Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9616757

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Posto de Turismo expõe produtos relacionados com semana temática

Por Município de Oleiros em 03 de Novembro de 2010

Integrado na Semana do Medronho e da Castanha, um evento promovido pela Câmara Municipal de Oleiros que decorre neste concelho de 30 de Outubro a 7 de Novembro, o Posto de Turismo de Oleiros aproveita a ocasião para receber da melhor maneira quem nos visita durante estes dias. Desta forma, mantém-se o espaço com um décor alusivo a toda a iniciativa, ao mesmo tempo que se expõem alguns dos produtos locais relacionados com a fileira do medronho, os quais são produzidos e comercializados em Oleiros.



Por outro lado, fazendo jus ao calendário de exposições que tem marcado de uma forma bastante contínua aquele espaço,  para além do destaque que vai para a Semana do Medronho e da Castanha, durante estes dias, quem passar pelo Posto de Turismo de Oleiros pode visitar a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”. A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a organização convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.



Com organização da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros, o resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período. A exposição integra-se no âmbito das celebrações do Centenário da República, as quais terminarão em Oleiros no início de 2011 com a exposição itinerante “Viva a República!... em Digressão”, de 17 a 19 de Fevereiro, na vila de Oleiros.



Ler mais

4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” é já no próximo Domingo

Por Município de Oleiros em 03 de Novembro de 2010

4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” é já no próximo Domingo

É já no dia 7 de Novembro, Domingo, que tem lugar a 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho”, numa parceria entre a Associação Pinhal Total e a Câmara Municipal de Oleiros. A maratona é composta por dois percursos de 35 e 70 Km, contemplando a passagem por alguns dos medronhais que povoam o território, assim como por locais deslumbrantes como a emblemática Aldeia do Xisto de Álvaro, o idílico recanto da ponte filipina das Felgueiras ou o impressionante monumento geológico “Meandros do Zêzere”. A concentração está marcada para as 8 horas, junto do edifício da Câmara Municipal, estando o início da maratona previsto para as 9 horas. No final, haverá um almoço de convívio bem recheado de sugestivas iguarias regionais.

A inscrição, no valor de 20 euros, compreende ainda a oferta de uma mochila, seguro, abastecimento, banho e a existência de um carro de apoio. Para qualquer contacto ou inscrições, contacte através do endereço
info@pinhaltotal.com ou através dos números 271 681 130 ou 962 692 790.

Ler mais

Sociedade Filarmónica Oleirense assinala o seu 116.º Aniversário

Por Município de Oleiros em 02 de Novembro de 2010

A Sociedade Filarmónica Oleirense (SFO) comemorou no passado Domingo (dia 31 de Outubro) o seu 116.º Aniversário, numa ocasião memorável. Para assinalar este dia, a SFO contou com a presença da Filarmónica União Sertaginense, a qual após uma arruada pelas ruas de Oleiros, seguida de um almoço de convívio entre os executantes, maestros e dirigentes de ambas as Filarmónicas. Durante a tarde, integrado na Mostra de Produtos Locais da IV Semana do Medronho e da Castanha, houve ainda lugar para um Encontro de Bandas, numa tarde cultural que galvanizou a moldura humana que enchia o recinto. As duas actuações tiveram grande êxito e o público ia acompanhando o ritmo ao som de palmas. No final, encerrou-se a ocasião com chave de ouro com uma execução conjunta por parte dos músicos das duas bandas lideradas por José Mateus e por Nuno Miguel Silva.


Ler mais

O melhor do Pinhal à mesa dos restaurantes Oleirenses

Por Município de Oleiros em 02 de Novembro de 2010

Se ainda não tem planos para o próximo fim-de-semana, venha até Oleiros. O melhor do Pinhal revela-se à mesa com a 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha.

Já se imaginou a degustar uma sopa de nabiça com castanhas, o creme aveludado deste fruto, a tradicional sopa de castanha, os canapés com medronho ou o famoso queijo de cabra com compota de medronho?

E o javali com castanhas, o lombo com ananás e frutos do bosque a acompanhar com puré de castanhas, as almôndegas com geleia de medronho, o cozido à Oleirense com castanhas, o coelho do monte com castanhas, o ensopado de lulas com medronho, os rojões com castanha, o peru assado com castanhas e grelos salteados, a fritada de carnes com castanha, a truta com castanhas ou o lombo no açucareiro com castanhas? Não deixe de provar a mistura sublime do marmelo com os frutos silvestres…

Não perca também a afamada geleia de medronho, o crepe com gelado à base deste fruto vermelho, a tarte de medronho, a maçã assada com gelado de castanha e medronhos salteados, a tigelada regada com licor de medronho e medronhos, os profiteroles com compota de medronho, o bolo de chocolate com recheio de medronho, o pudim de castanhas regado com "medronheira", a surpresa de medronho ou as pinhas recheadas com medronho. Os restaurantes: Carteiro, Casa Peixoto, Ideal, Maria Pinha, Regional, Salinas e Slide, esperam por si. No final, não deixe de provar os licores de medronho e de castanha, a aguardente "medronheira" ou o café "com cheirinho".

Ler mais

Mostra de Produtos Locais supera as expectativas

Por Município de Oleiros em 02 de Novembro de 2010

Integrada na 4.ª Semana do Medronho e da Castanha, decorre em Oleiros, no último fim-de-semana de Outubro e no primeiro fim-de-semana de Novembro (dias 6 e 7), a Mostra de Produtos Locais, a qual funciona numa tenda instalada para o efeito em frente ao edifício da Câmara Municipal de Oleiros. Em 11 stands, correspondentes a várias representações locais, há lugar para a aguardente de medronho, as casas em xisto, as rodilhas, os medronheiros e castanheiros, a Broa da Isna, os linhos do Orvalho e do Estreito, os tropeços, o Mel da Isna, as Cavacas da Madeirã, os GeoDoces de Oleiros (as Carcódias Doces, os Andrades e os Olheiros de Castanha), a castanha da Isna, os licores de Medronho e de outros frutos da Gaspalha, os sapatos feitos artesanalmente, as broas dos Santos, as filhós, a geleia de medronho e o Caipironho.

Neste primeiro fim-de-semana, o resultado foi bastante positivo, superando todas as expectativas. Os produtos tiveram bastante procura, revelando que em Oleiros se sabe produzir com autenticidade, qualidade, criatividade e diferenciação. A tradição aliou-se à inovação e a marca Oleiros teve aqui o seu espaço para se afirmar. A Mostra repete-se agora no próximo fim-de-semana e quem passar por Oleiros durante aqueles dias poderá ainda participar na Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha (em 7 restaurantes locais), assistir à actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros (dia 7 de Novembro) ou participar na 4.ª Maratona de BTT "Rota do Medronho", organizada pela Câmara Municipal de Oleiros e Associação Pinhal Total (dia 7 de Novembro).

Ler mais

4.ª Semana do Medronho e da Castanha arranca este Sábado

Por Município de Oleiros em 29 de Outubro de 2010

4.ª Semana do Medronho e da Castanha arranca este Sábado

A quarta edição da Semana do Medronho e da Castanha tem início este Sábado, pelas 10 horas, com o arranque da Mostra dos Produtos Locais de decorrerá nos dias 30 e 31 de Outubro, 1, 6 e 7 de Novembro, em frente aos Paços do Concelho, numa tenda aí instalada para o efeito. No dia 31, às 14H30, dentro da tenda, decorrerá uma tarde cultural promovida pela Sociedade Filarmónica Oleirense, num encontro de bandas alusivo ao 116.º Aniversário daquela colectividade.

Neste primeiro fim-de-semana, vai ter lugar a 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, em 7 restaurantes aderentes e para abrir o apetite, no dia 31, pelas 10H30, terá lugar a Caminhada "Rota da Castanha", num percurso de 5 Km com grau de dificuldade médio e cujo itinerário contempla a passagem por alguns soutos e por algumas manchas de medronheiros situadas em redor da vila de Oleiros.

Ler mais

Inauguração da exposição "Oleiros - 50 anos em Fotografia"

Por Município de Oleiros em 29 de Outubro de 2010

Realizou-se no passado dia 26 de Outubro, Terça-feira, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a inauguração da exposição "Oleiros - 50 anos em Fotografia", da autoria de Acácio Martins Fernandes e de Alberto Ladeira. O acontecimento, integrado nas comemorações do centenário daquele Museu, contou com a presença de Sua Exa. Reverendíssima o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, num momento inédito para a própria História da instituição. Para além dos amigos e convidados que acorreram em grande número, estiveram também presentes a Directora do Museu, Dra. Aida Rechena, que abriu a sessão, o Presidente e vereadores do Município de Oleiros, a vereadora Cristina Granada, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o Cónego Emanuel Silva, pároco da Sé de Castelo Branco e alguns representantes da Sociedade dos Amigos do Museu T. P. J.



Na ocasião, José Santos Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, aproveitou para homenagear os dois mestres Oleirenses, entregando-lhes a Medalha do Concelho de Oleiros e lembrando-lhes que "a vossa obra é contínua e interminável". Recorde-se que a exposição vem no seguimento da exposição realizada por Alberto Ladeira, em 2006, em Oleiros, intitulada "Olhar sobre o passado - 30 anos a retratar Oleiros", da autoria de Acácio Martins Fernandes. A exposição, continha fotografias e equipamento fotográfico, um espólio que foi doado ao Município de Oleiros pelo Sr. Acácio Fernandes e que segundo José Santos Marques "futuramente irá integrar um espaço museológico que se pretende criar dedicado a esta arte e em homenagem aos mestres Oleirenses".



No final, os presentes puderam visitar a exposição e seguiu-se um agradável Medronho d´Honra, na varanda principal do edifício. A exposição vai estar patente no Museu até ao dia 21 de Novembro e espera-se agora que os Oleirenses, residentes em Castelo Branco e não só, visitem a exposição que para além de exibir um retrato dos últimos 50 anos da História de Oleiros, dando destaque a todo o concelho e aproximando a Comunidade Oleirense deste Museu, vai também captar a atenção de um público mais específico e interessado pela Fotografia, ganhando assim uma dimensão mais abrangente e atraindo os amantes desta arte.



Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt