Vai realizar-se no próximo dia 19 de setembro, pelas 9:00h, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a I Conferência do Pinhal. A iniciativa é organizada pelo Município de Oleiros e pelo Jornal do Fundão, conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e Aldeias do Xisto e tem o apoio dos municípios de Castanheira de Pêra, Fundão, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Proença-a-Nova e Sertã.
Na ocasião serão abordados painéis relacionados com o estímulo do Estado aos produtores florestais, perspetivas sobre o Novo Quadro Comunitário de Apoio ou a valorização das potencialidades da floresta. Recorde-se que a conferência terá lugar na região do Pinhal, na qual se situa a maior mancha de pinho bravo da Europa e que em Oleiros segura centenas de postos de trabalho. Segundo Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oleiros “se preservarmos a floresta, dentro de algum tempo teremos capacidade para começar a abastecer as empresas da região”.
Questões como a proteção dos incêndios, a florestação e o sequestro de Carbono, o fomento da biodiversidade, a madeira como fonte de energia, a valorização da madeira dos pequenos aos grandes diâmetros ou a resinagem, serão outros dos aspetos que se prevê que sejam abordados.