Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9616756

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Venha ao teatro com a VI Mostra do Medronho e da Castanha

Por Município de Oleiros em 29 de Outubro de 2012

Venha ao teatro com a VI Mostra do Medronho e da Castanha

A sexta edição da Mostra do Medronho e da Castanha, cujo programa já se encontra disponível, contempla uma sessão de teatro, no dia 2 de novembro (sexta feira) destinada ao público em geral, de todas as idades.  Com início marcado para as 16H30, no recinto da Mostra de Produtos Locais, a sessão de teatro “Eu sou o medronho e tu és a castanha”, promovida pela Casa da Cultura de Oleiros, associa-se assim à celebração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional, o qual se comemora até ao final de 2012 e alerta para o contributo positivo da solidariedade entre todos em prol do bem-estar e progresso da sociedade.

Em simultâneo no local, estarão a decorrer alguns diretos para o programa da RTP "Portugal no Coração", apresentado diariamente por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião. Com esta emissão a partir de Oleiros, pretende-se dar a conhecer o que de melhor o país tem para oferecer, das pessoas à gastronomia, indo até a curiosidades que tornam únicas as terras de xisto do Pinhal.

 

Ler mais

Conheça aqui o programa da VI Mostra do Medronho e da Castanha

Por Município de Oleiros em 29 de Outubro de 2012

Conheça aqui o programa da VI Mostra do Medronho e da Castanha

Conheça o programa da VI Mostra do Medronho e da Castanha

Programa:

1 de novembro (quinta-feira)
Feira Anual dos Santos
09H30 – Inauguração da VI Mostra do Medronho e da Castanha com uma arruada dos Bombos da Cardosa pelas ruas da vila, percorrendo as Montras Engalanadas do comércio local;
10H00 – Abertura da Mostra de Produtos Locais;
10H00 – 12H30 Atuação do acordeonista Abílio Alves;
14H00 – Atuação do acordeonista Abílio Alves;
16H30 - Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e apresentação pública do DVD “Raízes da nossa Terra”;
18H00 - Atuação do acordeonista Abílio Alves;
20H30 - Atuação do acordeonista Abílio Alves;
21H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

2 de novembro (sexta-feira)
Emissões em direto para o programa da RTP 1 “Portugal no Coração”
15H00 – Abertura da Mostra de Produtos Locais;
15H00 – Início da atuação do acordeonista Carlos Agostinho;
15H30 – Início da emissão de diretos do programa “Portugal no Coração”;
16H30 - Peça de teatro “Eu sou o medronho e tu és a castanha” promovida pela Casa da Cultura de Oleiros – Hora do Conto Infantil e Sénior – integrada no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo entre Gerações;
17H30 - Atuação do acordeonista Carlos Agostinho;
20H30 - Atuação do acordeonista Carlos Agostinho;
22H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

3 de novembro (sábado)
10H00 – Abertura da Mostra de Produtos Locais;
10H00 – Início da atuação do acordeonista José Frade;
12H00 – VI Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
15H00 – Atuação do acordeonista José Frade;
19H00 – V Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
20H00 - Atuação do acordeonista José Frade;
22H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

4 de novembro (domingo)
09H00 - VI Maratona de BTT “Rota do Medronho” organizada pela Associação Pinhal Total e Município de Oleiros;
09H30 – II Caminhada “Rota da Castanha” organizada pelo Gabinete de Desporto do Município de Oleiros;
10H00 - Abertura da Mostra de Produtos Locais;
12H00 – VI Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
14H00 – Início da atuação do acordeonista Tiago Silva;
15H00 – Atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Oleirense, contemplando o 118.º aniversário da colectividade;
17H00 – Atuação do acordeonista Tiago Silva;
19H00 – VI Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha nos restaurantes aderentes;
20H00 - Atuação do acordeonista Tiago Silva;
21H00 – Encerramento da Mostra de Produtos Locais.

Ler mais

Dia da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, no passado fim-de-semana

Por Município de Oleiros em 26 de Outubro de 2012

Dia da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, no passado fim-de-semana

Realizou-se nos passados dias 19 e 20 de outubro, pelo terceiro ano consecutivo, desta vez em Proença-a-Nova, a celebração do Dia da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (CIMPIS). A sessão oficial de abertura das comemorações teve início no dia 19 de outubro e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio. Aproveitando a ocasião, os autarcas aproveitaram para voltar a atenção de todos em torno da reorganização das NUTS III, alertando para que na base desse estudo não sejam os critérios demográficos os únicos tidos em conta.

José Santos Marques, presidente da CIMPIS e da Câmara Municipal de Oleiros, criticou a proposta de reorganização feita a "régua e esquadro", a qual estabelece como critérios a agregação um número mínimo de cinco concelhos e de 90 mil habitantes. "A referida proposta esquece factores mais importantes, como a coesão territorial, laços e tradições culturais, proximidades administrativas e políticas, orografia e esforço financeiro que se fez na criação das Comunidades Intermunicipais", alertou o autarca reforçando ainda que "não nos deveria ser imposto um modelo que não é possível que seja adaptado ao nosso território e população".

O secretário de Estado justificou-se dizendo que “a competitividade deve ser trabalhada no nível intermunicipal”. Paulo Júlio sustentou ainda que o desenho das NUT III será decisivo para a eficácia do próximo quadro comunitário (2014-2020) e que é necessário as sub-regiões ganharem escala. “Os planos estratégicos de desenvolvimento territorial, que pela primeira vez vão ter de ser feitos entre municípios e com as universidades e institutos politécnicos, não são virados para a infraestrutura, mas para os fatores de desenvolvimento económico e social”, recordou aquele membro do governo.
 
O programa prolongou-se no dia 20 (sábado), durante a tarde com bastante animação musical e cultural co grupos dos quatro concelhos, no parque urbano. A noite foi reservada a um festival de talentos igualmente com representantes de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei. Crianças e jovens, divididas por dois escalões etários, levaram ao palco estilos e sonoridades diversificadas, tanto na área instrumental como vocal.

Ler mais

Emissões em direto do programa Portugal no Coração na Mostra de Produtos Locais

Por Município de Oleiros em 23 de Outubro de 2012

Emissões em direto do programa Portugal no Coração na Mostra de Produtos Locais

No âmbito da realização da VI Mostra do Medronho e da Castanha, a qual decorre em Oleiros, de 1 a 4 de novembro, o programa da RTP "Portugal no Coração" irá emitir, no dia 2 de novembro, entre as 15 e as 18 horas, 3 diretos a partir da Mostra de Produtos Locais que integra o evento. Este é um programa de entretenimento, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, de 2ª a 6ª-feira, na RTP1 e também na RTP Internacional. Nesta nova temporada do programa, pretende-se olhar ainda mais para Portugal, dando a conhecer o que de melhor tem, das pessoas à gastronomia, indo até a curiosidades que tornam único o nosso país e cada terra em particular. 
 


 

Ler mais

De 1 a 4 de novembro todos os caminhos vão dar a Oleiros

Por Município de Oleiros em 22 de Outubro de 2012

De 1 a 4 de novembro todos os caminhos vão dar a Oleiros

Realiza-se de 1 a 4 de novembro, pelo sexto ano consecutivo, em Oleiros, a Mostra do Medronho e da Castanha, um evento mobilizador que tem envolvido a população na promoção de dois recursos endógenos importantes para o desenvolvimento daquele território rural. Este é um evento que reúne uma série de iniciativas tais como a afamada mostra gastronómica (nos dias 3 e 4 de novembro, em 9 restaurantes aderentes do concelho), a mostra de produtos locais (de 1 a 4 de novembro), com o mais genuíno artesanato e bastante animação.

O evento compreende ainda muitas outras atividades paralelas, como a decoração das montras da vila, a exposição de frascos de perfume de Fátima Paisana, no Posto de Turismo Municipal, ou a sessão de teatro “Eu sou o medronho e tu és a castanha”, promovida pela Casa da Cultura de Oleiros e a ter lugar no dia 2 de novembro, pelas 10 horas, no auditório da Santa Casa da Misericórdia.

Para além da cultura, haverá também muito desporto e o dia 4 de novembro está reservado à realização da 6.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho”, organizada em parceria com a Pinhal Total e a Caminhada “Rota da Castanha” promovida pelo complexo desportivo das Piscinas Municipais.

Ler mais

Rota do Medronho em BTT atrai centenas

Por Município de Oleiros em 22 de Outubro de 2012

Rota do Medronho em BTT atrai centenas

A VI Mostra do Medronho e da Castanha, promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com a Pinhal Maior e a qual vai ter lugar de 1 a 4 de novembro, em Oleiros, aposta fortemente na vertente de desporto de natureza. Assim, o dia 4 de novembro (domingo) vai ser dedicado à Maratona de BTT "Rota do Medronho", com a chancela Pinhal Total e a qual será complementada com a realização da Caminhada "Rota da Castanha", a cargo da equipa das Piscinas Municipais de Oleiros.

O ponto de encontro, pelas 8h30, será para na Praça do Município, estando o início da maratona marcado para as 9 horas e meia hora depois partem os caminheiros numa rota por terras de castanheiros.

Para os betetistas, tal como no ano passado, existem dois percursos à escolha: uma maratona com cerca de 50 km e uma mini-maratona de pouca dificuldade com cerca de 25 km e ainda uma opção de 10 Km destinada a quem se queira iniciar nesta modalidade. A inscrição é de 15 medronhos e inclui: seguro, abastecimento, carro de apoio, banho, lavagem de bicicletas, almoço bem recheado de boa iguaria regional. A organização informa que o uso de capacete é obrigatório, assim como o p
ré-pagamento da inscrição, a qual pode ser efetuada através do website www.pinhaltotal.com ou através dos números 962 692 790 | 963 098 299.


Inscrições abertas até ao dia 1 de novembro.

 

Ler mais

Ação de Sensibilização sobre Reciclagem, amanhã (dia 23) em Oleiros

Por Município de Oleiros em 22 de Outubro de 2012

Ação de Sensibilização sobre Reciclagem, amanhã (dia 23) em Oleiros

O município de Oleiros, em parceria com a VALNOR e a Junta de Freguesia de Oleiros, levam a efeito, no próximo dia 23 de outubro, pelas 18H00, no auditório da Junta de Freguesia de Oleiros, uma ação de sensibilização sobre Reciclagem. Recorde-se que sensibilizar as populações para as boas práticas ambientais é um compromisso do município de Oleiros que acredita que populações esclarecidas constituem uma mais-valia fundamental para a preservação do ambiente e da região. Desta forma, a ação intitulada “Separar para Reciclar – o futuro agradece” destina-se a toda a população.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt