100 voluntários limpam trilho destruído pelos incêndios

333

O programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, vai promover amanhã, dia 13 de julho, uma iniciativa solidária que reunirá mais de uma centena de voluntários no concelho de Oleiros.

O objetivo da ação será a limpeza do trilho GeoRota do Orvalho na Fraga de Água D’Alta, que constitui uma das principais atrações turísticas do concelho e que foi bastante afetado pelos incêndios que deflagraram em outubro de 2017.

O Município de Oleiros e a Associação Dignitude assinaram em dezembro de 2017 um protocolo de colaboração que surgiu no seguimento da situação de calamidade vivida na altura.

O programa abem: acionou um plano de emergência nesse período difícil que se refletiu num apoio a  912 beneficiários de 504 famílias, que puderam ter acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

A iniciativa inicia pela manhã, na Fraga de Água d’Alta, contando com um momento institucional no Cabeço Mosqueiro por volta das 18 horas. Este dia contará com a presença, entre outras entidades, do presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Marques Jorge, do presidente da ARS Alentejo, José Robalo, da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes e da coordenadora-geral da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira.

“A intervenção de emergência junto da população dos concelhos fustigados pelos incêndios permitiu o acesso, sem custos, aos medicamentos, por parte dos cidadãos que se viram privados de todos os bens materiais e, muitas vezes, da própria forma de sustento da família, dado tratar-se de uma região onde a agricultura e a pecuária são a principal forma de subsistência”, explicou, em comunicado, Maria de Belém Roseira, coordenadora-geral da Dignitude.

O Dia abem: assinala o aniversário do programa e é uma iniciativa solidária que procura reunir representantes de todos os elementos da rede abem:, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e os beneficiários, lê-se num comunicado enviado pela Associação.