Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9918096

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Fim-de-semana preenchido no Roqueiro

Por Município de Oleiros em 19 de Fevereiro de 2013

Fim-de-semana preenchido no Roqueiro

Realizou-se no passado sábado, dia 16 de fevereiro, a tradicional Matança do Porco promovida pelo Grupo Desportivo e Recreativo “União do Roqueiro”. No dia seguinte, foi a vez da Assembleia Geral daquela associação. Com a realização dos dois acontecimentos, muitos foram os que regressaram à sua terra natal e se juntaram aos residentes e amigos do Roqueiro, numa reunião de confraternização entre amigos.

Na matança do porco à moda antiga esteve presente um grande número de participantes, o qual excedeu em muito  as expectativas daquela associação, pelo que instalações da ampliada sede se mostraram pequenas para acolher o acontecimento. Já no domingo, na assembleia da associação (desta vez aberta a todo o povo) aprovaram-se as contas do ano de 2012, foram dadas informações sobre o trabalho desenvolvido em assuntos de interesse geral do Roqueiro e foram dadas e discutidas algumas sugestões para resolução dos mesmos.

Ler mais

Município de Oleiros promove pacote turístico em feiras da especialidade

Por Município de Oleiros em 15 de Fevereiro de 2013

Município de Oleiros promove pacote turístico em feiras da especialidade

O município de Oleiros irá promover, uma vez mais, o seu pacote turístico Rota das Montanhas. Desta vez será a Bolsa de Turismo de Lisboa o espaço eleito para a sua divulgação. Sob o lema “A evasão da rotina”, este pressupõe uma estadia no concelho de Oleiros de dois dias, duas noites, pretendendo que os turistas desfrutem ao máximo de um amplo e genuíno território com cerca 500 Km2, envolvido pelas míticas montanhas onde no séc. XVI nasceu o “escalador dos Himalaias e descobridor do Tibete” Padre António de Andrade.
 
Os turistas que pretendam realizar esta Rota, terão como suporte um mapa onde é sugerido um percurso viário pelo concelho e pelos seus 33 pontos de interesse, entre monumentos históricos e naturais, praias fluviais, manchas florestais, aldeias típicas e em xisto, locais de artesanato ao vivo, miradouros, parques de merendas e percursos pedestres de pequena e grande rota. Para além da sugestão dos oito empreendimentos turísticos de alojamento existentes no concelho, a gastronomia e os produtos típicos de montanha não são esquecidos, havendo ainda informação sobre os restaurantes e oficinas de artesanato do concelho.

O pacote turístico “Rota das Montanhas” resulta de um roteiro idealizado em articulação com o Geopark Naturtejo, numa estratégia que visa promover a cultura de montanha do território e ao mesmo tempo, captar fluxos turísticos interessantes e geradores de riqueza para a região. A ideia passa por atrair novos públicos, nomeadamente os adeptos do montanhismo e da evasão da rotina, assim como diversos operadores turísticos que pretendam desvendar novas vertentes do turismo de montanha.

Ler mais

Concelho de Oleiros representado na 25.ª edição da BTL

Por Município de Oleiros em 15 de Fevereiro de 2013

Concelho de Oleiros representado na 25.ª edição da BTL

O concelho de Oleiros volta a estar representado nas maiores feiras internacionais de turismo e desta vez, depois da sua participação na FITUR em Madrid, volta a apresentar-se conjuntamente com os municípios de Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, desta feita na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 27 de fevereiro a 3 de março. Ano após ano, depois de 24 edições, a BTL continua a ser o espaço de eleição para os profissionais ligados à área do Turismo, funcionado como o grande barómetro do mercado. 

Os 5 municípios do Pinhal são agora apresentados ao público nacional, para além do público internacional no stand da Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior. Este tem uma conceção inovadora e atraente subordinada ao tema “5 Concelhos, 5 Sentidos” e naquele local será feita a apresentação de vídeos e de material promocional dos vários empreendimentos existentes, para além da degustação de produtos gastronómicos da região e da oferta de merchandising produzido para o efeito. Recorde-se que a presença dos concelhos do Pinhal em Espanha foi um sucesso e representou uma aposta ganha na afirmação do território.

Ler mais

6.º Passeio turístico TT Pinhal Total dia 23 de fevereiro

Por Município de Oleiros em 14 de Fevereiro de 2013

6.º Passeio turístico TT Pinhal Total dia 23 de fevereiro

Realiza-se no próximo dia 23 de fevereiro, em Oleiros, a sexta edição do passeio turístico de todo-o-terreno promovido pela associação Pinhal Total. Este ano o tema será alusivo à celebração de 2013 – Ano Internacional para a Cooperação pela Água, ou não derivasse etimologicamente o nome Oleiros, muito provavelmente, de “olleiros”, “olheiros” ou “olhos d´água”. Os interessados em obter mais informações sobre o passeio, deverão consultar o site da associação em www.pinhaltotal.com.

Ler mais

Município de Oleiros disponibiliza instalações para unidade industrial

Por Município de Oleiros em 13 de Fevereiro de 2013

Município de Oleiros disponibiliza instalações para unidade industrial

O município de Oleiros encontra-se disponível para ceder gratuitamente as instalações existentes num dos lotes implantado numa das suas Zonas Industriais. A iniciativa pretende estimular o investimento no concelho, fomentando a criação de postos de trabalho e a geração de novos produtos, assim como a valorização do seu tecido empresarial. O município informa os interessados que a atribuição desta infraestrutura só será efetuada após a análise criteriosa das mais-valias que a nova empresa possa trazer para o concelho, nomeadamente em termos de volume de emprego criado e período de permanência, numa lógica de servir o interesse público. O lote em questão (Número 10) insere-se no Plano de Pormenor da Zona Industrial de Alverca, sita na entrada Este da vila de Oleiros, possuindo uma área total de 7.101,31 m2 que inclui um pavilhão industrial com dois pisos, com uma área de implantação de 1.925,50 m2 e uma área de construção total de 2.204,84 m2.

As instalações encontram-se em perfeitas condições para a implementação imediata de uma nova unidade industrial e compreendem diversas valências tais como uma ampla zona fabril, armazéns, refeitório totalmente equipado, escritórios, instalações sanitárias, vestiários e parque de estacionamento. Do ponto de vista das suas infraestruturas, o pavilhão está apetrechado com rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas, rede elétrica de Média Tensão (com PT exclusivo do lote), rede de gás com depósito de 22,03 m3 e dispõe de sistema de climatização em toda a sua área.

A medida em causa segue a estratégia deste município que compreende o apoio aos empresários locais, o estímulo ao investimento e à criação de emprego, motivos pelos quais as instalações em causa foram recentemente ampliadas e requalificadas por parte da autarquia. Esta é uma prioridade que se reflete também noutras medidas implementadas, como a ausência de pagamento de derrama ou a tarifa da água – uma das mais baixas do país. Como pontos fortes deste concelho para a captação de novos investimentos, refira-se o empreendedorismo do tecido empresarial já existente, com a possibilidade de criação de economias de escala competitivas; a produtividade da sua mão-de-obra, geradora de um produto de qualidade reconhecida; a identidade diferenciadora do território; a melhoria de algumas acessibilidades importantes ou a proximidade com o mercado espanhol, entre outros.
 

Ler mais

Quintais nas Praças do Pinhal em Oleiros consolida sucesso da iniciativa

Por Município de Oleiros em 12 de Fevereiro de 2013

Quintais nas Praças do Pinhal em Oleiros consolida sucesso da iniciativa

A primeira feira de Oleiros dos Quintais nas Praças do Pinhal, realizada no passado dia 10 de fevereiro (domingo), revelou-se um enorme sucesso, tendo registado um aumento significativo de participantes e a afluência de muito público, a quem nem o mau tempo que se fazia sentir demoveu da sua intenção de vir até esta vila do Pinhal visitar um novo paradigma de mercado e porventura, uma das mais badaladas feiras tradicionais da atualidade. Pelo recinto passaram muitas centenas de pessoas que levaram para casa os produtos mais frescos e naturais provenientes dos quintais da região.

Com a participação de cerca de 65 produtores, a mostra ganhou pela diversidade e vontade de afirmar um território dotado de iguarias genuínas. As tradições culturais também tiveram o seu destaque, com a presença de artesanato e animação musical, dois argumentos que fizeram as delícias dos presentes. Pelo palco da feira, houve assim lugar para uma mostra de folclore, bandas filarmónicas, concertinas e grupos de cantares oriundos dos cinco concelhos (Oleiros, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei) que integram este projeto intermunicipal tutelado pela Pinhal Maior.

Quase a terminar a primeira ronda pelo território, esta é uma iniciativa que veio para ficar e simultaneamente, uma aposta ganha por todos. Recorde-se que o projeto pretende estimular a atividade agrícola, através do aproveitamento e escoamento dos seus excedentes, dando novas respostas às populações, potenciando a criação de novas dinâmicas geradoras de riqueza no território e fomentando uma imagem positiva de toda a região. Paralelamente a este conceito, consolida-se uma marca global de prestígio e potencia-se a criação de fluxos turísticos importantes para toda a região.

 

Ler mais

Em Oleiros cultivou-se a tradição carnavalesca com muita folia

Por Município de Oleiros em 11 de Fevereiro de 2013

Em Oleiros cultivou-se a tradição carnavalesca com muita folia

Realizou-se no passado dia 10 de fevereiro, domingo, o já habitual Desfile de Carnaval do município. Apesar do mau tempo que se fazia sentir, nem a chuva nem o frio desmobilizaram a resistência de público e participantes, os quais se entregaram com entusiasmo à causa carnavalesca. Sob a temática da AgriCULTURA, em sintonia com a realização do mercado dos Quintais nas Praças do Pinhal, situado nas imediações do Jardim Municipal, os grupos participantes deram largas à imaginação e conseguiram criar momentos únicos que a todos fizeram rir, aliando tradições agrícolas, utensílios, trajes e alfaias ao imaginário de cada um e proporcionando a todos muita folia e animação. 

O empenho dos cerca de 140 participantes, num total de oito grupos ("A bicharada das hortas do Pinhal" - Casa da Cultura de Oleiros, Associação Recreativa e Cultural do Vale do Souto – ARCVASO, Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho - GAIO, Grupo Promotor da Cultura e Desporto da Foz do Giraldo - GPCDFG, Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro - GMDM, "Os Agricultores da Farra" - do Roqueirinho, Pinhal Total e "A Quinta do Fogueteiro" - Pirotecnia Oleirense) deu origem a um corso muito peculiar e do agrado da assistência. Num dia repleto de acontecimentos, quem foi a Oleiros não deu por mal empregue o seu tempo e assim se "cultivou", uma vez mais, a tradição carnavalesca em Oleiros.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt