Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10055269

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

IV GP Atletismo junta em Oleiros cerca de uma centena de atletas

Por Município de Oleiros em 30 de Abril de 2013

IV GP Atletismo junta em Oleiros cerca de uma centena de atletas

Cerca de uma centena de atletas participaram no passado domingo, dia 28 de abril, em Oleiros, no IV Grande Prémio de Atletismo “Oleiros a Correr”, organizado pelo Município de Oleiros com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco. 

Em termos individuais, a prova que envolveu desde benjamins até veteranos foi ganha, no 1º escalão (benjamins) feminino, por Andreia Morgado, da CB Abrantes, tendo Inês Garcia, Individual (Oleiros) ficado em segundo lugar. No que se refere aos atletas masculinos, José Silva ficou em primeiro lugar, seguido de Diogo Silva, ambos da casa do Benfica de Abrantes. Nos infantis femininos, Regina Luís e Beatriz Diniz, ambas do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (de Oleiros), ficaram nos dois primeiros lugares, respetivamente e no género masculino ficou em primeiro lugar Fábio Rosa (ADR Águas-Belas), seguido de João Baptista, do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (de Oleiros).

Na categoria dos iniciados, no grupo feminino, o destaque foi para Mariana Nascimento Isna SC Alvélos (Oleiros) e Diana Raimundo, da CB Abrantes. Nos atletas masculinos venceram os dois primeiros lugares Ruben Tibério, da CB Abrantes e Luís Lourenço, da ARCA. No que se refere aos juvenis, nas provas femininas, há a salientar o primeiro lugar de Tatiana Silva (CB Abrantes). Já no género masculino, José Martins, Individual, ficou em primeiro lugar.

No que se diz respeito ao escalão júnior, no género masculino, destacou-se Miguel Barroso (CDR Pereiros). Já no que se refere às atletas femininas, as vencedoras foram Soraia Antunes, da Associação Pinhal Total (Oleiros), em primeiro lugar e Susana Rosa, da CB Abrantes, em segundo lugar. O escalão sénior absoluto masculino foi ganho por Filipe Rosa (GA Fátima), tendo ficado em segundo lugar Eide Soares (EC Aviação). Já nas provas femininas, o primeiro lugar foi para Vanessa Rosa (ADR Águas-Belas), ficando Sílvia Alves (Clube Pereiros) em segundo lugar.

Por último, a categoria dos veteranos foi ganha no género feminino por Eugénia Lopes, da EC Aviação, em primeiro lugar e Raquel Guerra, Individual (Oleiros), em segundo lugar. No género masculino, o primeiro nível foi ganho por Luís Matos (GCA Donas), ficando Elísio Martins (Clube Pereiros) em segundo lugar. 

Em termos coletivos, a equipa do Clube Pereiros ficou em primeiro lugar, seguida da equipa da Associação Pinhal Total (de Oleiros), em segundo lugar e da equipa da Casa do Benfica em Abrantes, em terceiro lugar. Veja todos os resultados em
http://www.aacb.net/resultados/20130428/20130428.pdf.

Ler mais

Noite de Teatro em Oleiros

Por Município de Oleiros em 30 de Abril de 2013

Noite de Teatro em Oleiros

Perante uma plateia repleta de público, subiu ao palco no passado sábado (dia 27 de abril), no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, a peça de teatro “Mas que Crises”, a qual consistiu numa palestra que justificou a presença de figuras de relevo da cena política internacional. A peça abordou a temática da Crise em três vertentes: internacional, nacional e local, pelo que como convidados especiais para a sua realização, estiveram em Oleiros os representantes da Troika, do FMI e do Governo Local, os quais puderam ainda degustar alguns dos produtos locais deste concelho.

Esta foi uma iniciativa da Casa da Cultura de Oleiros que fez as delícias dos presentes e que resultou do empenho de um grupo de amigos, utilizadores e funcionários daquela infraestrutura. Assim, a atuação esteve a cargo de Ana Luzia Martins (“Marque do Souto”), Anabela Silva (“Angelix Mercúrio”), Andreia Ferreira (“Maria Brilhantina”), António Alves (“Segurança da Angelix Mercúrio”), Carla Lourenço (“Crista de Lagarta”), José Mendes Alves (“Zé das Póvoas”), Sara Luís (“Irmã Inocência da Purificação”), Sofia Luís (“Xin-Xona”), Telma Veríssimo (“Afrodite de Sousa”) e não esquecendo, do cão Simão (“Einstein”). 

Recorde-se que na execução desta peça houve ainda a colaboração da Professora Manuela Marques, responsável por grande parte do seu argumento e encenação, de Sónia Castanheira (cenografia e sonoplastia), de Dinis Lourenço da Silva (luz e som), da Professora Lúcia Andrade (suporte audiovisual) e de Simão Luís (logística). Para além da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros que cedeu o espaço, a iniciativa contou ainda com o apoio da Pirotecnia Oleirense na disponibilização de alguns efeitos pirotécnicos.

No final, o público aplaudiu de pé o empenho e o talento dos intervenientes, os quais demonstraram, uma vez mais, que o Teatro pode ser um veículo importante de cultura e animação, mobilizando a população numa noite de sábado.

Ler mais

Apresentação de livro em Oleiros

Por Município de Oleiros em 29 de Abril de 2013

Apresentação de livro em Oleiros

No âmbito das comemorações do 25 de abril em Oleiros, uma data em que se celebra a liberdade de expressão, oral e escrita, o município de Oleiros assinalou a efeméride com a apresentação do livro “Ao sabor dos dias de Pinheiral Bravo”, da autoria de Fátima Fidalgo. A sessão realizou-se no próprio dia 25 de abril, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros e apresentou um romance descritivo, no qual o espaço físico, os cheiros, os sabores e as vivências de Oleiros de outrora assumem especial destaque. Recorde-se que durante a sua infância, a autora residiu dois anos nesta vila, terra onde possui ligações familiares e que a marcou muito positivamente, descrevendo-a com recurso ao seu imaginário infantil e pela mão de personagens ficcionadas.

Ler mais

Aprovado Plano Operacional Municipal Contra Incêndios

Por Município de Oleiros em 29 de Abril de 2013

Aprovado Plano Operacional Municipal Contra Incêndios

Após a aprovação no início do presente ano do Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios (PMDFCI) de Oleiros, com uma vigência de 5 anos, foi agora aprovado, no passado dia 18 de abril, também por unanimidade e em sede de Comissão DFCI, o Plano Operacional Municipal (POM) para 2013. Este documento elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, visa a preparação e planificação anual de todas as operações envolvidas na defesa da floresta contra incêndios durante o período crítico.

Na ocasião, para além da apresentação e aprovação do documento, teve ainda lugar o briefing semanal do Centro de Coordenação Operacional Distrital (CCOD), pelo seu comandante Rui Esteves. Seguiram-se as intervenções dos responsáveis distritais pelos três pilares do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O 1.º Pilar, o da Prevenção Estrutural, foi apresentado pelo Eng. Joaquim Proença, do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas), seguindo-se a intervenção do Major Brito da GNR, com o 2.º Pilar do Sistema, o da Prevenção Operacional. Finalmente, o 3.º Pilar, relativo ao Combate, esteve a cargo do Comandante Rui Esteves, da ANPC.

Esta reunião revelou-se muito produtiva, havendo espaço para o debate de ideias entre todos os presentes. No final, concluiu-se que “sem prevenção haverá sempre incêndios florestais” e que “é na união e perfeita coordenação entre as entidades DFCI envolvidas, através de um ataque célere e eficaz, que se poderá colmatar a problemática dos incêndios florestais (…) só assim se consegue evitar que uma simples ocorrência se converta num incêndio de grandes proporções”.

Ler mais

VIII Mostra de Sopas Tradicionais do Mosteiro no próximo domingo

Por Município de Oleiros em 29 de Abril de 2013

VIII Mostra de Sopas Tradicionais do Mosteiro no próximo domingo

É já no próximo domingo (dia 5 de maio) que terá lugar a muito afamada Mostra de Sopas Tradicionais promovida pelo Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro. O almoço-convívio está agendado para as 12h30 e pelas 13h00 está prevista a abertura ao público das tasquinhas com a participação garantida de 4 restaurantes com uma mostra de 18 sopas tradicionais. Pelas 14h00 inicia-se a Tarde de Folclore, com a participação de 3 ranchos floclóricos, seguindo-se pelas 16h00 o 6.º Festival de Acordeões. A entrada nesta iniciativa, onde não faltarão o folclore e a cultura popular é gratuita. 

Ler mais

Pés, Cabeça e Estômago IV

Por Município de Oleiros em 29 de Abril de 2013

A Associação Recreativa “Amigos da Cardosa” (ARAC) leva a efeito, no próximo dia 4 de maio, o seu convívio anual intitulado “Pés, Cabeça e Estômago IV”, aberto à população. O programa é bastante aliciante e tem início pelas 9:00h com um passeio pedestre (“Pés”) que pretende privilegiar dois aspetos: a paisagem natural e o património histórico, atravessando a aldeia da Cardosa e contemplando a visita às ruinas do lagar de azeite do princípio do século XX e de um moinho de água da mesma altura. Parte deste passeio atravessa a magnífica paisagem natural do Moradal e da ribeira da Magueija. 

A segunda parte deste convívio tem início às 13:00h com a inauguração de uma exposição de fotografia cujo tema são as aves oriundas da região (“Cabeça”*). O almoço de convívio está marcado para as 13:15h (Estômago”) e pelas 17:00h ocorrerá o lançamento dos números 4 e 5 do boletim cultural “Cardo”*.

Ler mais

GeoRota do Orvalho no próximo dia 25 de maio

Por Município de Oleiros em 19 de Abril de 2013

GeoRota do Orvalho no próximo dia 25 de maio

Está agendada para o próximo dia 25 de maio a oitava edição do já mítico passeio pedestre promovido pela Junta de Freguesia do Orvalho, a GeoRota do Orvalho. Inserida na Semana Europeia dos Geoparques e no Festival da Paisagem, este é um evento que conta com o apoio do Município de Oleiros e da Naturtejo.

O programa tem início com o passeio pedestre, pelas 15:00h, havendo lanche e surpresas pelo meio. Pelas 19h00 terá lugar, no Miradouro do Mosqueiro, o Jantar Medieval com teatro ao vivo a cargo da Viv´Arte. No local, haverá ainda uma exposição de armaria da época constituída por elmos, escudos, coifas e cotas de aço. A animação, a cargo da companhia de teatro Viv´Arte, será uma constante e inclui música (com caixas e instrumentos de sopro), bailarina (com número de fogo, correntes e garras), grupo de espadas, apresentação de armaria da época, exercício de esgrima simples de grupo, combate apeado, combate de espadas de fogo.

Para mais informações e inscrições (limitadas até 350 pessoas), contacte a Junta de Freguesia de Orvalho por e-mail (
freguesiaorvalho@gmail.com / geral@jf-orvalho.pt) ou por telefone 272 746 399.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt