Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9494648

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Festival Gastronómico atrai turistas a Oleiros

Por Município de Oleiros em 10 de Abril de 2012

Festival Gastronómico atrai turistas a Oleiros

A quarta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho atraiu até Oleiros, nos passados fins-de-semana, muitos turistas que optaram por comemorar a Páscoa com o que há de melhor neste concelho, esgotando as unidades de alojamento existentes na região.
 
Em destaque esteve o Cabrito Estonado, um prato muito especial que se confeciona desde tempos remotos em Oleiros e que se pauta pela diferenciação aliada à mais genuína tradição. Esta é uma iguaria que tem posicionado o concelho como destino gastronómico de referência, sendo já uma marca regional. O objetivo passa por fomentar o hábito de confeção desta emblemática especialidade por parte dos profissionais da restauração, incrementando a sua capacidade de oferta, ao mesmo tempo que se promove um produto único que é considerado uma das mais geniais especialidades gourmet e que tem atraído até Oleiros os gastrónomos mais exigentes.

Ler mais

I Encontro de Radiomodelismo no Mosteiro

Por Município de Oleiros em 09 de Abril de 2012

I Encontro de Radiomodelismo no Mosteiro

O Grupo Maltez Desportivo Mosteiro promove no próximo dia 29 de abril o I Encontro de Radiomodelismo, com o objetivo de promover e divulgar este tipo de desporto no concelho de Oleiros. O evento irá ter lugar junto ao pavilhão desportivo do Mosteiro e tem o seu início marcado para as 10h, destinando-se a todos os amantes, praticantes desta modalidade e todos aqueles que gostem de a acompanhar de perto. O momento alto dia será uma prova conjunta com todos os praticantes, marcada para as 15h.

 

Ler mais

Passeio de Solidariedade entre Gerações em Oleiros

Por Município de Oleiros em 09 de Abril de 2012

Passeio de Solidariedade entre Gerações em Oleiros

As Piscinas Municipais de Oleiros promovem, no próximo dia 29 de abril (domingo), o Passeio de Solidariedade entre Gerações. A iniciativa decorre no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e pretende “assinalar a importância de sermos capazes de reconhecer os primeiros sinais de envelhecimento e agirmos no sentido de tomar medidas preventivas e determinantes para vivermos uma velhice com qualidade”. O envelhecimento ativo representa assim precisamente o conjunto de atitudes e ações que podemos ter no sentido de prevenir ou adiar as dificuldades que envelhecer inevitavelmente acarreta.

Num passeio que pretende “dar voz à compreensão e solidariedade entre os mais novos e mais velhos”, pretende-se que os participantes sejam solidários e tragam um bem (roupa, brinquedos, bens alimentares). A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça do Município e as inscrições são gratuitas. Os interessados em obter mais informações deverão contactar telefonicamente o 272 681 062 ou através do e-mail piscinas@cm-oleiros.pt.

Ler mais

Exposição de Rosa Afonso até hoje no edifício da Junta de Freguesia

Por Município de Oleiros em 09 de Abril de 2012

Exposição de Rosa Afonso até hoje no edifício da Junta de Freguesia

Está patente no edifício da Junta de Freguesia de Oleiros, até hoje (dia 10 de abril), a exposição de pintura da autoria de Rosa Afonso. Natural do concelho, a autora reside em Oleiros, onde tem um atelier de cerâmica e pintura decorativa, situado no centro histórico da vila. É neste espaço que a conhecida artista local expõe e vende algumas das peças decorativas que pinta, em diversas formas (linho, tela, acrílico, azulejo), muitas destas dedicadas ao património de Oleiros. Uma nota de relevo, será o facto de a autora promover cursos de pintura, fomentando a criação de arte no concelho de Oleiros.

Ler mais

Grande Prémio de Atletismo “Oleiros a Correr”

Por Município de Oleiros em 09 de Abril de 2012

Grande Prémio de Atletismo “Oleiros a Correr”

Realiza-se no próximo dia 15 de abril, o 3.º Grande Prémio de Atletismo “Oleiros a Correr” organizado conjuntamente pelo Município de Oleiros e Associação Pinhal Total, com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco. Com início marcado para as 10 horas, na Praça do Município de Oleiros, o mote está lançado: “Venha Correr ao Pinhal” a aprecie um território de exceção. Para qualquer esclarecimento ou para proceder à sua inscrição, contacte o número 272 341 753 ou o endereço eletrónico cbranco@fpatlestismo.org, ou ainda o número 272 680 130 ou o endereço eletrónico topografia@cm-oleiros.pt. Mais informações em www.cm-oleiros.pt ou em www.pinhaltotal.com.

Ler mais

Esta Páscoa, todos os caminhos vão dar a Oleiros

Por Município de Oleiros em 05 de Abril de 2012

Esta Páscoa, todos os caminhos vão dar a Oleiros

Torne a sua Páscoa ainda mais saborosa e vá até Oleiros deliciar-se com a mais genuína gastronomia regional, na 4.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. No próximo fim-de-semana, dias 7 e 8 abril, oito restaurantes do concelho de Oleiros abrem as suas portas e revelam os mais inspirados sabores do Pinhal. Nestes dias, o genuíno Cabrito Estonado e o Maranho são reis e os restaurantes: Casa Peixoto, Encosta do Sol, Ideal, Maria Pinha, O Carteiro, Prontinho, Regional e Slide estão à sua espera, sugerindo que efetue marcação prévia de forma a confecionarem um cabrito a sair do forno, suculento e com a pele bastante estaladiça*

Durante a Semana Santa, de 4 a 8 de abril, a vila veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e de fé. Indescritíveis tradições pascais seculares que não deixam ninguém indiferente com procissões de rara beleza, ao anoitecer, na Quarta, Quinta e Sexta-feira Santa. No Domingo de Páscoa, perto do meio-dia, têm lugar a Procissão e Missa da Ressurreição do Senhor. Tome parte na mais pura tradição oleirense e assista a momentos apaixonantes e arrebatadores.

Aproveite ainda a estadia e visite as exposições de escultura de Maria Leal da Costa e de pintura decorativa, da artista local Rosa Afonso; patentes no Posto de Turismo e no edifício da Junta de Freguesia de Oleiros. Descubra também todo um património de exceção. Um espólio religioso ímpar, percursos pedestres inesquecíveis, 600 milhões de anos em monumentos geológicos, o melhor da alma beirã ou a Aldeia do Xisto de Álvaro, esperam por si. Mais informação em cm-oleiros.pt. Emaranhe-se nesta ideia!

* O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em cada um dos oito estabelecimentos aderentes. São eles: Casa Peixoto 272 682 250, Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106, Ideal 272 682 350, Maria Pinha 965 720 287, O Carteiro 272 682 596 Prontinho 272 682 338, Regional 962 511 429 e Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287.

Ler mais

Pinhal Maior promove acréscimo de rendimento para pequenos agricultores do Pinhal

Por Município de Oleiros em 05 de Abril de 2012

Pinhal Maior promove acréscimo de rendimento para pequenos agricultores do Pinhal

A Pinhal Maior está a promover uma iniciativa que tem como objetivo aproveitamento económico e social de excedentes da agricultura familiar e de pequena escala existentes em toda a Zona do Pinhal. A ideia passa por agilizar que os pequenos produtores possam vender os seus produtos através de um escoamento eficaz assegurado pela equipa do projeto ou em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação de rua e uma divulgação bastante alargada.

Para o caso da venda em mercados periódicos, estas “praças” serão realizadas mensalmente, em sistema de rotatividade, pelo que cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio socioeconómicos. Para participar nesta iniciativa, existe ainda a possibilidade entregar apenas os produtos num posto de recolha, os quais serão depois escoados pela equipa do projeto.

A partir da organização da recolha e da oferta dos produtos agroalimentares excedentes das produções familiares, assim como de pequenas produções complementares dos rendimentos principais com outras atividades, será possível:
1) Evitar que se percam enormes quantidades de alimentos de grande qualidade e para os quais existe uma procura crescente;
2) Promover os Produtos do Pinhal, através da organização periódica de eventos que atraiam visitantes consumidores aos vários concelhos do Pinhal;
3) Desenvolver progressivamente uma dinâmica empresarial geradora de riqueza e emprego local, ao mesmo tempo que garante um acréscimo de rendimento nos lares do Pinhal e
4) Fomentar uma imagem positiva de todo o território, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.

Nesta primeira fase, os produtores agrícolas deverão dirigir-se à sua junta de freguesia e preencher um inquérito bastante simples, no qual terão de indicar os produtos agroalimentares que oferecem habitualmente e respetivas características, assim como previsões de quantidade – informações que serão depois confirmadas. Deste modo, torna-se possível efetuar uma caracterização bastante abrangente da fileira agrícola do concelho, pelo que é fundamental a participação de todos os intervenientes para garantir o sucesso desta operação.

Caberá depois à organização assegurar as condições logísticas, em respeito pela legislação do sector, assim como a promoção e dinamização destas atividades, contribuindo para a criação de uma marca global única de prestígio e qualidade natural.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.

No aproveitar é que está o ganho!

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt