Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10058875

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

I Encontro de Radiomodelismo no Mosteiro

Por Município de Oleiros em 19 de Abril de 2012

I Encontro de Radiomodelismo no Mosteiro

O Grupo Maltez Desportivo Mosteiro promove no próximo dia 29 de abril o I Encontro de Radiomodelismo, com o objetivo de promover e divulgar este tipo de desporto no concelho de Oleiros. O evento irá ter lugar junto ao pavilhão desportivo do Mosteiro e tem o seu início marcado para as 10h, destinando-se a todos os amantes, praticantes desta modalidade e todos aqueles que gostem de a acompanhar de perto. O momento alto dia será uma prova conjunta com todos os praticantes, marcada para as 15 horas.

Ler mais

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado no passado dia 18

Por Município de Oleiros em 18 de Abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado no passado dia 18

Mais de 500 atividades estão a marcar, hoje (18 de abril), em Portugal, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Como em edições anteriores, o município de Oleiros associa-se às cerca de 304 entidades e 112 autarquias que em parceria com o IGESPAR IP e o ICOMOS Portugal, comemoram a efeméride. Este ano subordinada ao tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”, o município de Oleiros privilegia o património local através da exposição da artista Maria Leal da Costa, consagrada nacional e internacionalmente, a qual esculpiu elementos patrimoniais relevantes do concelho, onde se destacam os Meandros do Rio Zêzere, um dos geomonumentos de Oleiros classificados pela UNESCO.

Face à importância do evento, ao nível do panorama cultural da região, é deste modo que o município de Oleiros contribui para assinalar da melhor forma o 40º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO – a partir da qual se instituiu a lista do Património Mundial. “O tema deste ano pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas. As novas abordagens aos novos desafios que se colocam à salvaguarda do nosso património e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança são o mote essencial para as atividades que estão a decorrer.

 

Ler mais

Biblioteca Municipal de Oleiros promove Hora do Conto Sénior

Por Município de Oleiros em 18 de Abril de 2012

Biblioteca Municipal de Oleiros promove Hora do Conto Sénior

A Biblioteca Municipal passa a promover a Hora do Conto Sénior, numa iniciativa que se destina à população idosa de Oleiros com o objetivo de proporcionar momentos de entretenimento e animação na 3.ª idade. Segundo as técnicas envolvidas, as quais citam Gabriel Garcia Marquez na sua frase “a solidão é o contrário de solidariedade” “a pessoa velhinha não é necessariamente uma pessoa triste e mal-amada”. 

Face à existência de dificuldades de mobilidade por parte do público, a atividade tem lugar no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, onde mensalmente são contadas histórias e lendas da beira Baixa, registadas por alguns autores do distrito.

Desta feita, no passado dia 17 de abril, perante uma plateia de 33 pessoas que participaram na iniciativa com todo o seu carinho e atenção, teve lugar a primeira Hora do Conto Sénior, a qual se revelou um enorme sucesso. “O Conto da Raposa”, da autoria do beirão Jaime Lopes Dias, foi a história escolhida e fez as delícias de todos os presentes.

Ler mais

III GP Atletismo Oleiros a Correr junta em Oleiros 170 atletas

Por Município de Oleiros em 17 de Abril de 2012

III GP Atletismo Oleiros a Correr junta em Oleiros 170 atletas

Cerca de 170 atletas participaram no passado domingo, dia 15 de abril, em Oleiros, no III Grande Prémio de Atletismo “Oleiros a Correr”, organizado conjuntamente pelo Município e pela Associação Pinhal Total, com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco. 

A prova que envolveu desde benjamins até veteranos foi ganha, no 1º escalão (benjamins) feminino, por Maria Jerónimo do CB Abrantes, tendo Maria Bairrada do Isna SC Alvélos (Oleiros) ficado em segundo lugar. No que se refere a benjamins masculinos, Eduardo Pombo (CB Abrantes) ficou em primeiro lugar, seguido de José Ribeiro, da Casa do Benfica em Oleiros. Nos infantis femininos, Beatriz Rebelo (GDA Donas) e Tatiana Sousa (CBF Foz) ficaram nos dois primeiros lugares, respetivamente. No género masculino, Paulo Martinho (CB Abrantes) ficou em primeiro lugar, seguido de João Barata, do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (de Oleiros).

Na categoria dos iniciados, a nível feminino, o destaque foi para Maria Silva e Beatriz Gonçalves, da CB Abrantes. Ao nível masculino, na mesma categoria, destacaram-se José Santos e Fábio Batista da ARCB Valongo. No que se refere aos juvenis, nas provas femininas, há a salientar o primeiro lugar de Margarida Bairrada, do Isna SC Alvélos (Oleiros), seguido de Tatiana Silva (CB Abrantes), no género feminino. Já no género masculino, Luís Albino e David Ribeiro da CB Abrantes ficaram nos dois primeiros lugares.

No que se refere ao escalão júnior no género masculino destacaram-se João Beato (CDR Pereiros) e Miguel Bordalo (ARCB Valongo). Já no género feminino, as vencedoras foram Joana Correia (CB Abrantes), Patrícia Santos, da ARCB Valongo e Soraia Antunes, da Associação Pinhal Total (Oleiros). Dentro desta categoria, há a salientar a subida de escalão da atleta oleirense e a sua manutenção no pódio.

O escalão sénior masculino foi ganho por Márcio Miguel, do CDR Parceiros; tendo ficado em segundo lugar Márcio Franco, da Casa do Benfica de Abrantes e em terceiro lugar, Pedro Gonçalves, da Associação Pinhal Total (Oleiros). Já nas provas femininas, o primeiro lugar foi para Eduarda Alves da Pinhal Total e o segundo lugar Cátia Gomes dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Por último a categoria dos veteranos foi ganha no género feminino por Ana Vieira, da CB Abrantes e Lisdália Nunes, da Veteranos do Teixoso. No género masculino, o primeiro nível foi ganho por Jorge Rodrigues e Luís Jesus, respetivamente e ambos do GCA Donas. Da mesma equipa, no segundo nível, a prova foi ganha por Fernando Matos, seguindo-se Daniel Anastácio em segundo lugar. 

No final deste Grande Prémio de Atletismo, Santos Marques, presidente da autarquia, estava satisfeito com a prova, deixando a promessa de continuação. “Este é o terceiro ano consecutivo deste GP que tem vindo a aumentar o seu número de participantes, por isso é natural que o Município e a Pinhal Total estejam satisfeitos com o resultado e para o ano, cá estaremos novamente…” 

Veja todos os resultados em
http://www.aacb.net/resultados/20120415/20120415.pdf

Ler mais

Curso de artes decorativas na Junta de Freguesia de Oleiros

Por Município de Oleiros em 17 de Abril de 2012

Vai ter início no próximo dia 24 de abril, pelas 17h30, na Junta de Freguesia de Oleiros, o curso de artes decorativas promovido por Maria José Tavares Barata. Os interessados em participar deverão inscrever-se na Junta de Freguesia de Oleiros até ao dia 23 de abril. Para mais informações, contacte o 272 682 140.

 

Ler mais

Antigos alunos dos Seminários de Alcains e Gavião elegem Oleiros para preparar Grande Encontro de Portalegre

Por Município de Oleiros em 16 de Abril de 2012

Antigos alunos dos Seminários de Alcains e Gavião elegem Oleiros para preparar Grande Encontro de Portalegre

No âmbito do encontro de antigos alunos dos seminários de Alcains e Gavião, a ter lugar no próximo dia 19 de maio, em Portalegre, a comissão encarregue da sua preparação reuniu em Oleiros onde foi recebida, no auditório da Casa da Cultura, pelo Presidente da Câmara Municipal, José Santos Marques. 

Após a visualização de um documentário de apresentação do concelho, os participantes tiveram o privilégio de assistir a duas dissertações. A primeira, levada a cabo pelo Professor Mário Pissara, debruçou-se sobre os pormenores do Grande Encontro de Portalegre. 

De seguida, António Manuel Silva presenteou o auditório com uma lição de história onde não faltaram: as aventuras do Padre António de Andrade, nascido em Oleiros e explorador do Tibete; a abordagem às “Memórias” de D. João Maria Pimentel, Bispo de Angra, também natural daquelas paragens; divagações sobre a Guerra Peninsular que também atingiu as populações serranas e, finalmente, a implantação da República, aclamada no antigo edifício dos Paços do Concelho (hoje Casa da Cultura), a 9 de outubro de 1910. No final, os 32 participantes seguiram para o almoço, onde não faltou o Cabrito Estonado de Oleiros.

Ler mais

Trilhos do Estreito em Coimbra com “lição” bem estudada

Por Município de Oleiros em 16 de Abril de 2012

Trilhos do Estreito em Coimbra com “lição” bem estudada

A equipa de navegação da associação Trilhos do Estreito participou no passado sábado, dia 14, em Coimbra, na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Navegação (CNN). Nesta etapa, as 19 equipas inscritas rumaram à cidade estudante, onde à sua espera tinham uma prova de 60 waypoints, distribuídos por sete tipos de “estratégias” e “livres”, existindo ainda dois controlos horários (CH) que caso não fossem validados dentro do horário previsto, implicavam a penalização de 30% na pontuação final, cada um.

Durante as 7 horas de prova e 212 km percorridos, foram validados 39 waypoints, assim como os dois controlos horários, tendo a equipa da Trilhos do Estreito completado 4 valiosas estratégias que  lhe valeram a 4ª posição na etapa. Com este resultado, ao qual se soma a pontuação da etapa inaugural, que teve lugar na Ericeira, no passado dia 26 de fevereiro, a equipa do concelho de Oleiros sobe ao 4º lugar da classificação geral do CNN. A 4 etapas do final, numa altura em que o campeonato está muito competitivo, com equipas bastante experientes na corrida ao título, o CNN continua no próximo dia 2 de junho, em Baião, onde terá lugar a 3.ª etapa.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt