Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9495348

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Medronho e Castanha voltam em grande

Por Município de Oleiros em 20 de Outubro de 2010

O Município de Oleiros, a exemplo de edições anteriores, promove de 30 de Outubro a 7 de Novembro a Semana do Medronho e da Castanha. Este ano, numa lógica evolutiva, irá ser instalada uma tenda onde irá decorrer uma Mostra de Produtos Locais. A tenda situar-se-á junto ao Jardim Municipal e irá funcionar durante os dois fins-de-semana em que decorre este evento temático, assim como no dia 1 de Novembro, coincidindo com a realização da tradicional Feira Anual dos Santos.

Esta é uma semana temática que tem vindo superar-se e a atrair,  ano após ano, um número crescente de visitantes. Para além da 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha (nos restaurantes aderentes - nos dias 30 e 31 de Outubro e 6 e 7 de Novembro), da Caminhada “Rota da Castanha” (31 de Outubro), ou da 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” (dia 7 de Novembro), quem se deslocar a Oleiros durante estes dias poderá assistir às mais genuínas tradições filarmónicas e etnográficas (nos dias 31 de Outubro e 7 de Novembro), assim como assistir à elaboração do mais autêntico artesanato ao vivo ou adquirir alguns dos mais emblemáticos produtos locais.

A iniciativa pretende, uma vez mais, promover os recursos locais e realçar todo o potencial endógeno de Oleiros. Este evento temático vem assim chamar a atenção para a consolidação de futuras fileiras, ao mesmo tempo que pretende demonstrar que Oleiros constitui um destino de excelência capaz de satisfazer quem nos procura ao longo de todo o ano.

4.ª Mostra Gastronómica volta a surpreender
Se ainda não tem programa para os fins-de-semana de 30 e 31 de Outubro e 6 e 7 de Novembro, vá até Oleiros. O melhor do Pinhal revela-se à mesa com a 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha.

Já se imaginou a degustar uma sopa à lavradora com castanhas, o creme aveludado de castanhas com medronho ou o famoso queijo de cabra com compota de medronho? E o javali com castanhas, o tradicional cozido à portuguesa com castanhas, o lombo com ananás e frutos do bosque, ou a fritada com castanhas? Não deixe de provar a mistura sublime do marmelo com os frutos silvestres…

Não perca também a afamada geleia de medronho, o crepe com gelado à base deste fruto vermelho, o semi-frio de frutos silvestres, o bolo de chocolate com recheio de medronho, o pudim de castanhas regado com “medronheira” ou os canapés de medronho. Os restaurantes: Casa Peixoto, Maria Pinha, O Carteiro, O Ideal, Regional, Salina e Slide esperam por si. No final, não deixe de provar o caldo de castanha com medronho, os licores defrutos outonais, a aguardente “medronheira” ou o café “com cheirinho”.

Para efectuar a sua reserva contacte um dos 7 restaurantes aderentes: “Casa Peixoto” – 272 682 250, “Maria Pinha” – 934 321 282, “O Carteiro” – 272 682 596, “O Ideal” – 272 682 350, “Regional” – 272 682 309, “Salina” – 967 258 298 e “Slide” – 965 720 287.

Semana do Medronho e da Castanha aposta no desporto de natureza
A 4.ª edição da Semana do Medronho e da Castanha aposta na realização de diversas actividades de desporto de natureza inspirados nos dois frutos do Pinhal em destaque durante aqueles dias. Assim, para começar, no dia 31 de Outubro, pelas 10,30 horas, tem início a Caminhada “Rota da Castanha”. A organização é das Piscinas Municipais de Oleiros e a participação é gratuita. O percurso, de cerca de 5 Km, é bastante agradável e contempla a passagem por importantes manchas de castanheiros, sendo acompanhado por funcionários da Câmara Municipal, elementos dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e elementos da GNR. Para participar, basta comparecer com alguma antecedência junto do edifício da Câmara Municipal.

Já no dia 7 de Novembro, também a um Domingo, tem lugar a 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho”, numa parceria entre a Associação pinhal Total e a Câmara Municipal de Oleiros. A maratona é composta por dois percursos de 35 e 70 Km, contemplando a passagem por alguns dos medronhais que povoam o território. A concentração está marcada para as 8 horas, junto do edifício da Câmara Municipal, estando o início da maratona previsto para as 9 horas. No final, haverá um almoço de convívio bem recheado de sugestivas iguarias regionais.

A inscrição, no valor de 20 euros, compreende ainda a oferta de uma mochila, seguro, abastecimento, banho e a existência de um carro de apoio. Para qualquer contacto ou inscrições, contacte através do endereço
info@pinhaltotal.com ou através dos números 271 681 130 ou 962 692 790.

Sociedade Filarmónica Oleirense e Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros promovem Tardes Culturais
No âmbito das celebrações do 116.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense, o qual se integra no programa de animação da 4.ª Semana do Medronho e da Castanha, esta colectividade promove no próximo dia 31 de Outubro, pelas 14,30 horas, uma Tarde Cultural com a actuação da Filarmónica anfitriã e da Filarmónica União Sertaginense. 

Esta actividade, tal como a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, no Domingo seguinte, dia 7 de Novembro, vai ter lugar no Jardim Municipal de Oleiros.

Ler mais

Torneios da Casa do Benfica originam jantar de convívio

Por Município de Oleiros em 20 de Outubro de 2010

Realizou-se no dia 9 de Outubro o jantar que marcou o convívio de finalização do Torneio de Jogos de Mesa (Damas, Belga e Dominó – Pares) e do Torneio de Matraquilhos, ambos promovidos pela Casa do Benfica em Oleiros. Após o jantar, foram entregues os prémios aos primeiros classificados num ambiente de grande festa e boa disposição. De salientar que em ambos os torneios houve uma grande adesão dos sócios e amigos da Casa do Benfica.

Ler mais

Exposição “Letras e Cores Ideias e Autores da República” no Posto de Turismo

Por Município de Oleiros em 19 de Outubro de 2010

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros, apresenta a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, a qual está patente no posto de Turismo de Oleiros. A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. 



O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período. A exposição integra-se no âmbito das celebrações do Centenário da República, as quais terminarão em Oleiros no início de 2011com a exposição itinerante “Viva a República!... em Digressão”, de 17 a 19 de Fevereiro, na vila de Oleiros.

Ler mais

Sociedade Filarmónica Oleirense assinala 116 anos e promove Tarde Cultural

Por Município de Oleiros em 19 de Outubro de 2010

No âmbito das celebrações do 116.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense, o qual se integra no programa de animação da 4.ª Semana do Medronho e da Castanha, esta colectividade promove no próximo dia 31 de Outubro, pelas 14,30 horas, uma Tarde Cultural com a actuação da Filarmónica anfitriã e da Filarmónica União Sertaginense. Esta actividade, tal como a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico Oleirense, no Domingo seguinte, dia 7 de Novembro, vai ter lugar no Jardim Municipal de Oleiros.


Ler mais

Arranjos exteriores da Estalagem de Santa Margarida decorrem a bom ritmo

Por Município de Oleiros em 18 de Outubro de 2010

As obras correspondentes aos arranjos exteriores da Estalagem de Santa Margarida decorrem a bom ritmo. A intervenção, orçada em 680.962,00 euros, consiste na execução de trabalhos de arranjos exteriores, contemplando a criação de áreas ajardinadas e arborizadas, revestimento com pavimentos de diversas tipologias e delimitação dos espaços com muretes. Estão também já efectuados os trabalhos de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, redes de abastecimento de água e de rega e infra-estruturas eléctricas. A intervenção compreende ainda a construção de uma zona de estacionamento de apoio à fruição desta área de lazer e ainda um pequeno edifício de apoio, para bar/cafetaria e balneários, integrado na empreitada de construção da Estalagem. Será ainda deixado espaço amplo, agora devidamente pavimentado, para posterior instalação de um salão multiusos destinado à realização de eventos.



Desta forma, valoriza-se todo um espaço contíguo à margem da Ribeira de Oleiros, potenciando a criação de uma zona verde aprazível, assim como um corredor verde que possa servir toda a população, ligando-a novamente a este bem natural que é a sua Ribeira. Este “corredor ecológico” terá como objectivos principais, para além da limpeza das margens e leito da ribeira, a constituição de um percurso pedestre com cerca de 2 km, contendo zonas de contemplação com elementos identificativos das espécies arbóreas, assim como a aplicação de mobiliário urbano, proporcionando uma vertente pedagógica e informativa das espécies ripículas do nosso património natural, sensibilizando para a sua preservação. Será também procurado o reavivar de alguma ligação ao património do local – regadios tradicionais, levadas, sistemas de elevação de água para rega, moinhos de água, etc.

Recorde-se que todo o projecto da envolvente da Estalagem teve a preocupação de criar zonas verdes até à margem da ribeira, com áreas ajardinadas e arborizadas, alvo de um cuidado projecto de paisagismo, assim como de utilizar pavimentos escolhidos tendo em conta a sua perfeita integração e harmonia com o enquadramento paisagístico natural.

 

Ler mais

50 anos em fotografias de Oleiros em destaque no Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Por Município de Oleiros em 15 de Outubro de 2010

No âmbito das Comemorações do Centenário do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, o concelho de Oleiros vai se fazer representar com a exposição “Oleiros – 50 anos em fotografia”, de 26 de Outubro a 21 de Novembro (prazo alargado devido ao interesse que está a suscitar), no Salão Nobre daquele Museu. Da autoria de Acácio Martins Fernandes e Alberto Ladeira, esta é uma exposição a quatro mãos que retrata alguns dos momentos mais marcantes da História recente de Oleiros, numa justa homenagem a estes dois vultos da arte de fotografar.

Para além da documentação fotográfica de acontecimentos, envolvendo colectividades e instituições, assim como visitas oficiais, esta exposição irá exibir também uma mostra dos utensílios que têm sido utilizados nestes últimos cinquenta anos, numa perspectiva de evolução tecnológica. Esta é uma exposição que ganha assim uma dimensão abrangente e que para além de aproximar a comunidade Oleirense deste museu emblemático de toda esta região e de dar destaque a todo o concelho, enaltece também a Fotografia atraindo os amantes desta arte.

Esta exposição resulta da compilação das obras fotográficas de dois autores, retratando os últimos 50 anos da História Oleirense. Acácio Fernandes, de 86 anos, fotografou o concelho de Oleiros durante 30 anos, tendo iniciado a sua carreira quando a fotografia exigia trabalho redobrado. Alberto Ladeira, por seu lado, iniciou a carreira como aprendiz ao lado de fotógrafos profissionais que considera os seus mentores: o Sr. Acácio Fernandes (Oleiros) e o Sr. Sarmento (Sertã). Empresário e fotógrafo profissional, é reconhecido a nível local, regional e nacional pelo seu profissionalismo e pela sua ímpar e experiente carreira.

Hoje em dia, Alberto Ladeira é um profissional e empresário de sucesso que devido à sua seriedade e perseverança, gere uma das principais empresas da região na área da fotografia, a Fotodisco, reconhecida em 2003 pela revista especializada “Fotovendas” como a Loja do Ano de 2003. Por acreditar que a obra fotográfica é contínua e interminável e por estar sempre preocupado em partilhar o seu know-how e dotes artísticos com os seus conterrâneos, Alberto Ladeira promove em 2007 a importante exposição “Olhar Sobre o Passado – 30 Anos a retratar Oleiros”, cuja organização esteve a cargo de Alberto Ladeira, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Oleiros. A exposição resultou do levantamento do arquivo fotográfico de Acácio Fernandes, seu mentor, assim como de todo o equipamento fotográfico por ele utilizado.

A exposição que se inaugura no dia 26 de Outubro no Salão Nobre do Museu Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, ao exibir não só fotografias mas também a evolução tecnológica do equipamento fotográfico nos últimos anos, reveste-se assim de duplo interesse. Para além de exibir um retrato dos últimos 50 anos da História de Oleiros, vai também captar a atenção de um público mais específico e interessado pela Fotografia.
 
 

Ler mais

Medronho e Castanha voltam em grande

Por Município de Oleiros em 14 de Outubro de 2010

Medronho e Castanha voltam em grande

Na sequência das três edições anteriores, o Município de Oleiros leva a efeito, de 30 de Outubro a 7 de Novembro, a sua “IV Semana do Medronho e da Castanha”. A iniciativa pretende, uma vez mais, promover os recursos locais e realçar todo o potencial endógeno de Oleiros. Esta é uma semana temática que tem vindo superar-se e a atrair, ano após ano, um número crescente de visitantes. Para além da 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha (nos restaurantes aderentes - nos dias 30 e 31 de Outubro e 6 e 7 de Novembro), da Caminhada “Rota da Castanha” (31 de Outubro), ou da 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” (dia 7 de Novembro), numa lógica evolutiva, junto ao Jardim Municipal irá ser instalada uma tenda onde irá funcionar a Mostra de Produtos Locais.

Assim, durante os dois fins-de-semana em que ocorre esta semana temática, dias 30 e 31 de Outubro e 1, 6 e 7 de Novembro, quem se deslocar a Oleiros poderá assistir às mais genuínas tradições filarmónicas e etnográficas (nos dias 31 de Outubro e 7 de Novembro), assim como assistir à elaboração do mais tradicional artesanato ao vivo ou adquirir alguns dos mais emblemáticos produtos locais. Este evento temático vem assim chamar a atenção para a consolidação de futuras fileiras, ao mesmo tempo que pretende demonstrar que Oleiros constitui um destino de excelência capaz de satisfazer quem nos procura ao longo de todo o ano.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt