Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9770779

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Município de Oleiros patrocinador das I Jornadas do Medronho

Por Município de Oleiros em 17 de Outubro de 2012

Município de Oleiros patrocinador das I Jornadas do Medronho

O Município de Oleiros patrocinou e esteve presente nas Jornadas do Medronho que tiveram lugar no passado dia 12 de outubro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, numa organização conjunta entre aquela instituição e a Associação Portuguesa de Horticultura, Universidade de Coimbra, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, DRAP Centro, CNJ e AESAC.

A iniciativa teve como finalidade: 1) juntar diferentes membros da cadeia de valor do medronheiro, desde produtores a associações, municípios e ao setor de investigação e desenvolvimento; 2) dar a conhecer a situação atual da cultura no país, desde a investigação em curso, passando pelos sistemas de financiamento (incentivos no âmbito do PRODER) até às diferentes aplicações (tais como: aguardente, licores, compotas, cosmética, fruto para consumo em fresco, mel e arranjos florais) e 3) estabelecer pontes para futuros projetos de cooperação e investigação, bem como dinamizar a transferência de tecnologia entre os diferentes parceiros, com o objetivo de produzir melhor, diversificar os produtos e produzir produtos de qualidade.

Contabilizaram-se 164 participações que incluíram produtores, membros das Confrarias do Medronho (Monchiqueiros e de Tábua), técnicos dos municípios da Região Centro (onde Oleiros se fez representar com uma delegação), elementos das associações de produtores florestais e representantes do setor de investigação na área do medronho a nível nacional. Estiveram ainda presentes jornalistas de várias publicações, entre as quais revistas de âmbito técnico e científico.

Ler mais

Mostra do Medronho e da Castanha aposta no desporto de natureza

Por Município de Oleiros em 17 de Outubro de 2012

Mostra do Medronho e da Castanha aposta no desporto de natureza

A VI Mostra do Medronho e da Castanha, promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com a Pinhal Maior e a qual vai ter lugar de 1 a 4 de novembro, em Oleiros, aposta fortemente na vertente de desporto de natureza. Assim, o dia 4 de novembro (domingo) vai ser dedicado à Maratona de BTT "Rota do medronho", com a chancela Pinhal Total e à realização da Caminhada "Rota da Castanha", a cargo da equipa das Piscinas Municipais de Oleiros.

O ponto de encontro para os participantes nas duas modalidades é o mesmo: a Praça do Município. A Rota do Medronho em BTT tem o seu início marcado para as 9 horas e meia hora depois partem os caminheiros numa rota por terras de castanheiros. Esta é uma atividade que pode ser realizada gratuitamente por qualquer pessoa que esteja interessada (incluíndo os acompanhantes dos betetistas), sendo apenas necessário inscrever-se junto das Piscinas Municipais de Oleiros ou pelo telefone, através do número 272 681 062.

No que se refere à Rota do Medronho, tal como no ano passado, existem dois percursos à escolha: uma maratona com cerca de 50 km e uma mini-maratona de pouca dificuldade com cerca de 25 km e ainda uma opção de 10 Km destinada a quem se queira iniciar nesta modalidade. A inscrição é de 15 medronhos e inclui: seguro, abastecimento, carro de apoio, banho, lavagem de bicicletas, almoço bem recheado de boa iguaria regional. A organização informa que o uso de capacete é obrigatório, assim como o p
ré-pagamento da inscrição, a qual pode ser efetuada através do website www.pinhaltotal.com ou através dos números 962 692 790 | 963 098 299.


Inscrições abertas até ao dia 1 de novembro.

 

Ler mais

1.ª Feira d´ Os Quintais nas Praças do Pinhal a menos de um mês

Por Município de Oleiros em 15 de Outubro de 2012

1.ª Feira d´ Os Quintais nas Praças do Pinhal a menos de um mês

O projeto “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, promovido pela Pinhal Maior, em parceria com os municípios que integram o Pinhal Interior Sul (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei), decorre a bom ritmo e a primeira feira está já agendada para o dia 10 de novembro

Este consiste no aproveitamento de excedentes provenientes da agricultura familiar, os quais se traduzem em produtos frescos de qualidade, apanhados nas hortas da região e em produtos transformados típicos do território, os quais poderão ser vendidos em mercados ao ar livre, com animação musical e artesanato, dando aproveitamento ao que de melhor se produz nos quintais e pomares da zona do Pinhal. 

Os mercados têm uma periodicidade mensal e realizam-se no primeiro fim-de-semana de cada mês, em sistema de rotatividade pelos 5 concelhos que integram o projeto. Qualquer produtor que esteja interessado em aderir ao projeto está sempre a tempo de contactar a Pinhal Maior (274 600 130) ou o Município da sua residência. 


Haverá ainda sessões de esclarecimento que vão decorrer nos 5 concelhos, durante a próxima semana: Dia 15, às 18h30, em Vila de Rei (Paços do Concelho); Dia 16, às 18h00, em Oleiros (Casa da Cultura); Dia 17, às 18h00, em Mação (Paços do Concelho); Dia 18, às 19h00, na Sertã (Casa da Cultura); Dia 19, às 18h00, em Proença-a-Nova (Paços do Concelho).

Ler mais

Escola Padre António de Andrade de Oleiros considerada a melhor do distrito

Por Município de Oleiros em 14 de Outubro de 2012

Escola Padre António de Andrade de Oleiros considerada a melhor do distrito

A Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, de Oleiros, é a escola do distrito de Castelo Branco que surge mais bem classificada no ranking das escolas de 2012 publicado pelo semanário Expresso. Também o Diário de Notícias confirma a escola de Oleiros como a melhor do distrito, no lugar 46 da lista nacional, enquanto o Correio da Manhã atribui o 49.º lugar.  Em todas as publicações, a liderança distrital é assumida pela escola de Oleiros, a qual aparece nos 50 primeiros lugares do ranking a nível nacional, entre escolas públicas e privadas. A diretora da Escola Secundária de Oleiros, Dra. Isabel Gonçalves, atribui os resultados ao "empenho dos professores", sempre disponíveis para "dispensar mais tempo" aos alunos.

 Outra nota a destacar, será o facto de a escola de Oleiros aparecer em 23.º lugar no que se refere à menor diferença entre a média das notas de frequência ao longo do ano letivo e a média dos exames finais, o que vem atestar a qualidade do ensino naquela escola. 

 A contribuir para estes resultados, para além da dedicação dos alunos, refira-se que o município suporta as despesas com os transportes escolares a todos os alunos do concelho e que as refeições são gratuitas para as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

 O fornecimento de livros aos alunos carenciados e as atividades de enriquecimento curricular são também apontados como exemplos do apoio camarário às famílias e alunos. Estes dispõem de infraestruturas de excelência como um complexo educativo de referência, apoiado por um complexo desportivo e vários serviços gratuitos de apoio a um estudo que se exige cada vez mais aberto e eficiente num mundo globalizado.



Veja aqui a lista das melhores escolas por distrito:


http://www.dn.pt/DNMultimedia/DOCS+PDFS/Ranking%20Escolas%202012/Web/As%20melhores%20escolas%20por%20distrito.hmtl.htm

Ler mais

Município de Oleiros aderiu ao Regime de Fruta Escolar

Por Município de Oleiros em 11 de Outubro de 2012

Município de Oleiros aderiu ao Regime de Fruta Escolar

O município de Oleiros submeteu ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) uma candidatura no âmbito do regulamentado no Regime de Fruta Escolar (RFE), aprovado e publicado em anexo à Portaria n.º 1242/2009, de12 de outubro, na redação dada pela Portaria n.º 206/2012, de 5 de julho. Recorde-se que este programa, instituído no âmbito da União Europeia, consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas. O objetivo é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens, contribuindo ao mesmo tempo para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis. Assim, a distribuição destes alimentos não poderá coincidir com a realização de qualquer refeição nem poderá substituir o Leite Escolar.

O RFE compreende assim os seguintes objetivos específicos

Saúde Pública: reduzir o risco de obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade;
Educação: reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar;
Agricultura: aproximar as crianças do mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo hortofrutícolas.

Ler mais

9 restaurantes do concelho aderem à Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha

Por Município de Oleiros em 10 de Outubro de 2012

9 restaurantes do concelho aderem à Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha

A sexta edição da Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, a ter lugar no fim-de-semana de 3 e 4 de novembro, fica marcada pela adesão de 9 restaurantes do concelho, empenhados em dar uma resposta bastante positiva no que concerne à capacidade de oferta Oleirense e no que se refere à restauração. Durante aqueles dias, o medronho e a castanha são reis e dão lugar à criação das mais imaginativas e inovadoras ementas, fazendo as delícias dos muitos visitantes e turistas que se deslocam a Oleiros. Brevemente iremos disponibilizar as ementas de cada um dos estabelecimentos aderentes.

Conheça aqui os restaurantes participantes:

Callum 272 680 010
Carteiro 272 682 596
Casa Peixoto
272 682 250
Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106
Ideal 272 682 350
Maria Pinha  965 586 477
Regional 272 682 309
Salina (apenas dia 4) 967 258 298
Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287

Ler mais

Projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal decorre a bom ritmo

Por Município de Oleiros em 10 de Outubro de 2012

Projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal decorre a bom ritmo

Já ouviu falar do projeto, mas tem dúvidas sobre o que fazer para vender o que produz? Além dos produtores já inscritos, todos os interessados estão convidados a participar em sessões de esclarecimento que vão decorrer nos cinco concelhos, durante a próxima semana.

Anote o calendário:
 - Dia 15, às 18h30, em Vila de Rei (Paços do Concelho)
- Dia 16, às 18h00, em Oleiros (Casa da Cultura)
 - Dia 17, às 18h00, em Mação (Paços do Concelho)
 - Dia 18, às 19h00, na Sertã (Casa da Cultura)
 - Dia 19, às 18h00, em Proença-a-Nova (Paços do Concelho)


Produtos frescos de qualidade, apanhados nas hortas de pequenos produtores dos concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei. Produtos transformados típicos da região. Animação musical e artesanato. Tudo isto vai estar, dentro de pouco tempo, num mercado ao ar livre que pretende dar aproveitamento ao que de melhor se produz nos quintais e pomares da zona do Pinhal.

Se tem excedentes que gostaria de vender, está sempre a tempo de contactar a Pinhal Maior ou o Município da sua área de residência, para aderir.

Se aprecia produtos frescos e caseiros, em breve teremos novidades sobre a primeira feira já no dia 10 de novembro.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt