Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9616709

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches no próximo sábado

Por Município de Oleiros em 19 de Março de 2015

Inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches no próximo sábado

A inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português (correspondente à GR 38 – Grande Rota Muradal-Pangeia) decorre no dia 28 de março, prolongando-se até ao dia seguinte. A participação é gratuita e quem quiser aderir pode fazê-lo através de inscrição no Posto de Turismo de Oleiros (272 681 008), Naturtejo (272 320 176), Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco (272 654 670), Junta de Freguesia de Orvalho (272 746 399) e Junta de Freguesia de Sarnadas de S. Simão (272 654 705). No ato da inscrição, os interessados deverão facultar o nome completo, morada, contacto telefónico e data de nascimento. A inscrição é limitada a 500 participantes.

 

Ler mais

Município atribui excecionalmente Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina

Por Município de Oleiros em 18 de Março de 2015

Município atribui excecionalmente Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina

Foi hoje (dia 18 de março) publicado, em Diário da República, o Projeto de Regulamento para Atribuição Excecional de Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina pelo Município de Oleiros. A medida tem como objetivo reforçar a fixação de médicos na área do concelho, nomeadamente jovens. Este é um regime excecional de atribuição de bolsas de estudo-empréstimo, sendo as mesmas atribuídas tanto a alunos a estudar em Portugal como no estrangeiro e implicam, desde logo, um compromisso de honra de prestarem serviços e fixarem residência permanente no concelho, após a conclusão do curso.

A medida pretende colmatar a falta de médicos, sobretudo médicos de família, que permitam dar resposta às necessidades de cuidados de saúde de uma população maioritariamente idosa. No caso particular do concelho de Oleiros, verifica-se que há mais de trinta anos nenhum médico fixou residência no concelho. 
Por outro lado, esta medida pretende impulsionar o desenvolvimento económico, educacional, social e cultural do concelho, diminuindo as assimetrias sociais existentes, ao mesmo tempo que pretende apoiar os jovens oriundos de famílias mais carenciadas no prosseguimento de estudos no ensino superior.

No futuro, caso o Município de Oleiros se venha a deparar com a falta de outros quadros qualificados para responder às necessidades da população, poderão vir a ser criadas novas bolsas de estudo, através da aprovação de Regulamento Municipal no qual serão estabelecidas as condições para a atribuição das bolsas aos estudantes, atendendo às especificidades de cada curso.
 
 

Ler mais

Sessão de Esclarecimento sobre Reabilitação Urbana

Por Município de Oleiros em 16 de Março de 2015

Sessão de Esclarecimento sobre Reabilitação Urbana

Realizou-se no dia 17 de março, pelas 10 horas, no auditório da Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Oleiros - um projeto que pretende contrariar o estado de degradação do espaço urbano, através do incentivo à sua requalificação por intermédio de alguns benefícios fiscais que irão ser concedidos. A Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Oleiros encontra-se em discussão pública até ao dia 23 de março.

Pretende-se assim promover e valorizar do espaço urbano de forma integrada, com o consequente incremento da qualidade de vida da população, através de uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) que será apresentada nesta sessão à população. 
Esta medida surgiu em articulação com o Quadro de Referência Estratégica Nacional (2014-2020) pretendendo contrariar o estado de degradação dos centros urbanos (edifícios, infraestruturas e espaços exteriores), fruto do envelhecimento, da sobrecarga de usos, da escassez de recursos económicos para novos investimentos e para manutenção ou do desajustamento dos desenhos aos novos modos de vida, ao mesmo tempo que pretende fomentar a qualidade de vida das comunidades. 

 

Ler mais

Pinhal Total promove Rota das Sesmarias

Por Município de Oleiros em 13 de Março de 2015

Pinhal Total promove Rota das Sesmarias

Depois da realização de várias Rotas anuais (dos Açudes, das Capelas, das Alminhas, “Todos com a Floresta”, do Cabrito, das Fontes e do Callum), a associação Pinhal Total Oleiros Aventura leva a efeito no próximo dia 29 de março, com início pelas 9H00, junto ao Jardim Municipal de Oleiros, a oitava edição do seu ciclo de passeios pedestres, os quais habitualmente se integram no âmbito do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho que decorre nesse e no fim-de-semana da Páscoa em 9 restaurantes aderentes no concelho de Oleiros.


Este ano com o título “Rota das Sesmarias”, a iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Luz e enquadra-se na inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português. Por esse motivo e em articulação com o evento, o passeio contempla a visita às gravuras rupestres de Oleiros, as quais sugerem uma presença humana antiga (pela passagem e marcação do território), a partir do Neolítico.

No mesmo dia, pelas 15H, no Jardim Municipal, aquele período histórico volta a estar em evidência com a representação a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte. “Na pegada do recolector nómada, sugere-se o rasto até à sua fixação sedentária, aprendendo com ele a petiscar pedras no crepitar da fagulha, a secar peles, a fazer anzóis com ossos, a domesticar animais, a descobrir os segredos da agricultura. A resistência aos vizinhos e invasores, argamassando coragens onde o bom senso manda recuar e a recriação do espírito castrejo, desabrochando de novo em flor montesinha, agreste e rijamente firme no seu posto altaneiro”.

É assim que no dia 29, após uma dura jornada, “a população de um povoado, vencida pelos seus inimigos e forçada a sair das suas terras, passa em migração pelo Jardim Municipal, carregando todos os seus pertences consigo e passando pelas várias privações do exílio”.

Os interessados em participar no passeio pedestre Rota das Sesmarias poderão inscrever-se em ww.pinhaltotal.com.
 

Ler mais

Viv´Arte em Oleiros nos dias 28 e 29 de março

Por Município de Oleiros em 12 de Março de 2015

Viv´Arte em Oleiros nos dias 28 e 29 de março

No âmbito da inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português, nos dias 28 e 29 de março, a companhia de teatro Viv´Arte apresenta uma representação histórica do período Neolítico. “Na pegada do recolector nómada, sugere-se o rasto até à sua fixação sedentária, aprendendo com ele a petiscar pedras no crepitar da fagulha, a secar peles, a fazer anzóis com ossos, a domesticar animais, a descobrir os segredos da agricultura. A resistência aos vizinhos e invasores, argamassando coragens onde o bom senso manda recuar e a recriação do espírito castrejo, desabrochando de novo em flor montesinha, agreste e rijamente firme no seu posto altaneiro”.


Assim, no dia 28 de março, terão lugar três recriações históricas. A primeira, das 11H45 às 12H15, terá lugar no Portelo. “Chegados das suas viagens, os exploradores encontram o seu povoado à beira de sofrer um ataque. A tribo vizinha disputa-lhes as suas terras de cultivo. Preparam-se como podem refugiando as mulheres e as crianças pequenas, juntamente com as poucas provisões que têm armazenadas, indo depois os homens ocupar posições nas fortificações, empunhando as poucas armas que possuem, com o intuito de se defenderem”. A segunda representação terá lugar das 18H às 18H45, no Orvalho, “com a recriação do quotidiano castrejo, com os seus ritos e costumes, o comércio e a indústria, a agricultura e a pastorícia, os medos e as alegrias, os sonhos e os terrores, o culto e as festividades, em suma, as existências cruzadas destes povos”. A encerrar a jornada, após a Ceia de Época, das 21H às 21H45haverá a continuação da vivência castreja.

No segundo dia do evento, dia 29 de março, pelas 15H, no Jardim Municipal, “a população de um povoado, vencida pelos seus inimigos e forçada a sair das suas terras, passa em migração pelo Jardim Municipal, carregando todos os seus pertences consigo e passando pelas várias privações do exílio”.
 

Ler mais

7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho à porta

Por Município de Oleiros em 12 de Março de 2015

7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho à porta

Pelo sétimo ano consecutivo, o Município de Oleiros prepara-se para voltar a destacar um menu beirão com realce para um dos pratos mais antigos e difíceis de encontrar no país: o Cabrito Estonado. Nos dias 28 e 29 de março e 4 e 5 de abril, 9 restaurantes do concelho, aderentes do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, esperam por si. São eles: em Oleiros: Callum (272 680 010), Casa Peixoto (272 682 250), Ideal (272 682 350), Maria Pinha (965 586 477), Prontinho (272 682 338), Regional (272 682 309), Salina (961 258 844), em Orvalho: Pérola do Orvalho (272 746 119) e em Ponte de Cambas: Slide (965 720 287).

Em pleno período pascal, Oleiros oferece uma sugestão suculenta, dando destaque a uma receita medieval que se confeciona desde tempos remotos em Oleiros. Trata-se de um cabrito assado no forno com uma particularidade única: é assado com a sua pele, passando anteriormente por um processo de "estonagem", que não é mais do que a remoção de todo o pelo do animal. Mantendo a pele, que fica estaladiça, o cabrito não perde os seus sabores, ganhando a sua carne em suculência e paladar".

Sendo o cabrito um pitéu nacional, esta forma Oleirense de o confecionar tem atraído anualmente muitos visitantes e turistas. Em pleno coração da Beira Baixa, nesses dias pode também degustar os maranhos, uma especialidade da cozinha tradicional da Zona do Pinhal. Estes consistem numa espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de hortelã.
 

Ler mais

Quintais do Pinhal animaram Mercado de Oleiros

Por Município de Oleiros em 11 de Março de 2015

 Quintais do Pinhal animaram Mercado de Oleiros

O Mercado Municipal de Oleiros acolheu no passado domingo, dia 8 de março, mais uma edição dos Quintais nas Praças do Pinhal. Durante o dia, bastante solarengo, foram vários os visitantes, incluindo uma excursão vinda de Lisboa propositadamente para este evento, que se deslocaram àquela infraestrutura municipal. Recorde-se que o local está a ser alvo de uma importante requalificação que pretende tornar aquele espaço mais cómodo e atraente para os seus utentes, aproximando a população e permitindo um novo aproveitamento do espaço.


Ao todo, participaram nesta edição cerca de meia centena de produtores, entre hortofruticultores, transformadores e artesãos, não tendo faltado argumentos para visitar aquele novo local que possui 4 espaços para tasquinhas e uma agradável esplanada. A animação foi outra constante, conseguida através da participação do grupo Seca Adegas e da importante nota de humor a cargo do Grupo de Teatro dos Amigos da Casa da Cultura com a sua “Epopeia Agrícola”. 

A próxima edição deste acontecimento em Oleiros será, como habitualmente, no segundo domingo do mês, a 9 de agosto, no Jardim Municipal. Esta coincidirá com a realização simultânea da Festa de Santa Margarida e da Feira do Pinhal.
 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt