 2013

Pais contadores de histórias em Oleiros

No dia 19 de maio, estiveram no Auditório da Casa da Cultura muitos ‘atores’ vestidos a rigor, os quais contaram lindas histórias aos seus filhos. Toda a atividade foi preparada ‘às escondidas’, pois era surpresa para os mais pequenos. A ausência destes pais em casa ao serão, para ir aos ensaios, foi justificada por “idas a reuniões de trabalho”. Foi assim que pelas 15 horas de domingo, foram subindo ao palco diversas personagens de histórias infantis. Com espanto e admiração, as crianças riam e ao mesmo tempo diziam: “Olha! É a minha mãe…”.

 
A primeira dramatização (pais de alunos do Jardim de Infância de Oleiros), foi baseada na história de António Torrado “O Macaco do rabo cortado”. As personagens – macaco (Carla Lourenço), violeiro (Carlos Branquinho), Sr.ª Professora (Fátima Grade), mãe da menina (Clara Caldeira), peixeira (Célia Pereira), padeiro (Ana Luzia) e o barbeiro (Anabela Silva), deram o seu melhor e encantaram os presentes. A narradora da história foi Telma Veríssimo e a costureira a Edite Batista. No final, ao som da viola do pai Carlos Branquinho, todos entoaram a música “Olha o macaco mariola…”
 
Depois, seguiu-se outra história, escrita pelos pais dos alunos do 1º ano, que veio falar às crianças sobre o planeta terra (Susana Domingues), a lua (Alda Santos), as estrelas (Célia Pereira) e o sol (Dirce Padrão). No final, as personagens cantaram e dançaram ao som da música “Pintar com as cores do vento”, da Disney.
 
Por último, os pais dos alunos do 2º ano, quiseram alertar as crianças para questões muito importantes, relacionadas com a saúde e o bem-estar. Em cena esteve o Tomé (Anabela Silva) que ensinou sobre regras de segurança - no carro, a pé na estrada ou até de bicicleta. O semáforo dos alimentos (Cidália Graça) explicou que, tal como as cores deste sinal indicam atitudes a adotar, também na nossa alimentação, existem nutrientes que devemos ingerir mais ou menos e, por isso, há que ter atenção… Depois de falar de tanta comida, apareceram a pasta de flúor (Gina Reis) e a escova de dentes (Acácio Nascimento), porque os dentinhos devem andar sempre bem lavadinhos. No final, voltaram todos a dançar e a cantar.

Esta atividade pretendeu comemorar o Dia Internacional da Família (efeméride que se comemora a 15 de maio), tendo como objetivo reunir várias crianças e as suas famílias e de uma forma animada, ensinar, cantar e dançar. No final, concluiu-se que todos podem ser ‘Contadores de Histórias’.
 

Ler mais

Augusto de Matos volta a expor em Proença

Por Município de Oleiros em 17 de Maio de 2013

Augusto de Matos volta a expor em Proença

Vai estar patente até ao final do mês de maio, no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, a exposição "A Balada do Linho", da autoria do pintor oleirense Augusto de Matos. O autor expõe pela segunda vez naquele concelho, onde já teve patente a sua exposição "O Pão Nosso de Cada Dia", sobre a cultura do milho. A "Balada do Linho" consiste numa mostra de 18 aguarelas que ilustram o processo desde a preparação da terra até à tecelagem do linho.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt