Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9750219

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

“Conta-me como foi, dir-te-ei como será”

Por Município de Oleiros em 26 de Março de 2012

“Conta-me como foi, dir-te-ei como será”

Inserida na iniciativa “Conta-me como foi, dir-te-ei como será”, as técnicas da Biblioteca de Oleiros e os alunos do 4.ª ano da EB1 Oleiros levaram à cena, no passado dia 18 de março, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a representação teatral “Ai…naquele tempo..!”. 

Perante uma plateia repleta, a iniciativa contou ainda com a citação de alguns provérbios pelos alunos e terminou com a entoação da Marcha de Oleiros, apoiada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, a qual entusiasmou todos os presentes. Recorde-se que esta iniciativa resultou de uma recolha de provérbios, costumes e vocábulos antigos, junto dos idosos dos lares de 3.ª idade do concelho e foi agraciada pelo empenho das entidades intervenientes.

Ler mais

Passeio pedestre "Rota do Cabrito" no próximo dia 1 de abril (domingo)

Por Município de Oleiros em 25 de Março de 2012

Passeio pedestre

A Pinhal Total leva a efeito, no próximo domingo (dia 1 de abril), o seu 5.º passeio pedestre, este ano com o tema "Rota do Cabrito" em alusão ao Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho que vai ter lugar nos próximos dois fins-de-semana em 8 restaurantes do concelho*. O convite é para “descobrir toda a beleza da Vila de Oleiros, usufruindo ainda da arte de bem receber e das tradições da aldeia que iremos visitar. Para variar, realizar um
programa em família ou simplesmente porque gosta de percursos pedestres”, o convite está lançado. Mais informações em
www.pinhaltotal.com.
Inscrição gratuita

Programa:
08:30 Secretariado
09:00 Inicio
10:30 Reforço alimentar e apreciação de algumas tradições locais. “Rota do Cabrito”.
(Preparação de um cabrito estonado,
preparação de queijos frescos utilizando os métodos antigos e tradicionais)
12:30 Chegada
13:00 Sopa


* O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em cada um dos oito estabelecimentos aderentes. São eles: Casa Peixoto 272 682 250, Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106, Ideal 272 682 350, Maria Pinha 965 720 287, O Carteiro 272 682 596 Prontinho 272 682 338, Regional 962 511 429 e Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287.

Ler mais

Maria Leal da Costa apresenta “A beleza no silêncio de um olhar” em Oleiros

Por Município de Oleiros em 24 de Março de 2012

Maria Leal da Costa apresenta “A beleza no silêncio de um olhar” em Oleiros

Vai estar patente em Oleiros, no Posto de Turismo Municipal, de 31 de março a 28 de abril, a exposição de escultura “A beleza no silêncio de um olhar”, da autoria de Maria Leal da Costa. Na apresentação da exposição, é referido que a mostra se inspira nos reflexos do olhar da autora sobre a região, tendo como mote a montanha. Segundo a própria, “atravessando cordilheiras e vales, num ondular repousante de verde e água, esta é uma experiência inspiradora e inesquecível”. A exposição terá como referência o património concelhio e as peças exibidas combinam os dois materiais que a artista mais tem vindo a explorar ultimamente: a pedra e o aço oxidado.

Maria Leal da Costa frequentou o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e expõe os seus trabalhos desde 1994. A sua obra encontra-se representada em Portugal e no estrangeiro, em coleções públicas e privadas, nomeadamente em museus, municípios, organismos estatais e empresas privadas, como os Bancos BCP, Espírito Santo, Caja de Salamanca y Sória.

No que se refere a coleções públicas, a sua obra pode ser apreciada, em Portugal, no Museu da Cidade de Lisboa, Museu do Mármore de Vila Viçosa e em vários municípios como Lisboa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão. No que se refere a outros organismos, o mesmo acontece no Ministério da Cultura de Portugual, Instituto Internacional de Macau, Instituto Politécnico de Portalegre, EPUL e Fundação Calouste Gulbenkian. Internacionalmente, a obra de Maria Leal da Costa encontra-se patente nos municípios de Punta Humbria (em Espanha), de Macau (na China), de S. Francisco (nos E.U.A) e de Vilnius (na Lituânia), assim como no Colégio de Arquitetos de Badajoz.

Ler mais

Apresentação pública da Revista Açafa On-line este Sábado em Oleiros

Por Município de Oleiros em 23 de Março de 2012

Apresentação pública da Revista Açafa On-line este Sábado em Oleiros

Vai ter lugar em Oleiros, no próximo dia 24 de março, pelas 15 horas, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a apresentação pública da edição n.º 4 da revista digital Açafa On-line. Esta é uma publicação de periodicidade anual, com a chancela da Associação de Estudos do Alto Tejo, destinada a divulgar documentos relacionados com o estudo e a salvaguarda do património cultural e do património natural da bacia interior do rio Tejo, sobretudo na região de Castelo Branco, embora possa incluir documentos de outras origens geográficas.

Na edição que será apresentada publicamente em Oleiros, a qual pode ser descarregada em
http://www.altotejo.org/acafa/acafa_n4.html, consta o documento “O Tumulus de Vale de Mós 1 (Serra Vermelha, Oleiros) ”, da autoria de João Carlos Caninas, Armando Sabrosa, Francisco Henriques, Adriano Germano, José Luís Monteiro, Emanuel Carvalho, Álvaro Batista, Alexandre Canha e Mário Chambino. Este documento debruça-se sobre a escavação arqueológica de uma construção monticular, de geometria circular, com 4m de diâmetro, admitindo-se a sua conexão com ritual funerário, atribuível à Pré-História Recente.

A iniciativa tem a organização conjunta da Associação de Estudos do Alto Tejo e do Município de Oleiros e conta com o apoio do Geopark Naturtejo. Esta sessão irá ser composta por dois períodos, estando o primeiro confinado à apresentação da revista, pelo Prof. Doutor José d´Encarnação (do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e do Porto – CEAUCP), com intervenções a cargo do Conselho Editorial da Revista e de alguns autores.

A segunda parte tem início previsto para as 16 horas, no mesmo local e consiste numa conferência pelo Prof. Doutor Diamantino Ínsua Pereira (do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho). A terminar, haverá ainda lugar para um espaço de debate entre todos os participantes.

Ler mais

Domingo de Passos, Feira Anual de Março e Assembleias-gerais este Domingo

Por Município de Oleiros em 23 de Março de 2012

Domingo de Passos, Feira Anual de Março e Assembleias-gerais este Domingo

Para além das seculares cerimónias de Domingo de Passos, como a procissão ao anoitecer, ou da Feira de Março, que tem lugar anualmente na vila de Oleiros, realizam-se no próximo dia 25 de março, pelas 14 horas, as Assembleias Gerais da Associação de Produtores Florestais de Alvélos e Muradal e da Casa do Benfica em Oleiros (CBO), no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Zona do Pinhal – Oleiros e na Sede da CBO, respetivamente.

Ler mais

GAIO promove mini-passeio da Primavera este Sábado no Orvalho

Por Município de Oleiros em 23 de Março de 2012

GAIO promove mini-passeio da Primavera este Sábado no Orvalho

O Grupo de Danças e Cantares do GAIO (Orvalho) leva a efeito, no próximo dia 24 de março, o “Mini-Passeio da Primavera”. Com início previsto para as 14,30 horas, junto antigo edifício da freguesia de Orvalho, o passeio inclui ainda um lanche, servido a meio do percurso, assim como um jantar-convívio nas instalações do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Orvalho, o qual será animado pela atuação do artista José Lourenço, a qual se prolongará após o jantar. Os interessados em participar deverão inscrever-se previamente pelo contacto de e-mail: Gaio.Orvalho@gmail.com ou pelos seguintes contactos telefónicos: Luís Alexandre 934 417 797; Armindo Pedroso 935 084 523 e Joaquim Vaz 272 746 515.

Ler mais

Esta Páscoa, todos os caminhos vão dar a Oleiros

Por Município de Oleiros em 22 de Março de 2012

Esta Páscoa, todos os caminhos vão dar a Oleiros

Torne a sua Páscoa ainda mais saborosa e vá até Oleiros deliciar-se com a mais genuína gastronomia regional, através da 4.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho. Nos dois fins-de-semana de 31 de março e 1 de abril e de 7 e 8 abril, oito restaurantes do concelho de Oleiros abrem as suas portas e revelam os mais inspirados sabores do Pinhal. Nestes dias, o genuíno Cabrito Estonado e o Maranho são reis e os restaurantes: Casa Peixoto, Encosta do Sol, Ideal, Maria Pinha, O Carteiro, Prontinho, Regional e Slide estão à sua espera, sugerindo que efetue marcação prévia de forma a confecionarem um cabrito a sair do forno, suculento e com a pele bastante estaladiça*.

Nos dias 1, 4, 5, 6, 7 e 8 de abril, durante a Semana Santa, a vila de Oleiros veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e de fé. Indescritíveis tradições pascais seculares que não deixam ninguém indiferente com procissões de rara beleza, ao anoitecer, na Quarta, Quinta e Sexta-feira Santa. No Domingo de Páscoa, perto do meio-dia, tem lugar a Procissão e Missa da Ressurreição do Senhor. Tome parte na mais pura tradição oleirense e assista a momentos apaixonantes e arrebatadores.

A associação Pinhal Total propõe para o próximo dia 1 de abril a realização do seu 5.º passeio pedestre, este ano com o nome “Rota do Cabrito”. O convite é para “descobrir toda a beleza da vila de Oleiros, usufruindo ainda da arte de bem receber e das tradições da aldeia que iremos visitar. Para variar, realizar um programa em família ou simplesmente porque gosta de percursos pedestres” é uma sugestão a considerar. Mais informações em
www.pinhaltotal.com.

Também no dia 1 de abril, na mui nobre villa de Álvaro, têm lugar as celebrações do Domingo de Passos, as quais estão a motivar a ida de muitos visitantes àquela "aldeia branca ", estatuto próprio dentro da Rota das Aldeias do Xisto, herdado pelo facto de ter sido outrora sede de concelho e por possuir uma riqueza histórica incontornável. Marcada para as 17 horas, a Procissão dos Passos será o ponto alto de um dia marcado por seculares tradições enraizadas na mais pura alma beirã, comprovando a grande devoção dos populares por esta vivência quaresmal.

De 2 a 5 de abril, o Município de Oleiros promove ainda as “Férias desportivas Páscoa 2012”. A iniciativa destina-se a um público infanto juvenil, dos 6 aos 15 anos e decorrerá diariamente, das 9H às 12H30 e das 14H às 17H30. Os participantes poderão assim desfrutar de uma oferta diversificada de atividades que irão ter lugar nas várias infraestruturas municipais, tais como: jogos tradicionais, atividades aquáticas, mini peddy paper, jogos coletivos, ginástica, ténis, etc. Os interessados deverão dirigir-se àquela infraestrutura para recolher mais informações ou através dos seguintes contactos 272 681 062 e
piscinas@cm-oleiros.pt.

No dia 2 de abril, na Casa da Cultura de Oleiros, pelas 10 horas, terá lugar a dramatização da história "O lobo mau e os 7 cabritinhos", pelas técnicas da Biblioteca Municipal, integrada no Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho e destinada ao público infantil.

Aproveite ainda a estadia e visite as exposições que fazem parte do cartaz cultural de Oleiros. No Posto de Turismo Municipal, vai estar patente, de 31 de março a 28 de abril, a exposição "A beleza no silêncio de um olhar", da consagrada escultora Maria Leal da Costa. A partir dos materiais pedra e aço oxidado, a exposição terá como inspiração o património deste concelho. A autora já visitou o local e perspetiva-se uma produção bastante surpreendente que não vai deixar ninguém indiferente. Conheça o portfolio da autora em
www.marialealdacosta.com.

No edifício da Junta de Freguesia de Oleiros, vai estar patente, de 28 de março a 10 de abril, a exposição de pintura da autoria de Rosa Afonso. Natural do concelho, a autora reside em Oleiros, onde tem um atelier de pintura decorativa. Situado no centro histórico da vila, é neste espaço que a conhecida artesã local expõe e vende algumas das peças decorativas que pinta, muitas destas dedicadas ao património de Oleiros.

No dia 7 de abril, haverá ainda uma Noite de Fados, integrada no Festival Gastronómico, a qual inclui jantar e decorrerá num dos estabelecimentos aderentes situado na Ponte de Cambas.

Descubra também todo um património de exceção. Um espólio religioso ímpar, percursos pedestres inesquecíveis, 600 milhões de anos em monumentos geológicos, o melhor da alma beirã ou a Aldeia do Xisto de Álvaro, esperam por si. Emaranhe-se nesta ideia!

* O Festival decorrerá nos moldes das edições anteriores, em cada um dos oito estabelecimentos aderentes. São eles: Casa Peixoto 272 682 250, Encosta do Sol (Orvalho) 936 105 106, Ideal 272 682 350, Maria Pinha 965 720 287, O Carteiro 272 682 596 Prontinho 272 682 338, Regional 962 511 429 e Slide (Ponte de Cambas) 965 720 287.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt