Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9616718

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Mega aula de Hidroginástica gratuita

Por Município de Oleiros em 15 de Novembro de 2012

Mega aula de Hidroginástica gratuita

Dia 21 de novembro

Pelas 19 Horas

Não falte!

Ler mais

Quintais na praça com elevada adesão

Por Município de Oleiros em 13 de Novembro de 2012

Quintais na praça com elevada adesão

De saco cheio de compras ao ombro, Paula Rodrigues, de 38 anos, mostra o resultado da sua visita ao primeiro mercado do projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal. “Vim comprar castanhas para um magusto e acabei por me abastecer de legumes e frutas. Gostei muito do espaço e da animação”, comentou. Realizado na Alameda da Carvalha, na Sertã, o primeiro mercado ficou marcado pela elevada adesão, com muitos dos 44 produtores e artesãos participantes a escoarem a maior parte dos produtos. O próximo realiza-se em Mação, a 9 de dezembro.
 
Promovido pela Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o projeto conta com apoio do Proder e irá promover mercados mensais, com vista ao escoamento de produtos excedentes de pequenas produções. Além de hortofrutícolas, é dado espaço a alimentos transformados e ao artesanato da região. A elevada afluência obrigou a manter o recinto aberto após a hora prevista de encerramento – a desmontagem iniciou-se apenas às 18 horas.
 
Os mercados irão realizar-se ao segundo fim de semana de cada mês, sempre com animação associada. Nesta primeira feira, passaram pelo palco Os Tambores de Casal da Madalena, um acordeonista de Proença-a-Nova, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, o Grupo de Cantares do Grupo Cultural “Os Maçaenses”, o Grupo de Concertinas da Sertã, a Villa d’el Rei Tuna e o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim.

A Pinhal Maior congratula-se com o êxito do primeiro mercado e destaca “o contributo para a valorização dos produtos locais”. Depois de Mação, as próximas feiras irão realizar-se em Proença-a-Nova (13 de janeiro), Oleiros (10 de fevereiro) e Vila de Rei (10 de março), prosseguindo depois o sistema de rotatividade.
 
Os produtores interessados em aderir poderão inscrever-se para os próximos mercados. Toda a informação sobre o modelo de funcionamento é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.
 

Ler mais

Teresa Garcia Afonso expõe na Junta de Freguesia de Oleiros

Por Município de Oleiros em 13 de Novembro de 2012

Teresa Garcia Afonso expõe na Junta de Freguesia de Oleiros

Está patente na Junta de Freguesia de Oleiros, até ao dia 30 de novembro, a exposição de pintura a óleo e acrílico da autoria de Teresa Garcia Afonso. A autora, natural de Oleiros, reside atualmente em Tomar onde exerceu a sua profissão enquanto professora do 1.º ciclo naquele concelho. Recorde-se que a autora já havia exposto os seus trabalhos em Tomar, no âmbito de uma exposição de pintura, artes decorativas e bordados, promovida pelos alunos da Universidade Sénior de Tomar e a qual teve lugar nas instalações daquela universidade, sitas no antigo Colégio D. Nuno Álvares.

Ler mais

Agricultura do Pinhal ao seu melhor nível

Por Município de Oleiros em 09 de Novembro de 2012

Agricultura do Pinhal ao seu melhor nível

Cerca de 50 produtores, com produtos variados que incluem hortofrutícolas mas também alimentos transformados, participaram no primeiro mercado do projeto “Os quintais nas praças do pinhal”. Promovido pela Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o projeto irá promover mercados mensais. O primeiro realizou-se na Sertã, na Alameda da Carvalha, no passado sábado (dia 10 de novembro). Provenientes do concelho de Oleiros estiveram dois produtores Alfredo Antão, da freguesia de Álvaro e a empresa Silvapa, da freguesia da Madeirã. O evento foi um sucesso e promete revolucionar mentalidade “contornando a crise e ajudando os pequenos produtores a escoar os seus produtos, tendo mais um recurso financeiro. Apesar de ter existido uma grande adesão dos vendedores, é também necessária a presença de compradores e será esse fator a ditar o sucesso desta iniciativa".

Variedade e cor sobre as bancadas, com produtos frescos, artesanato, enchidos e outros transformados: o primeiro mercado do projeto revelou-se um êxito e para além dos expositores com produtos para venda, houve ainda dois espaços com demonstrações vivas de confeção de medronho em alambique tradicional e de pão em forno de lenha. A maior fatia de vendedores – 30 – levou à primeira feira produtos hortícolas e frutas da época mas houve ainda nove participantes que comercializaram produtos transformados, como compotas, licores, maranho, bucho e outros enchidos. Há ainda sete bancas reservadas a artesanato.

As datas dos próximos mercados já estão definidas e serão sempre ao segundo fim de semana de cada mês - ao domingo (na Sertã, excecionalmente ao sábado devido à ocorrência do mercado de Pedrógão Pequeno aos domingos). Mação (9 de dezembro), Proença-a-Nova (13 de janeiro), Oleiros (10 de fevereiro) e Vila de Rei (10 de março) serão os concelhos seguintes, prosseguindo depois o sistema de rotatividade. Em cada mercado haverá animação de rua e divulgação alargada e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Qualquer produtor interessado em aderir poderá inscrever-se para os próximos mercados. Toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.

 

Ler mais

Concelho de Oleiros novamente na RTP

Por Município de Oleiros em 09 de Novembro de 2012

Concelho de Oleiros novamente na RTP

Veja aqui o programa

http://www.rtp.pt/programa/tv/p15159/c98313

Ler mais

Mercado de produtos locais com 46 participantes

Por Município de Oleiros em 07 de Novembro de 2012

Mercado de produtos locais com 46 participantes

Projeto envolve cinco concelhos e contempla mercados mensais

Um total de 46 produtores, com produtos variados que incluem hortofrutícolas mas também alimentos transformados, vão participar no primeiro mercado do projeto “Os quintais nas praças do pinhal”. Promovido pela Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o projeto irá promover mercados mensais. O primeiro realiza-se na Sertã, na Alameda da Carvalha, no próximo sábado.

Além dos expositores com produtos para venda, haverá ainda dois espaços com demonstrações vivas de confeção de medronho em alambique tradicional e de pão em forno de lenha. A maior fatia de vendedores – 30 – levará à primeira feira produtos hortícolas e frutas da época. Nove participantes irão comercializar produtos transformados, como compotas, licores, maranho, bucho e outros enchidos. Há ainda sete bancas reservadas a artesanato.

As datas dos próximos mercados já estão definidas e serão sempre ao segundo fim de semana de cada mês. Mação (9 de dezembro), Proença-a-Nova (13 de janeiro), Oleiros (10 de fevereiro) e Vila de Rei (10 de março) serão os concelhos seguintes, prosseguindo depois o sistema de rotatividade. Em cada feira haverá animação de rua e divulgação alargada e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Qualquer produtor interessado em aderir poderá inscrever-se para os próximos mercados. Toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.

 

Ler mais

Rotas do Medronho e da Castanha atraem 250 participantes

Por Município de Oleiros em 05 de Novembro de 2012

Rotas do Medronho e da Castanha atraem 250 participantes

O último dia da Mostra do Medronho e da Castanha, 4 de novembro, ficou reservado para o desporto de natureza. Passava pouco das 9 horas da manhã, quando os 150 betetistas participantes na maratona de BTT “Rota do Medronho” arrancaram da Praça do Município a pedalar com destino às serrarias de Oleiros, onde o aroma a medronho marcava o circuito. Como alternativa, os participantes podiam escolher um de três percursos com 10, 25 e 50 km. Com a chancela da Pinhal Total, esta foi uma atividade que revelou uma vez mais que em Oleiros se podem acolher eventos de grande envergadura.

Meia hora depois da partida dos ciclistas, dava-se início à Caminhada “Rota da Castanha”, uma atividade promovida pelas Piscinas Municipais de Oleiros que atraiu cerca de uma centena de participantes. Entre eles destacam-se o do grupo de montanhismo dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, composto por 35 participantes e o grupo do curso profissional de técnico de turismo do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei constituído por 24 elementos, os quais percorreram soutos e açudes que marcavam cenários absolutamente idílicos.

Num dia perfeito para a prática do desporto, com o tempo a ajudar, estes foram dois eventos realizados com sucesso, reunindo as duas atividades um total de 250 participantes, muitos destes oriundos dos mais variados destinos. As rotas traçadas não deixaram ninguém indiferente às belezas naturais que iam sendo percorridas e a um saber-receber ancestral que distingue Oleiros de outras paragens.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt